Buscar

APX1 Geografia na Educação 2 2020.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 1 (AP1X) – 2020.2
DATA LIMITE DE ENTREGA – 26/09 ATÉ ÀS 12h
Disciplina: Geografia na Educação 2
Coordenadora(o): Lincoln Tavares Silva
Aluno(a): 
Matrícula: 
Polo:
1ª Questão: (2,5 pontos)
Observe os gráficos oriundos dos levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, nos anos de 2012 e 2015. 
No que diz respeito ao tema abordado nos gráficos, apresente um aspecto que reforce uma permanência na condição de desigualdade regional em nosso país e uma condição que demonstre variação na dinâmica retratada pelos mesmos gráficos. 
Enquanto a economia brasileira estiver concentrada em poucas regiões como no caso do Sudeste e o Sul, o Nordeste e o Norte continuarão sofrendo das mesmas questões sociais, tais como pobreza, fome, analfabetismo, entre outros que estabelecem obstáculos ao desenvolvimento dessas regiões.
É possível ver no gráfico que apesar de ter uma redução do analfabetismo na população em todas as regiões entre os anos de 2012 e 2015, também é explícito que as desigualdades entre as regiões continuam exorbitantes, como nas regiões onde há uma maior necessidade de crescimento econômico e continuam bem atrás das que são mais desenvolvidas financeiramente.
2ª Questão: (2,5 pontos)
Explicite em seu texto a importância da agricultura familiar brasileira do ponto de vista social e econômico. 
Apesar de ter políticas públicas orientadas pelo ideário neoliberal que têm no resultado à exclusão dos pequenos produtores e no favorecimento da grande produção, permitindo a deterioração das condições de vida dos trabalhadores e no aumento da concentração fundiária, a agricultura familiar continua sendo mais eficiente na produção de postos de trabalho, no abastecimento alimentar e na distribuição de riquezas, dependo de onde está concentrada, fazendo com que o segmento seja responsável por cerca de um terço da produção total no Brasil. A agricultura familiar pode se caracterizar também como sendo de subsistência, ou seja, que visa ao consumo próprio da família, e quando há excedentes dessas produções podem haver comercializações na forma de troca sem que o lucro seja prioridade. Assim, a agricultura familiar também terá a importância de contribuir para o sustento e o abastecimento das famílias mesmo nos locais mais remotos e produtores excluídos dos programas de incentivo e subsídios institucionais.
3ª Questão: (2,5 pontos)
Imagine que você abordará o papel da relação sociedade-natureza com estudantes da EJA ou com crianças do Ensino Fundamental, tendo que investigar seus conhecimentos a respeito dos Biomas brasileiros. Partindo da ideia de que “um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, definida pelas condições físicas predominantes nas regiões”. E que “esses aspectos climáticos, geográficos e litológicos (das rochas), por exemplo, fazem com que um bioma seja dotado de uma diversidade biológica singular, própria”. E ainda da informação de que “no Brasil, os biomas existentes são (da maior extensão para a menor): a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Pampa e o Pantanal”. Fonte: adaptado de: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2009/10/biomas-brasileiros, acesso em 21-02-18.
Uma vez ciente disso, escolha um dos biomas citados, indicando pelo menos duas características naturais que o tipificam, e uma forma de impacto humano existente sobre o bioma que você escolheu. 
Escolhi iniciar pelo bioma que faz parte do território onde moramos, que é a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do mundo em biodiversidade, apesar de ter perdido em torno de 10% dos 15% total de território brasileiro. Sua forma mais características é a de floresta com uma grande diversidade de árvores de tamanhos e espécies diferentes formando uma floresta densa e fechada. A fauna é igualmente diversificada, possuindo espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis.
É no território da Mata Atlântica que habita a maior parte da população brasileira, com cerca de 115 milhões de pessoas, o que corresponde a 61% dos habitantes do Brasil. Esses dados são do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010. Ao mesmo tempo, o território de Mata Atlântica é um dos mais ameaçados do mundo já que por mais de 500 anos propiciou lucro fácil ao homem que, por sua vez, vem desmatando e explorando todos os recursos encontrados neste bioma.
Fontes: https://beduka.com/blog/materias/geografia/principais-caracteristicas-da-mata-atlantica/, acesso em 25-09-2020.
https://apremavi.org.br/mata-atlantica/biodiversidade/?gclid=Cj0KCQjwqrb7BRDlARIsACwGad5ZK5RDwy1fc0tpzAT2tiCFabUR7C59et2T9BbKvgNO39YI02wPa-MaAg9-EALw_wcB, , acesso em 25-09-2020.
4ª Questão: (2,5 pontos)
Aponte dois processos que demonstram a dinâmica característica da distribuição espacial da indústria brasileira. 
 
Um desses processos foi a política oficial de distribuição da indústria, adotada a partir da década de 1970, na qual o governo estabeleceu programas de incentivo à industrialização do Nordeste. Para o Centro-Oeste e a Amazônia, foram instalados projetos industriais integrados de mineração e agropecuária, e ainda, a Zona Franca de Manaus.
Outro processo se iniciou a partir da década de 1970, na terceira Revolução Industrial, conhecida também como Revolução Tecnocientífica, que se efetivou como um importante fator de descentralização industrial. Uma revolução tecnológica vem ocorrendo no campo da eletrônica, da comunicação e dos transportes, gerando uma nova forma de produção e organização socioespacial, a qual modifica a localização industrial, permitindo a sua instalação em áreas mais distantes das antigas aglomerações urbanas. Buscam áreas mais baratas e mais desconcentradas, longe dos mercados consumidores e das fontes de matéria-prima, reparadas pelas novas tecnologias de transportes e comunicações pelos terrenos mais baratos e pela distância das pressões sindicais na busca por altos salários.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando