Buscar

[Princípios de Adm] Resumo - Capitulo 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo – Capítulo 8
NINGUÉM QUE EM 360 DIAS DO ANO ACORDE ANTES DO AMANHECER DEIXA DE ENRIQUECER A FAMÍLIA.
Parte 1.
No início do capítulo, somos apresentados a região de Guangzou na China, com seus campos de cultivo de arroz e o aperfeiçoamento das técnicas de plantio desse grão, como por exemplo, construção de terraços, estrutura para irrigação com avançado esquema de regulagem para que as plantas sejam encobertas na altura exata necessária para o cultivo e, além disso, o solo deve conter uma composição de argila (para que a água penetre o solo de forma excessiva) e uma camada de lama mole para que o arroz possa ser plantado. O campo deve ser fertilizado é composto de excremento humano, lodo de rio, compostos queimados, cânhamo e bolo de feijão.
A atividade de cultivar arroz era familiar, ou seja, todos os membros da família eram envolvidos nessa atividade. Era de suma importância escolher as sementes que seriam utilizadas para o plantio, pois, na época, dispunham de uma grande variedade de sementes (rapidez de crescimento, adeptas a solo pobre em nutrientes, resistência a épocas de seca) e o mix de composição dessas sementes era decisivo para determinar o sucesso da colheita.
O arroz era utilizado como moeda de troca, além de sustento. O produtores de arroz comercializavam esse cereal para poderem comprar outros produtos para sua subsistência. Nas palavras do antropólogo Gonçalo Santo “Sem ele, não era possível sobreviver. Quem quisesse ser alguém nessa parte da país tinha que possuir arroz. Ele fazia o mundo girar”.
Parte 2.
Somos apresentados a lógica da língua chinesa que proporciona uma vantagem no aprendizado de crianças chinesas em comparação a crianças inglesas. Um exemplo é a contagem dos números. Segundo o livro Os Fora de Série do autor Malcolm Gladwell publicado em 2008 pela editora Sextante, crianças chinesas de quatro anos sabem contar, em média, até 40, enquanto as americanas nessa idade contam apenas até 15 e só chegam ao 40 aos cinco anos. Além disso, a estabilidade do sistema numérico possibilidade que elas consigam realizar operações de mais e menos com maior desenvoltura.
A forma como a língua chinesa está estruturada proporciona maior facilidade para que os chineses tenham maior facilidade com a matemática. Enquanto que para as crianças ocidentais o processo de conversão da língua falada para os símbolos numéricos demora para acontecer, resultando em uma estranheza para com a disciplina.
Parte 3.
Os campos para plantio de arroz são muito pequenos, comparados a quartos de hotéis. O que diferencia a forma de cultivo do ocidente para o oriente. No ocidente, quando o produtor deseja expandir sua produção adquire cada vez mais máquinas e terras. Já no oriente, não há abundância de terras e os agricultores não possuem capital para investir em maquinário. Dessa forma, os agricultores tiverem que utilizar de estratégias para melhorar o planejamento do uso da terra e do tempo. Portanto, os agricultores orientais são conhecidos por trabalharem mais horas anuais do que os demais agricultores que tinham suas atividades concentradas durante o final da primavera e início do outono.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando