Buscar

AD2 EDC 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AD2 – E.D.C
Nome: David José Matrícula: 1921315007 
Curso:  SPU - Tecnologia de Segurança Pública e Social Polo: Belford Roxo 
A tese do Consensus e a instabilidade constitucional brasileira
Leia o trecho “Consensus, legalidade e instituições políticas” (no livro de Cezar Saldanha Souza Junior - “Consenso e Democracia Constitucional” (2002)) e relacione esse conteúdo com o percurso constitucional brasileiro.
Responda:
(I) A legitimidade democrática pode subsistir sem legalidade? Explique.
Claro que sim porém é a soma de ambos constrói a democracia como é a visão Aron somada a de Montesquieu! Segundo Aron. Os novos fenômenos para representação e da concorrência dos partidos enxerga como princípio da democracia a combinação de dois sentimentos: o respeito pela legalidade ou pelas regras e o sentido do compromisso. Ou seja! (o reconhecimento da legitimidade parcial dos argumentos dos outros e o encontro de uma solução que seja aceitável para todos). A ordem democrática é o espaço necessário da identificação social, se os sujeitos não se constituem por referência a uma situação de nascimento ou a uma hierarquia predefinida, mas nas sociedades de hoje, por referência à liberdade do outro a afirmação dos projetos particulares frente aos demais constitui o momento essencial do reconhecimento recíproco. Subsistir em liberdade é um ganho que compensa perdas eventuais no mundo de incertezas democraticamente admitidas. 
(I) Segundo a teoria do consensus, é correto afirmar que o Brasil apresenta, a partir do período republicano (1889 em diante), um equilíbrio entre as instituições políticas e o meio social, perfazendo um pleno funcionamento do consensus?
Negativo: O Brasil não apresenta um consenso com equilíbrio entre as instituições políticas e o meio social. As pessoas de uma mesma região não concordam entre si com a opinião politica. Um ótimo exemplo são as constituições de 1988 e a constituição anterior houve uma grande evolução da constituição anterior para a atual constituição que demandou mudanças radicais cujo eram necessárias para amparar a população de uma forma geral entendendo-se que o consenso popular era de fazer com que a constituição brasileira amparasse a todos tratando de forma igualitária o cidadão. A constituição de 1988 tentou garantir o direito a todos não somente ao Estado e os poderosos, dando-lhe distinção condicionada na sociedade por controlar a região e assim ganhar poder somando força com as instituições públicas. Um bom exemplo disso foi a época do coronelismo voto de cabresto em que os coronéis obrigavam seus funcionários a votar em seus candidatos, porém as fendas nas leis da constituição de 1988 já demonstrou estar ultrapassada para alguns governantes e para a população no geral em pontos distintos, pois a pedido de reformulações de leis mais rígidas correlacionadas aos crimes contra administração pública e crimes cujo a opinião popular não tem uma pena satisfatória em resposta a perda social.
Responda de forma sucinta.
>> O texto de base para a resposta encontra-se nos "Arquivos adicionais".
>> O texto precisa ser escrito na plataforma, não sendo aceitos arquivos adicionais por anexo.

Continue navegando