Buscar

Princípios de Gerência de Projetos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Para começar, leia o texto a seguir:
“No ciclo de gerenciamento do projeto, o planejamento determina o que e como deve ser feito o produto do projeto (execução), o monitoramento e controle identificam problemas, ajustes e melhorias, solicitando um replanejamento, que volta para execução seguindo este ciclo até o encerramento do projeto. Este conjunto de processos e técnicas é mundialmente aceito como sendo um padrão bastante razoável para se aplicar em projetos de todos os tipos e tamanhos”. 
Diante da leitura do texto acima e do que você estudou ao longo do seu curso, responda as seguintes questões:
1. Trabalhar em equipe é importante em um projeto? 
O trabalho em equipe é um dos conceitos básicos para a realização de projetos seja ele de que tipo for além de ser uma das habilidades mais valorizadas atualmente no mercado de trabalho. É evidente que competências individuais são importantes, mas quando pessoas compartilham experiências, ideias, conhecimentos e habilidades, formando, assim, um grupo, o trabalho se torna muito mais forte, significativo e competitivo no cenário dos negócios.
Por vezes, a equipe contratada para trabalhar com projetos assume uma identidade multidisciplinar, o que é muito rico para o processo como um todo, uma vez que a confluência de saberes contribui consideravelmente para a construção de excelentes resultados e, consequentemente, para o sucesso do projeto. 
Desse modo, para cada fase do projeto (concepção, planejamento, execução/controle e encerramento) deve existir uma ou mais pessoas responsáveis pela sua execução, seja no âmbito teórico ou prático. Ou seja, faz-se necessário que o trabalho aconteça de modo colaborativo, coletivo, em que cada colaborador utilize de suas experiências e possa ser impactado positivamente pelas experiências dos demais, com a aproximação necessária das áreas, de modo a haver então a compreensão da importância do papel de cada um para o alcance de um objetivo comum a todos, uma vez que parte do sucesso da organização se deve ao trabalho em equipe. 
2. Qual o papel do (a) gestor (a) na escolha da equipe?
Entendendo gestão de projetos como um conjunto de princípios, práticas e técnicas aplicadas, para liderar grupos de projetos e controlar programação, custos, riscos e desempenho e, assim, alcançar as necessidades de um cliente final, ao gestor de projetos cabe o olhar atento a cada fase e uma visão estratégica de modo a compreender a importância da execução de um controle estruturado, que acompanhe todo o processo, desde o início até o seu encerramento. 
Assim, ele precisa ter competência técnica, que significa a detenção de conhecimento das práticas de gerenciamento de projetos; competência de negócios, que significa ter uma visão global do projeto e da organização e, por fim, competência geral, que diz respeito ao conhecimento da área. Além disso, é desejável que tenha ainda as seguintes características: proatividade, perseverança, foco, comunicação, motivação, organização, sensibilidade, criatividade, perfil facilitador, inovação, coaching, saber planejar, poder de decisão, persuasão e liderança. 
Uma das características apontadas acima é a sensibilidade, que alguns denominam como feeling. Também é necessário que o gerente de projetos faça uso dessa ferramenta intuitiva para que possa determinar da forma mais acertada possível, a escolha de sua equipe. 
Cabe a ele, então, realizar uma análise aprofundada dos perfis profissionais no sentido de direcionar cada colaborador do projeto ao cargo mais apropriado, atendendo tanto aos requisitos do projeto, da organização, como aos objetivos profissionais de cada pessoa envolvida no trabalho. Dessa forma, fazendo uso do conjunto de ferramentas apresentadas ele definirá se determinado colaborador poderá desempenhar um trabalho mais eficiente e eficaz no gerenciamento de escopo ou no gerenciamento de custos, por exemplo. A seleção de pessoas é uma etapa muito importante no caminho rumo ao alcance do sucesso em projetos. 
3. Na gestão da equipe, a delegação de responsabilidades é importante? Explique.
Ao gestor da equipe do projeto, cabe, ainda, dentre outras atribuições, delegar tarefas e responsabilidades. Ele deve tomar o processo para si, obviamente, mas isso não quer dizer que ele deva assumir todas as responsabilidades e atribuições do projeto, pois, além de ser humanamente impossível realizar tudo sozinho, é importante conduzir os colaboradores à execução de suas respectivas atividades. Esse é um processo primordial, pois, além de dar bases ao envolvimento de cada colaborador no trabalho, contribui para o desenvolvimento profissional destes, gerando tanto motivação quanto compromisso nos partícipes do processo. O gestor consegue ainda gerenciar seu tempo para execução de atividades mais importantes de sua função. 
É importante destacar que cada colaborador tem seu valor no contexto do trabalho em equipe, esteja ele inserido na área operacional ou na área gerencial, por exemplo. Cada área e atividade contribuem para o projeto como um todo, enriquecendo o processo, já que esse encontro de disciplinas, saberes e vivências sustenta uma visão mais ampla e generalizada dos processos e, ainda, fundamenta uma definição de estratégias a serem seguidas rumo ao melhor caminho a ser seguido para o alcance dos objetivos propostos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando