Buscar

trabalho da faculdade - pedagogia

Prévia do material em texto

O multiculturalismo é um conjunto das manifestações culturais e as relações de poder entre elas, campo teórico e político voltado para a valorização da pluralidade cultural e para o desafio à construção das diferenças, tem adquirido visibilidade crescente no campo educacional.
 Vários países apresentam projetos que usam estratégias para manter diversidade cultural e no ambiente educacional. Entre eles:
Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul -  Na Argentina, o programa buscou o fortalecimento da identidade de jovens e a promoção da diversidade cultural no Mercosul.
 Encontros Nacionais Culturais - Na Costa Rica, apresenta bolsas de incentivo para financiamento de projetos culturais em comunidades das regiões e trabalhos em comunidades pela cultura. Ambos buscam a pluralidade cultural de cada lugar.
 Voltando para o nosso país e em nossa estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), submeteu o projeto Mutirão - Mais Cultura na UFPR elaborado a partir dos eixos temáticos correlacionados nas metas do Plano Nacional de Educação, na perspectiva de dialogar com as políticas públicas para a cultura, para a circulação e difusão cultural, para a formação e intercâmbio de experiências e para a Memória e patrimônio artístico-cultural, privilegiando as comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas do Litoral do Paraná. 
 O propósito do Projeto Mutirão foi estruturar uma política cultural na UFPR apta a articular as práticas de ensino, pesquisa e extensão à participação cidadã, por meio da reflexão e diálogo colaborativo, de ações multiculturais e multidisciplinares, capazes de fazer confluir potências criativas na proposição de políticas públicas pautadas pelo reconhecimento, preservação e fruição de novas relações éticas, estéticas, sociais, jurídicas e econômicas.
 Pode-se concluir que ambos os projetos tendem a inclusão de currículo multicultural no ambiente escolar, não só possibilita o conhecimento de outras culturas, mas também auxilia no processo de ensino-aprendizagem na medida em que os professores utilizem da cultura dos alunos em suas aulas e em projetos da escola, quando há essa interação e interesse do professor em conhecer e por certo valorizar as demais culturas ocorre o processo de socialização, onde cada cultura passa a ser entendida e vista não mais com um olhar pejorativo, proporcionando a partir daí um ambiente escolar mais agradável e por certo uma nova perspectiva na forma de aprender. 
 A cultura sem dúvida deve estar presente no ambiente escolar, pois ela também faz parte do processo de ensino aprendizagem, ela nutre, socializa e fornece ideias para um aprendizado, mas eficiente, como afirma Vygotsky. "A cultura cria formas especiais de comportamento, muda o funcionamento da mente, constrói andares novos no sistema de desenvolvimento do comportamento humano... 
 Como os três aspectos para trabalhar o multiculturalismo em sala de aula, temos como principal dever de romper com o preconceito e a visão hierarquizada de cultura. Também desconstruir construções sociais já normatizadas, que são racistas e por fim trabalhar o contexto escolar a partir da realidade em que o aluno está inserido. 
 É importante não separar o ambiente que o aluno vive e sua cultura   e sim transpor a realidade deles para a sala de aula. Com isso, o currículo escolar não é apenas uma área técnica onde se tem procedimentos e métodos, mas sim uma concepção mais abrangente e multicultural.

Continue navegando

Outros materiais