Buscar

Microbiologia - AULAS PRÁTICAS 2


Continue navegando


Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA _02_
	
	
	DATA:
__27__/__02__/_2021_
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA – aula 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	
	
	
	
	
	TEMA DE AULA: CONTAGEM DE LEVEDURAS POR DILUIÇÃO SERIADA
1. Definir o método de contagem de leveduras em placa por diluição seriada; 
A contagem é feita através de diluição do meio de cultura, pois o organismo, quando se desenvolve, começa a se agrupar, ficando impossível sua contagem. Os organismos são colocados em água peptonada a 0,1% para que se multipliquem, fazendo a inoculação em meio de cultura. O equipamento necessário é: 05 tubos de ensaio – 1, 2, 3, 4, 5 – ; proveta; bactéria; alça de platina para transportar o organismo para o tubo de ensaio; lamparina para manutenção do ar estéril; alça de vidro; pipeta; pera para sugar o líquido para a pipeta.
A diluição seriada ocorre com o auxílio da alça de platina flambada, pipeta e da pera e os tubos de ensaio; com a alça de paltina flambada e esterilizada se retira uma quantidade da amostra de levedura que se deseja contabilizar, esta amostra é diluída no primeiro tubo com 9ml de água peptonada a 0,1%, com a pipeta e pera se transfere deste primeiro tubo 1 ml para o segundo tudo, novamente se transfere 1 ml do segundo tubo para o terceiro tubo e assim sucessivamente até o quinto tubo, diluindo a amostra em 10.000x se comparado ao primeiro tubo.
Pega-se 0,5ml da solução do 5º tubo e se coloca numa placa de Petri, com auxílio da alça de vidro se espalha o líquido na placa até que este seque, após secar, a placa é passada para a estufa de cabeça para baixo, pois na estufa há formação de vapor d’água e não é interessante para o processo que essa água entre em contato com o material da placa; esta ficará por 48h na estufa a uma temperatura de 37ºC.
2. Calcular a UFC/g ou mL da amostra estudada.
Após decorridas às 48h, se faz uma contagem da quantidade de colônias que há na placa e multiplica-se pela quantidade de vezes que se fez a diluição, neste caso a diluição foi feita na ordem de 10.000x, logo, multiplica-se por 10.000 o valor obtido na contagem da placa.
	TEMA DE AULA: COLORAÇÃO DE GRAM
1. Definir o fundamento da coloração de Gram;
A coloração Gram foi descoberta através de esfregaço com bactérias, usando como parâmetro aquelas que se coloriam com uma determinada cor diante de determinado corante e aquelas que se coloriam com outra cor com outro corante, podendo estes serem misturados e serem encontradas mais de um tipo de bactéria na mesma amostra, obtendo dois tipos de coloração: as Gram-positivas e as Gram-negativas. De acordo com a retenção de determinado cristal de coloração que ficasse retido ou não.
2. Visualizar a morfologia e classificar as bactérias nas lâminas de acordo com o seu comportamento diante dos corantes de Gram. 
As bactérias podem ser classificadas em Gram-positivas e gram-negativas de acordo com o corante com que entra em contato, seja o cristal violeta e lugol, que se liga ao cristal de violeta formando uma molécula maior impedindo-o de sair e colorindo a parede celular na tonalidade roxa ou azul, o que indica bactérias gram-positivas, caso não haja coloração, aplica-se um descorante e a fucsina, se houver coloração vermelha ou rosa, então as bactérias são gram-negativas.