Buscar

POSTAGEM_1_PPAP_EDUCACAO_INFANTIL

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ALUNA: SONIA MARILSA SOARES
RA: 1874918
UNIP
LIMEIRA-SP
2021
TEMA:
A importância da água na educação infantil.
SITUAÇÃO PROBLEMA:
Água é um bem finito e muito precioso e, por isso, desde muito cedo deve-se ensinar para as crianças a importância de economizar água de maneira natural pela vida inteira, com base nessas informações vamos criar um projeto de incentivo para as crianças da Educação Infantil.
JUSTIFICATIVA:
 As pessoas estão com o consumo de água acelerado e as chuvas não estão sendo suficientes para suprir os níveis dos reservatórios. A água é a principal fonte de vida dos seres vivos do planeta, é muito importante que a conscientização sobre a economia da água comece desde cedo na educação das crianças para que seja preservado as gerações futuras.
PÚBLICO ALVO:
Crianças de 4 a 5 anos do ensino infantil juntamente com os professores.
OBJETIVOS:
Objetivo Geral: Ensinar as crianças sobre a importância da água em nossas vidas, mostrar que tudo o que vamos fazer precisamos de água e conscientizá-las da necessidade de usar a água corretamente, sem desperdícios. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes para que no futuro possam continuar usufruindo desse recurso tão essencial à vida. 
Objetivo Específico: Adotar por meio de atitudes cotidianas medidas que valorizem a água a partir de uma postura educacional simples com o objetivo de levar os alunos a entenderem e se conscientizarem que o equilíbrio e o futuro das próximas gerações dependem do racionamento.
PERCURSO METODOLÓGICO:
Inicialmente faremos atividades em folha para identificar o certo e o errado sobre a maneira de usar e economizar água.
Apresentar o vídeo da música Ciranda das Águas (Mundo Bita), ensaiar uma peça de teatro para apresentar no encerramento do projeto como forma de entretenimento.
As crianças poderão finalizar o trabalho com o plantio de uma muda em um vaso fabricado com uma caixinha de leite que será transformada por elas mesmas, elas aprenderão que a água também é fundamental para as plantas, para finalizar levarão a planta para casa para cuidar.
RECURSOS:
Imagens de diferentes lugares que evidenciam ou não a presença de água: livros, revistas vídeos, músicas e todo matéria que servir para a faixa etária como forma de pesquisa: lápis de cor, folhas diversas e lápis grafite.
CRONOGRAMA:
As atividades terão duração de cinquenta dias, sendo que todas as sextas feiras faremos levantamentos para avaliar o desenvolvimento de cada aluno.
PRODUTO FINAL:
Todos nós educadores devemos fazer nossa parte no que tange a preservação do meio ambiente e principalmente sobre a importância de economizar a água, levando em consideração que educar é preparar para a vida. 
AVALIAÇÃO:
Com a temática da importância do racionamento da água, forma-se um cidadão humano e consciente em relação ao meio ambiente, conscientizando cada criança que é preciso economizar para garantir esse recurso para as gerações futuras.
A avaliação será contínua e gradual, considerando todas as atividades descritas no projeto, é importante avaliar não somente o momento final do trabalho e sim todas as etapas percorridas no decorrer dos cinquenta dias. Vale ressaltar que a evolução de cada criança é diferente por isso é importante observar o ponto de vista de cada um deles.
REFERÊNCIAS:
http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm 
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/88037-para-analista-chuvas-nao-vao-encher-reservatorios.shtm
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_264057.shtml
http://planetasutentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/populacao-falta-agua-recursos-hidricos-graves-problemas-economicos-politicos-723513.shtml

Continue navegando