Buscar

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS AULA 01 A AULA 05

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	
	
	 
	 
	
	GST0253_A1_201401162886_V1
	
	
	
	
		Aluno: CAROLINA LOURENÇO DIAS
	Matr.: 201401162886
	Disc.: COMPETÊNCIAS GERENC. 
	2021.1 (G) / EX
	
	 
		
	
		1.
		Durante nossas aulas aprendemos que a comunicação e seus canais são importantes para os resultados organizacionais. Avalie as assertivas que se seguem:
I -  Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas convencionais e oficiais.
II - A comunicação nas organizações apresenta-se de forma diferenciada, podendo ser formal ou informal, ascendente, descendente e lateral.
III - A comunicação organizacional visa fornecer informação e entendimento necessário à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
Está (ão) correta(s):
	
	
	
	I, II e III.
	
	
	I e III apenas.
 
	
	
	I apenas.
 
	
	
	II e III apenas.
 
	
	
	III apenas.
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O processo de troca de interpretações resultantes a fim de afinar a comunicação entre duas pessoas é chamado de:
	
	
	
	Codificação.
	
	
	Sintonia.
	
	
	Feedback.
	
	
	Conflito.
	
	
	Afinação.
	
Explicação:
	Feedback Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de feedback
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Existem quatro componentes que define comunicação. Assinale a alternativa que apresenta o componente que NÃO faz parte do processo.
	
	
	
	Fonte de informação
	
	
	Codificador
	
	
	Mensagem
	
	
	Interpretação
	
	
	Receptor
	
	
	 
		
	
		4.
		Leia o texto publicado pela Folha de São Paulo em 21 de junho de 2015:
Conheça os estilos de comunicação no trabalho e saiba como lidar com eles
Por ANA MAGALHÃES
No mundo corporativo, boa comunicação significa produtividade e também tem relação direta com o nível de satisfação dos funcionários.
Levantamento do GPTW (Great Place to Work) com 1.095 empresas em 2012 mostra que entre profissionais que não tiveram nenhuma conversa cara a cara com o chefe nos 12 meses anteriores, o nível médio de satisfação foi de 61 (em uma escala de 0 a 100). O índice sobe para 88 nos casos em que o líder teve ao menos três conversas presenciais com o seu colaborador.
Uma das ferramentas usadas por psicólogos e consultores de RH para melhorar a comunicação no ambiente empresarial se baseia no livro "Tipos Psicológicos" (1921), de Gustav Jung. Para o suíço, as pessoas têm funções dominantes na hora de captar informações e tomar decisões.
São quatro tipos: as racionais (ou pensadoras), as sentimentais (ou afetivas), as intuitivas (ou reflexivas) e as sensoriais (ou pragmáticas). Todas as pessoas possuem as quatro funções, mas uma delas costuma ser predominante e melhor desenvolvida. Entender o perfil predominante do seu colega ou do seu chefe pode dar ferramentas para "adaptar" a maneira de se comunicar e garantir maior eficácia em reuniões, telefonemas, apresentações e e-mails. "As pessoas são diferentes e cada uma delas precisa de abordagens de comunicação também distintas", afirma Adriana Fellipelli, presidente da consultoria de RH Fellipelli.
Fonte: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/2015/06/1645123-conheca-os-estilos-de-comunicacao-no-trabalho-e-saiba-como-lidar-com-eles.shtml
Tomando por base o trecho anterior e os conhecimentos adquiridos durante a disciplinas, podemos afirmar:
I ¿ Os reflexivos priorizam as ideias, a criatividade, a originalidade e os conceitos.
II ¿ Os afetivos têm uma mente questionadora e imaginativa para solucionar desafios.
III ¿ Os racionais tendem a ser analíticos e planejadores.
IV ¿ Os pragmáticos assumem riscos e decidem rápido, mas, sob pressão, podem atropelar os outros.
Está (ão) correta(s):
	
	
	
	I, II e III.
 
	
	
	II e IV apenas.
	
	
	I, III e IV apenas.
	
	
	I e III apenas.
 
	
	
	I apenas.
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A comunicação é definida como a troca de informações entre um transmissor e um receptor, e a interferência (percepção) do significado entre os indivíduos envolvidos. São elementos básicos desse processo: Fonte de informação; Mensagem; Receptor e Interpretação da mensagem.
	
	
	
	Nenhuma das anteriores
	
	
	Falso
	
	
	Conceito de comunicação não está correto.
	
	
	Verdadeiro
	
	
	Depende
	
Explicação:
São os 4 príncipios básicos do processo de comunicação.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Almeida, o gerente de TI da Sol Ltda., teve um problema de relacionamento com um gestor de outra área, causado pelo uso excessivo de palavras técnicas. Dentro do modelo de comunicação verbal, podemos afirmar que o processo foi prejudicado pelo uso de:
	
	
	
	Jargões.
	
	
	Perguntas.
	
	
	Autoridade.
	
	
	Hierarquia.
	
	
	Gírias.
	
	
	 
		
	
		7.
		Sendo a comunicação interpessoal uma troca em que emissores e receptores invertem papéis frequentemente, é importante permitir que o resultado da comunicação seja transmitido. A interpretação de uma mensagem transmitida pode ser enviada de volta ao transmissor, como vimos, através do uso de reflexão na escuta ativa. A esse processo de troca de interpretações resultantes, a fim de afinar a comunicação, damos o nome de:
	
	
	
	Processo.
	
	
	Transmissor.
	
	
	Mensagem.
	
	
	Feedback.
	
	
	Receptor.
	
	
	 
		
	
		8.
		A respeito da comunicação organizacional, leia com atenção as afirmações abaixo.
I - Embora a comunicação possa se dar de forma oral, escrita e não verbal, é importante que o gestor tenha capacidade de discernir qual canal deve privilegiar conforme as demandas da organização.
II - Riqueza do canal de comunicação refere-se à capacidade potencial de transmissão de informações de um canal de comunicação e a proporção em que ele facilita o desenvolvimento de um entendimento comum entre as pessoas.
III - Nas organizações, mensagens rotineiras, tais como, avisos sobre feriados, são consideradas complexas e, portanto, devem ser transmitidas por canais fortes.
IV - Nas organizações, mensagens não rotineiras, tais como, avisos sobre mudanças na política de remuneração e benefícios, são consideradas simples e, portanto, devem ser transmitidas por canais fracos.
Está correto:
	
	
	
	I e III.
	
	
	I e II.
	
	
	II, III e IV.
	
	
	II e IV.
	
	
	I, III e IV.
	
	
	COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST0253_A2_201401162886_V1
	
	
	
	
		Aluno: CAROLINA LOURENÇO DIAS
	Matr.: 201401162886
	Disc.: COMPETÊNCIAS GERENC. 
	2021.1 (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases. Considerando o dia-a-dia de um gerente no gerenciamento de uma equipe de trabalho, qual seria a fase que ele deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados.
	
	
	
	Agitação.
	
	
	Normatização.
	
	
	Formação.
	
	
	Produção.
	
	
	Desempenho.
	
	
	 
		
	
		2.
		Podemos afirmar que a principal característica dos grupos sociais é a:
	
	
	
	Desindividuação
	
	
	Interação.
	
	
	Comunicação.
	
	
	Integração.
	
	
	Facilitação
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A classificação de tarefas
proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
	
	
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
	
Explicação:
Aditiva trazem desempenhos semelhantes; conjutivas baseiam-se pelo desempenho do mais fraco, disjuntivas, são norteados pelo desempenho do mais forte. Tela 8 do Conteúdo online.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em um grupo de trabalho é essencial reunir as contribuições dos membros, ou seja, cada tarefa unitária, para que se alcancem os objetivos. Ocorre que o desempenho de cada indivíduo pode ser influenciado de diferentes maneiras, particularmente pelo desempenho dos demais membros do grupo, o que resulta no desempenho do próprio grupo. Aronson, Wilson e Akert descreveram três tipos de tarefas unitárias, de acordo com o tipo de desempenho dos grupos. Acredita-se que os grupos conseguem melhor resultado se trabalham em uma tarefa onde o desempenho do grupo se baseia no desempenho do seu melhor membro, além disso, os membros do grupo confiam na pessoa que tem mais conhecimentos. Segundo a classificação daqueles autores, esta tarefa é conhecida como:
	
	
	
	Conjuntiva
	
	
	Aditiva
	
	
	Disruptiva
	
	
	Prospectiva
	
	
	Disjuntiva
	
	
	 
		
	
		5.
		Mateus, empregado de uma empresa de pequeno porte, está dizendo a José, seu subordinado, que está convencido da importância de uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Assinale a qual forma de comunicação Mateus está se referindo:
	
	
	
	Discurso.
	
	
	Observação.
	
	
	Leitura.
	
	
	Negociação.
	
	
	Reflexão.
	
	
	 
		
	
		6.
		STATUS pode ser definido como a posição social atribuída a um grupo ou a membros de um grupo por outras pessoas. Sobre status no grupo é CORRETO afirmar que quanto mais elevado o status de um grupo...
	
	
	
	maior será a possibilidade dele seguir exemplos de outros grupos que deram certo;
	
	
	maior será sua importância junto aos Recursos Humanos da empresa;
	
	
	maior sua liberdade para se desviar das normas estabelecidas ;
	
	
	menor será o prestígio desfrutado pelos seus membros;
	
	
	menor será sua liberdade para tomar decisões
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O processo que ocorre com um indivíduo que está em um grupo e sucede um afrouxamento das restrições normais ao seu comportamento, fazendo com que aja de forma impulsiva e desviante, é chamado de:
	
	
	
	Interação.
	
	
	Facilitação.
	
	
	Comunicação.
	
	
	Integração.
	
	
	Desindividuação.
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Quando estudamos sobre os Processos Grupais, observamos, de acordo com Zajonc, que existem três conceitos oriundos da influência de pessoas sobre outras. Que conceitos são esses?
	
	
	
	 
Facilitação social, indolência grupal e desindividuação.
 
	
	
	 
 Facilitação focal, indolência individual e desindividuação.
 
	
	
	 
 Facilitação individual, indolência social e desindividuação.
 
	
	
	 
 Facilitação grupal, indolência social e desindividuação.
 
	
	
	 
Facilitação social, indolência social e desindividuação.
 
	
	
 
		
	
		1.
		Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases. Considerando o dia-a-dia de um gerente no gerenciamento de uma equipe de trabalho, qual seria a fase que ele deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados.
	
	
	
	Agitação.
	
	
	Normatização.
	
	
	Formação.
	
	
	Produção.
	
	
	Desempenho.
	
	
	 
		
	
		2.
		Podemos afirmar que a principal característica dos grupos sociais é a:
	
	
	
	Desindividuação
	
	
	Interação.
	
	
	Comunicação.
	
	
	Integração.
	
	
	Facilitação
	
	
	 
		
	
		3.
		A classificação de tarefas proposta por Aronson, Wilson e Akert compreende três tipos de tarefas unitárias: aditiva, conjuntiva e disjuntiva. Assinale aquela que apresenta o conceito de uma tarefa ADITIVA.
	
	
	
	Quando o desempenho do grupo é definido pelas habilidades do membro menos capaz do grupo ou pelo elo mais fraco da corrente. Por exemplo, uma equipe de alpinistas só pode escalar à velocidade do seu membro mais lento.
	
	
	Aquela em que todos os membros do grupo realizam basicamente o mesmo trabalho e o produto final é a soma de todas essas contribuições, como quando três pessoas fazem força para tirar o carro da vala. Se ocorrer, entretanto, indolência social, o desempenho do grupo pode não ser melhor do que o de um indivíduo que trabalha sozinho.
	
	
	A proximidade entre as pessoas permite a troca de informações. Em grupos sociais são estabelecidas normas sociais com regras explícitas ou implícitas que definem o que é comportamento aceitável naquele contexto.
	
	
	O desempenho total do grupo é definido pela maneira como trabalha o melhor membro. Esse indivíduo pode elevar para o seu próprio nível o nível de desempenho dos demais indivíduos que estão na média ou abaixo da média.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em um grupo de trabalho é essencial reunir as contribuições dos membros, ou seja, cada tarefa unitária, para que se alcancem os objetivos. Ocorre que o desempenho de cada indivíduo pode ser influenciado de diferentes maneiras, particularmente pelo desempenho dos demais membros do grupo, o que resulta no desempenho do próprio grupo. Aronson, Wilson e Akert descreveram três tipos de tarefas unitárias, de acordo com o tipo de desempenho dos grupos. Acredita-se que os grupos conseguem melhor resultado se trabalham em uma tarefa onde o desempenho do grupo se baseia no desempenho do seu melhor membro, além disso, os membros do grupo confiam na pessoa que tem mais conhecimentos. Segundo a classificação daqueles autores, esta tarefa é conhecida como:
	
	
	
	Conjuntiva
	
	
	Aditiva
	
	
	Disruptiva
	
	
	Prospectiva
	
	
	Disjuntiva
	
	
	 
		
	
		5.
		Mateus, empregado de uma empresa de pequeno porte, está dizendo a José, seu subordinado, que está convencido da importância de uma forma de comunicação entre lados opostos em conflito, na qual são feitas ofertas e contra-ofertas e ocorre uma solução apenas quando as duas partes estão de acordo. Assinale a qual forma de comunicação Mateus está se referindo:
	
	
	
	Discurso.
	
	
	Observação.
	
	
	Leitura.
	
	
	Negociação.
	
	
	Reflexão.
	
	
	 
		
	
		6.
		STATUS pode ser definido como a posição social atribuída a um grupo ou a membros de um grupo por outras pessoas. Sobre status no grupo é CORRETO afirmar que quanto mais elevado o status de um grupo...
	
	
	
	maior será a possibilidade dele seguir exemplos de outros grupos que deram certo;
	
	
	maior será sua importância junto aos Recursos Humanos da empresa;
	
	
	maior sua
liberdade para se desviar das normas estabelecidas ;
	
	
	menor será o prestígio desfrutado pelos seus membros;
	
	
	menor será sua liberdade para tomar decisões
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O processo que ocorre com um indivíduo que está em um grupo e sucede um afrouxamento das restrições normais ao seu comportamento, fazendo com que aja de forma impulsiva e desviante, é chamado de:
	
	
	
	Interação.
	
	
	Facilitação.
	
	
	Comunicação.
	
	
	Integração.
	
	
	Desindividuação.
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Quando estudamos sobre os Processos Grupais, observamos, de acordo com Zajonc, que existem três conceitos oriundos da influência de pessoas sobre outras. Que conceitos são esses?
	
	
	
	 
Facilitação social, indolência grupal e desindividuação.
 
	
	
	 
 Facilitação focal, indolência individual e desindividuação.
 
	
	
	 
 Facilitação individual, indolência social e desindividuação.
 
	
	
	 
 Facilitação grupal, indolência social e desindividuação.
 
	
	
	 
Facilitação social, indolência social e desindividuação.
 
	
  
Aula 03
	
 
		
	
		1.
		Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados, que será analisado na avaliação de desempenho, fala-se na celebração de contrato de desempenho mútuo entre eles, visando formalizar e garantir o comprometimento de ambas as partes com os resultados e com a organização. Esse contrato engloba, EXCETO:
	
	
	
	Metas pessoais.
	
	
	Requisitos de recursos.
	
	
	Metas de desempenho.
	
	
	Deveres críticos do cargo.
	
	
	Conduta profissional.
	
Explicação:
Incentivar os colaboradores para que as metas sejam atingidas é de extrema importância.  Mas devemos enfatizar alguns pontos:  As pessoas são diferentes e as experiências inatas e as experiências adquiridas também são diferentes para cada indivíduo.  Cada pessoa possui um tempo para aprender, absorver as tarefas e dar a resposta adequada.  A gestão de desempnho consegue identificar perfeitamente estas diferenças.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
	
	
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	
	
	Não estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
	
	
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	
	Não estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	
	
	 
		
	
		4.
		A respeito das competências, analise as afirmativas a seguir:
I -  A competência corresponde ao estoque de conhecimentos e experiências de uma pessoa. -
II - As competências são exigências apenas do nível estratégico da empresa.
III - Para ser considerada competência é preciso que os conhecimentos e habilidades se transformem em ações que gerem resultado para a empresa. - 
IV - As competências identificam a capacidade de uma pessoa em lidar com problemas rotineiros.
V - Identifica-se um gestor competente quando a ação deste diante de um problema é adequada ao contexto e agregue benefícios para a empresa.
Está correto apenas o que se afirma em:
 
	
	
	
	III e IV.
	
	
	II e III.
	
	
	III e V.
	
	
	I e II.
	
	
	IV e V.
	
Explicação:
Analisando as afirmativas:
I -  A competência corresponde ao estoque de conhecimentos e experiências de uma pessoa. - ERRADO - A competência corresponde aos conhecimentos, habilidades e atitudes de uma pessoa
II - As competências são exigências apenas do nível estratégico da empresa.- ERRADO - As competências devem ser uma exigência da organização como um todo e não apenas de um nível.
III - Para ser considerada competência é preciso que os conhecimentos e habilidades se transformem em ações que gerem resultado para a empresa. - CORRETA
IV - As competências identificam a capacidade de uma pessoa em lidar com problemas rotineiros. - ERRADO - as competências envolvem conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício de uma função ou para o cumprimento de tarefas.
V - Identifica-se um gestor competente quando a ação deste diante de um problema é adequada ao contexto e agregue benefícios para a empresa. - CORRETO
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A gestão de competência caracteriza-se como um novo modelo de gestão de recursos humanos que pode contemplar todas as práticas adotadas por uma empresa que visam gerenciar e direcionar o comportamento humano no ambiente organizacional. Assinale a alternativa que contempla as dimensões presentes na literatura que melhor definem o que é uma competência:
	
	
	
	e )Competência, Conhecimento, Comportamento
	
	
	d )Resultados, Conhecimentos, Comportamentos.
	
	
	a )Desempenho, Habilidades, Atitudes.
	
	
	b )Desempenho, Resultados, Comportamento.
	
	
	c )Conhecimentos, Habilidades, Atitudes.
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Cada vez mais as competências gerenciais tem se mostrado um importante diferencial na gestão das organizações. Depois de estudar 1000 empresas, Mark Huselid e seus colaboradores constataram que as relações entre gerentes e colaboradores pode responder pela melhora em:
	
	
	
	Aumento do faturamento e melhoria no atendimento ao cliente
	
	
	Aumento do fluxo de caixa, redução da rotatividade e elevação do valor da empresa no mercado
	
	
	Aumento do absenteísmo, redução das faltas por doenças e aumento do faturamento
	
	
	Redução das demandas dos colaboradores com relação às suas necessidades e motivações
	
	
	Redução do fluxo de caixa, aumento da rotatividade, redução das demandas dos colaboradores
	
	
	 
		
	
		7.
		Assinale a alternativa que apresenta a correspondência correta em V (Verdadeiro) e F (Falso), analisando-as de acordo com todo o conteúdo discutido em sala de aula sobre o papel do gestor dentro da organização.
I - O gestor deve declarar a tarefa a ser realizada pelo funcionário de forma sucinta, sem detalhar o que irá ser supervisionado e monitorado.
II - Dar margem de autonomia ao colaborador para que ele realize a tarefa, demonstrando confiança e abertura para que este procure o gestor sempre que necessário pode ser um ação perigosa de conflito.
III - Aprimorar a comunicação de forma a facilitar que feedbacks sejam realizados sempre que necessário pelas partes envolvidas (Gestor/Funcionário).
IV - Lembrar que o que deve ser avaliado é o comportamento e não a pessoa dentro da organização.
V - Deve ser capaz de programar melhorias, gerir conflitos e alocar recursos na organização.
	
	
	
	F; F; V; V; V.
	
	
	V; V; V; F; F.
	
	
	V; V; V; V; V.
	
	
	F; V; V; V; V.
	
	
	V; F; V; F; V.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O fenômeno do 'subgerenciamento', apontado por Bruce Tulgan, aponta que bons gerentes precisam de cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho. Marque a opção que não apresenta um desses aspectos:
	
	
	
	Estabelecer metas mensuráveis.
	
	
	Apontar no grupo o culpado pelos erros.
	
	
	Monitorar e Avaliar o desempenho dos subordinados.
	
	
	Fazer elogios quando necessário
	
	
	Fazer declarações claras sobre o desempenho esperado.
	
Competências Gerenciais / Aula 4 - Gerenciamento de Desempenho
	
 
		
	
		1.
		Therezinha, a gerente de atendimento da Pinhal Ltda., teve uma experiência marcante em sua atividade de supervisão de sua equipe de trabalho.
Lima, o supervisor de atendimento, por estar passando por momentos particulares difíceis, deu um feedback negativo a um subordinado na frente de outros empregados e de clientes. O desempenho desse empregado caiu vertiginosamente. Therezinha chamou Lima e explicou para ele que isso era devido a que:
	
	
	
	Retorno é assim mesmo, o empregado nunca fica satisfeito.
	
	
	Um mau retorno, como foi o caso, pode diminuir a performance do empregado.
	
	
	Nesses casos devemos dourar a pílula não falando a verdade para o empregado.
	
	
	O empregado já estava com um baixo desempenho e isso sempre acontece.
	
	
	As pessoas não precisam de retorno, pois sabem quando estão erradas.
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Para continuar no negócio as organizações modernas precisam oferecer serviços de qualidade e, às vezes, se reinventar. Máquinas e equipamentos são permanentemente avaliadas para que continuem produzindo de acordo com o esperado. O mesmo deve ocorrer com as pessoas. A avaliação de desempenho do profissional é extremamente importante por que:
	
	
	
	sua implementação gera temor entre os empregados, pois, em geral, as pessoas não gostam de ser avaliadas. Este temor pode ser utilizado pelos gestores para manter a ordem e a disciplina.
	
	
	sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles.
	
	
	sua implementação satisfaz aos interesses dos gestores na medida em que gera um instrumento confiável que apoie as demissões.
	
	
	sua implementação proporciona redução de custos com treinamento na medida em que se identificam os melhores profissionais.
	
	
	sua implementação garante a atuação do consultor interno, cumpre as normas organizacionais, permite premiar os melhores empregados.
	
	
	 
		
	
		3.
		Por que é importante realizar a avaliação de desempenho?
	
	
	
	Porque diminui a responsabilidade dos colaboradores e dá uma noção de objetivo comum entre os mesmos.
	
	
	Porque deixa o operacional por conta dos empregados.
	
	
	Para um controle adequado dos avaliados.
	
	
	Porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles.
	
	
	Para garantir o desempenho de coordenadores e empregados no quesito relacionamento interpessoal.
	
	
	 
		
	
		4.
		Júlio, gestor de uma empresa de máquinas e equipamentos industriais, situada em Aracaju, foi favorável a implementação de um determinado instrumento que garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles. Assinale o instrumento ao qual nos referimos:
	
	
	
	Acompanhamento clínico.
	
	
	Avaliação de salários.
	
	
	Avaliação de cargos.
	
	
	Controle de ponto.
	
	
	Avaliação de desempenho.
	
	
	 
		
	
		5.
		A avaliação de desempenho é uma tarefa que, geralmente, empregados e coordenadores não consideram muito agradável. Pois, os empregados se sentem sem liberdade e os coordenadores, por outro lado, se sentem no papel de ¿juízes¿. Mas ela é muito importante. Por que? Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	 
A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos funcionários com metas claras e perspectiva transparente do que é esperado deles.
 
	
	
	 
A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a organização do trabalho dos funcionários, como a descrição dos cargos.
 
	
	
	 
A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos acionistas da empresa, através do alcance de metas claras sobre os lucros das empresas.
 
	
	
	 
A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a promoção dos lucros para os funcionários, através do alcance de metas claras e transparentes.
 
	
	
	 
A realização da avaliação de desempenho é importante porque sua implementação garante a satisfação dos coordenadores, através do aumento dos salários que sempre vêm através dessas avaliações.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Como se chama o tipo de Avaliação de desempenho onde os dados são quantificáveis ou imparciais?
	
	
	
	Avaliação de Resultados
	
	
	Avaliação Inconsciente
	
	
	Avaliação objetiva
	
	
	Avaliação Supracitada
	
	
	Avaliação subjetiva
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Para avaliar o desempenho de seus empregados as empresas utilizam um tipo de avaliação onde os dados são quantificáveis ou imparciais. Essa avaliação é chamada de:
	
	
	
	Avaliação interpessoal
	
	
	Avaliação mista.
	
	
	Avaliação objetiva.
	
	
	Avaliação subjetiva.
	
	
	Avaliação comportamental.
	
	
	 
		
	
		8.
		Juca, o supervisor de vendas da empresa Mar Azul Ltda., após observar o desempenho de Anselmo, um vendedor de sua equipe, em que ficava evidenciado uma queda significativa na consecução de suas metas do mês, agenda com ele uma reunião em sua sala para conversar. Entre os aspectos abaixo, identifique aquele que Juca estava fazendo e que é apontado por Tulgan como básico para realizar um bom trabalho:
	
	
	
	Estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por estas metas.
	
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	
	
	Monitorar e avaliar o desempenho no trabalho.
	
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
Competências Gerenciais / Aula 5 - Gerenciamento de mudança
	
 
		
	
		1.
		John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que apresenta alguns destes estágios.
	
	
	
	Realizar pesquisa de clima organizacional, Propor transferências de pessoal.
	
	
	Elaborar o planejamento tático, Elaborar o planejamento operacional.
	
	
	Consolidar ganhos, Ancorar a mudança em sua cultura.
	
	
	Avaliar cargos, Propor promoções.
	
	
	Treinar, Descrever funções.
	
	
	 
		
	
		2.
		Com base no conceito de Mudança Organizacional, as Empresas devem ter atenção ao que acontece no ambiente socioeconômico. Quais são os dois principais pontos de atenção que as empresas devem acompanhar?
	
	
	
	Compreender mercados de outros segmentos e a economia de uma forma geral.
	
	
	As ações do governo e a influência dos fornecedores no seu negócio.
	
	
	Melhor compreender seu mercado e acompanhar as ações de Concorrentes.
	
	
	Novas tecnologias e o desenvolvimentos de produtos inovadores
	
	
	Acompanhar o orçamento empresarial e sua estrutura organizacional.
	
	
	 
		
	
		3.
		No mundo moderno em que as organizações vivem, as pessoas são cada vez mais exigidas, particularmente no trabalho. As equipes se desenvolvem para poder agir nas adversidades e enfrentar os novos e constantes desafios. Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, ocorre em quatro fases. Aquela em que o ambiente de trabalho é organizado para ajudar a mudança, chama-se:
	
	
	
	Gerenciamento de sugestões
	
	
	Metas autoestabelecidas
	
	
	Autorrecompensa e punição
	
	
	Pensamentos positivos e ensaios
	
	
	Auto-observação/exploração
	
	
	 
		
	
		4.
		A gestão de mudança organizacional vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas brasileiras. As empresas formam seus comitês, incentivam seus profissionais a buscar essa competência, ou contratam consultorias especializadas no tema para ajudar a implementação das transformações necessárias.Percebe-se que a resistência é uma realidade inevitável do gerenciamento de mudança e para qualquer mudança significativa sempre haverá os que dizem não. Um dos receios que as mudanças apresentam refere-se:
	
	
	
	aos líderes organizacionais que precisam atuar em consonância com o direcionamento e apoio de todos
	
	
	ao envolvimento de um conjunto de estruturas, processos, ferramentas e técnicas
	
	
	ao medo de maior
especificidade do trabalho
	
	
	às mudanças de estratégias elaboradas pelo time executivo que comanda a empresa
	
	
	ao individuo não estar ciente de como as mudanças o afetarão
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Conhecer a Organização (sua cultura, missão, valores e interesses), Conhecer as pessoas que compõe a organização Conhecer, implementar e administrar uma ferramenta (método) de mudança organizacional são:
	
	
	
	ferramentos do desenvolvimento organizacional
	
	
	ferramentas do comunicador
	
	
	nenhuma das anteriores
	
	
	ferramentas do agente de mudança
	
	
	ferramentas do administrador
	
Explicação:
Ferramentas do agente de mudança
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quais são os quatro mitos relacionados ao gerenciamento de mudança?
	
	
	
	Tempo de trabalho, crise, contexto e ambiente
	
	
	Crise, ambiente, contexto e fatos.
	
	
	Contexto, crise, mudança e ambiente.
	
	
	Crise, mudança, ambiente e fatos
	
	
	Tempo de trabalho, crise, fatos e mudança.
	
	
	 
		
	
		7.
		É importante que o gestor desenvolva habilidades de autogerenciamento, isto é, a influência que exercemos em nós mesmos de forma a modificar nossos comportamentos e a apresentarmos uma melhor performance (MANZ; SIMS, 2001). Nesse sentido, assinale uma orientação do autogerenciamento eficaz.
	
	
	
	Tenha várias direções
	
	
	Maneje pistas ambientais
	
	
	Observe somente os outros
	
	
	Estabeleça metas para os outros
	
	
	Gerencie a vida da equipe
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Nas organizações modernas, é necessário que o gestor se torne um agente da mudança. Para tanto, ele pode dispor de alguns métodos, alguns modelos gerenciais do processo de mudança, como por exemplo: 
	
	
	
	 
   Modelo Mudar-descongelar-recongelar, Modelo de Transições e Modelo dos Oito estágios de mudança.
 
	
	
	 
Modelo Descongelar-mudar-recongelar, Modelo de Transições e Modelo dos Dez estágios de mudança.
 
	
	
	 
    Modelo Descongelar-mudar-recongelar, Modelo de Transições e Modelo dos Oito estágios de mudança.
 
	
	
	 
   Modelo Descongelar-mudar-recongelar, Modelo de Transferências e Modelo dos Oito estágios de mudança.
 
	
	
	 
Modelo Descongelar-recongelar, Modelo de Transições e Modelo dos Oito estágios de mudança.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais