Buscar

Mercado Imobiliário em Teresina


Continue navegando


Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – UNIDADE CURRICULAR 01 - TTI
	Cidade
	Teresina
	População
	868.075  Pop. Estimada pelo IBGE em 2020
	Renda média (em salários mínimos)
	2,9 salário mínimos 
	Capital do Estado?
	Sim
	Se não, qual é a distância da capital?
	
	Possui universidades? Quantas?
	Sim, duas.
	Possui grandes indústrias?
	Não
	Produção agropecuária
	Sim
	Percentual de comissão 
(CRECI do seu Estado)
	5% na zona urbana e 10% na rural - fonte CRECI-PI
	Quantidade de imobiliárias
	± 240 – fonte CRECI-PI
 Parecer descritivo:
Piauí é um estado que tem na agropecuária uma forte produção. Com a chegados dos gaúchos no sul do estado uns 20 anos, passamos a ser um dos maiores plantadores de soja do pais, aliados aos grandes parques eólicos e de energia solar implantados no estado, estamos entre os maiores do país. Teresina, capital do Piauí é uma cidade em constante crescimento. Nos últimos 30 anos tivemos os maiores investimentos imobiliários, com a construção de centenas de prédios comerciais e residências. Embora tenhamos poucos prédios altos na região central da cidade, devida a localização do aeroporto ser próximo.
Banhada por dois rios Parnaíba e Poti, ladeada pela cidade de Timon no maranhão, Teresina recebe muitas pessoas de vários estados, tanto pelo polo de saúde, como também pela procura de ensino de qualidade, temos escolas entre as melhores do país. Temos duas universidades federais na capital e várias faculdades que colocam no mercado de trabalho muitas pessoas no mercado de trabalho. Isso impacta na economia de forma geral, pois muitos terminam morando na cidade. Não temos indústrias de grande porte, que geram milhares de emprego, mas temos na agropecuária grandes produções que trazem investimentos e renda ao pessoal local, os quais mandam seus filhos para Teresina a procura de estudos e qualificação melhor.
Muitos conjuntos habitacionais surgiram tanto na área privada como também dos governos estadual e municipal. As imobiliárias vivem um momento aquecimento no mercado, tanta na oferta e na procura por condomínios fechados por oferecerem maior segurança e qualidade. Segundo o CRECI, existe em Teresina uma média de 250 imobiliárias de diversos portes. Teresina é uma cidade em expansão horizontal e vertical, sendo a zona leste a mais valorizada da cidade, é onde vemos o maior crescimento imobiliário, tanto em prédios verticais como em condomínios fechados e conjuntos habitacionais do estado ou município. Há também o loteamento de grandes propriedades para construção de chácaras e casas nas três zonas da cidade, além de invasões que são constantes ainda. 
Com a construção de prédios residenciais e condomínios fechados, os moradores do centro da cidade praticamente abandonaram suas antigas moradias, venderam ou alugaram para algum tipo de atividade comercial. Hoje Temos muitas casas, salas ofertadas para aluguel devido ao fechamento de lojas antes e durante a pandemia.
Teresina está bem servida atualmente de construtoras e imobiliárias, temos construtoras de grande porte assim como imobiliárias também. Imobiliárias antigas com mais de 35 anos de atividades e outras mais recentes: Imobiliária Evaldo Matos, Halca Imobiliária, Inocoop, são exemplos de empresas antigas e atuantes em todo Piauí, mas também temos empresas com menos de 10 anos como a Andrade&Costa Imobiliária entre outras, que estão procurando espaço entre as grandes. Segundo o site da FENACOR existem entre Pessoas Físicas e Jurídicas 264 Corretores de Imóveis no Piauí, número pequeno para o tamanho territorial do estado, aliás, no nordeste.
A maior dificuldade em conseguir um imóvel de melhor qualidade está na renda salarial do piauiense, a maioria ganham o salário mínimo ou menos, então a maioria, geralmente vão a procura dos conjuntos residências financiados pelo governo estadual ou municipal por ter menor valor das parcelas.