Buscar

Atividade aula 15

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AULA 15 - 10/11
ENGENHARIA DA QUALIDADE
Nome: Dinara Andressa Rambo Scheid
Obs.: elaborar atividade conforme proposta para complementar o entendimento e evidencia de presença em aula para os casos de não comparecimento. As atividades devem ser entregues mesmo que não concluídas. 
ATIVIDADE:
1) Na programação da Semana da Internacional da Qualidade na FAHOR iniciamos na noite de hoje 10/11 com apresentações do engenheiro Marcelo Gomes Cavalcante e Kleber Ristof. Ambos abordaram demandas relacionadas a desenvolvimento, gestão, melhoria e indicadores gerais de qualidade. Outro ponto relevante abordado é a sistematização como fator de aumentar esta correlação entre áreas e processos além do controle de qualidade. Sendo assim desenvolva:
a) uma breve síntese (10 linhas) apontando os principais temas que cada uma das palestras abordou;
Na primeira palestra do Marcelo, ele trouxe uma abordagem sobre a o alinhamento das metas da diretoria e vai até o chão de fábrica que precisam ter metas interligadas para ter uma alta administração, com isso, para encontrar o maior problema da empresa, precisam todos os setores terem a mesma meta, ou seja, uma meta principal. Já na palestra do Kleber ele apontou um pouco sobre a qualidade estratégica dos fornecedores, falando sobre os três pilares da qualidade que a empresa possui para minimizar os índices de defeitos junto com os fornecedores e ter sempre uma melhoria contínua dos processos, e destaca que se um defeito acontece em um fornecedor de várias formas há uma situação sistêmica para ser analisada procurando os grandes causadores.
b) uma breve síntese (15 linhas) correlacionando a abordagem dos dois palestrantes com a engenharia da qualidade e o projeto que você e seu grupo está desenvolvendo;
Os dois palestrantes trouxeram um pouco dos pontos importantes das empresas, o primeiro trouxe a questão da importância do alinhamento de metas, ou seja, a gestão da qualidade enquanto que o segundo trouxe a importância da qualidade estratégica de fornecedores, abordando três grandes pilares da empresa – aceitar novos fornecedores, inovação em processo e melhoria da qualidade, sendo ferramentas para potencializar os processos. Dessa forma, a disciplina de engenharia da qualidade vem ao encontro pois traz a importância da busca do problema, alinhando todas as equipes para solucionar os problemas pois são necessárias aplicações de ferramentas da qualidade para verificar as ações e a segunda palestra só complementa essa linha pois precisa-se de uma melhoria contínua e sistêmica para garantir processos capazes e com uma qualidade superior. Assim, o CEP se torna uma ferramenta para analisar um processo da empresa, visualizando como ele está implantado, quais as falhas e como controlar esse processo, pois o controle deve ser feito periodicamente.
c) Existe necessidade da correlação direta entre CEP, gestão da qualidade, metas, qualificação de mão de obra e fornecedores? Como se justifica esta sua resposta? No seu projeto de CEP estes detalhes são considerados?
Sim, pois deve-se ter todos os setores alinhados ao ponto da redução de falhas, aumento dos lucros e melhorias de todos os processos com qualidade efetiva pois gera uma gestão mais solida e direcionada. No atual processo que estamos desenvolvendo avaliamos amostras dos fornecedores com análise de toda a produção e coleta, deixando para um analista fazer a análises das amostras para diminuir os erros e definimos o objetivo em que os produtos deveriam ficar. Assim, fizemos uma gestão de todo o processo para garantir o produto final com a qualidade esperada.

Continue navegando