Buscar

Chaiany Souza PCC Filosofia da educação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR – 2021
CHAIANY SOUZA BOMFIM 
MATRÍCULA: 20201105930-2 
 FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Aracaju – SE
2021
SUMÁRIO
 
1. OBJETIVOS…………….................................3
2. INTRODUÇÃO...............................................4
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS.....................5
ENTREVISTA............................................................6
3.2 ANÁLISE....................................................................7
4. RESULTADOS E CONCLUSÃO...................................8
5. REFERÊNCIAS..............................................................9
1. OBJETIVOS
· Entender sobre as práticas de ensino e o papel da educação na formação do sujeito social.
· Entrevistar um profissional da área da educação para compreender como acontece as diferentes interações estabelecidas entre alunos e professores na sala de aula, a fim de compreender e ponderar as práticas de ensino e o papel que a educação tem na sociedade.
· Realizar um resumo, contendo neste, um ponto observado na aula, articulando o ponto às respostas com as do educador entrevistado e com as teorias estudadas. 
· Refletir sobre as relações de aprendizado existentes na sala de aula, utilizando os conhecimentos aprendidos nas aulas de Filosofia da Educação. 
2. INTRODUÇÃO 
O trabalho tem como propósito fazer-nos construir uma reflexão acerca do conteúdo passado nas aulas; a respeito da educação e sua grande importância na vida dos seres sociais e na sociedade como um todo. Utilizando perguntas que foram elaboradas pela Faculdade, a fim de ajudar a entender e analisar o assunto sob o ponto de vista de um educador e sua ativa participação e contribuição para a área educacional e formação dos sujeitos.
Dessa forma, com o intuito de um melhor entendimento da PROPOSTA DE PRÁTICA CURRICULAR, o trabalho foi redigido em: Objetivo, Introdução, Procedimentos Metodológicos, Análise, Resultado, Conclusão e Referências que foram utilizadas como auxilio para a finalização deste trabalho.
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Levando em conta o objetivo deste trabalho, foi realizada uma entrevista com o profissional da educação Vladimir da Silva, graduado em Letras - Português pela Universidade Federal de Sergipe; Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Linguagens (FSLF), tendo dez anos de atuação em educação. Atualmente, é Diretor de Gerenciamento em Serviços de Recursos Humanos da DRE 08/SEDUC-SE.
3.1 ENTREVISTA
I) Qual o papel do docente na formação do sujeito?
R: Eternamente responsável a inspirar, vai além da função de ministrar aulas. Faz parte educar tanto academicamente como moralmente. Tem uma frase de ‘O Pequeno Príncipe’ a qual gosto muito que diz: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”
II) Quais as principais reflexões acerca de um aluno que um professor não pode esquecer?
R: Quando se fala em aluno, depende de que tipo de aluno se está falando, aluno do ensino médio, fundamental, etc. Lembrar que do outro lado tem um ser humano com expectativas sobre você e sobre o mundo.
III) Quais pensadores lhe ajudam a compreender a condição dos sujeitos na educação?
R: Um ícone: Paulo Freire. Anísio Teixeira, Dacir Ribeiro e os professores da época acadêmica.
IV) Como aconteciam as relações interpessoais em sala de aula?
R: A princípio fui professor em escolas particulares, aonde encontrei um público diferente, então eu era um outro tipo de professor. Me senti mais realizado na escola pública, onde recebi muito carinho da parte dos alunos. Era uma briga para dar aos alunos esperança e mostra-los o seu valor, pois era um público mais desmotivado. Para mim é gratificante ver e encontrar, atualmente, os sujeitos os quais participei na formação, desenvolvendo-se profissionalmente e moralmente. 
 3.2 ANÁLISE
Segundo o livro: “Profissão Docente: Novos sentidos e novas perspectivas” escrito por Cristina Maria D’Ávila. “Docência é o trabalho dos professores; — que na realidade — desempenham um conjunto de funções que ultrapassam a tarefa de ministrar aulas.” O professor Vladimir mostra-se consciente da importância de seu papel na vida dos alunos.
Foi notório durante a entrevista, que a filosofia do tão conhecido educador brasileiro Paulo Freire, realmente exerce influência no método de ensino do professor Vladimir da Silva e de tantos outros professores do nosso país. Assim como Paulo Freire baseava a sua filosofia em diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo, Vlad ao ministrar aulas em uma escola pública, buscava despertar continuamente a atenção de seus alunos para a educação, inspirando-os e motivando-os. 
Durante as aulas da matéria Filosofia da Educação foi possível ter contato e conhecimento de diversos filósofos e teorias que contribuíram para a história da educação ao longo dos anos. 
Como por exemplo, o surgimento da Escolástica onde se era passado adiante ensinamentos filosóficos, nas escolas e universidades eclesiásticas, mostrando-nos assim a importância que a educação tem desde sempre. O Mito da Caverna criado por Platão um grande filósofo importante na história da humanidade, mostra a relevância do conhecimento que ao ser adquirido pode transformar vidas. Com a ajuda da Filosofia e suas faces, pode-se desenvolver um pensamento lógico e crítico a respeito da realidade vivida por todos os sujeitos. 
4. RESULTADOS E CONCLUSÃO
Este trabalho possibilitou uma melhor compreensão do papel exercido pelo docente na vida do sujeito, trazendo para a nossa realidade os conhecimentos obtidos nas aulas e propostas levantadas por grandes nomes na história da educação e da filosofia. Vendo o educador Vladimir colocar em prática em seus métodos de ensino algumas das filosofias e ideias passadas ao longo do tempo por grandes pensadores. Pode-se citar Auguste Comte, Filósofos da Grécia Antiga, ou até mesmo as figuras citadas pelo entrevistado.
5. REFERÊNCIAS 
· Livro recomendado para a realização da conversa, “Profissão docente: Novos sentidos, novas perspectivas, Por Cristina Maria D’ Ávila”
· O pequeno Príncipe
 
· www.politize.com.br/paulo-freire/

Continue navegando