Buscar

Minha A1 de calculo

Prévia do material em texto

A) Após análise dos três modelos apresentados pelos estagiários, informe qual deles se aproxima das necessidades de um cadeirante, segundo a ABNT (2015). Justifique sua resposta com base nos devidos cálculos, descrevendo cada situação em relação ao problema proposto.
QUESTÃO LETRA A 
Com o uso de uma fórmula, a qual é inclinação = ( altura . 100 ) / comprimento. Sendo assim pode se calcular a porcentagem da inclinação da rampa e saber se é adequada.
Identificando a rampa do primeiro estagiário 
i = ( h . 100 ) / c => i = ( 0,5 . 100 ) / 10
				 i = 50 / 10
			 	 i = 5% 
Pode se perceber que a inclinação é abaixo do aceitável.
Verificando a rampa do segundo estagiário. Como não teve o comprimento, foi preciso fazer pitágoras para achar o C
	a² = b² + c² => 1² = 0,8² + x²
			 1 – 0,64 = x²
			 √(0,36) = x
			 X = 0,6 
i = ( h . 100 ) / c => i = (0,8 . 100) / 0,6	
 i = 80 / 6
			 i = 133% 
Pode se perceber também que não é aceitável, pois é íngreme de mais.
Por último, o terceiro estagiário
 	i = ( h . 100 ) / c => i = (0,8 . 100) / 10	
 i = 80 / 10
			 i = 8%
Consegue perceber o nível dessa rampa é o ideal para um cadeirante. 
B) A partir da problemática levantada na reportagem utilizada pelo engenheiro, redija um texto dissertativo com, no máximo, 15 linhas a partir do tema proposto a seguir: a trigonometria contribui para minimizar as dificuldades existentes no dia a dia de pessoas cadeirantes. O texto deve evidenciar conteúdos e objetivos, de acordo com a atividade proposta pelo professor.
	QUESTÃO LETRA B
A atual sociedade possui uma grande quantidade de pessoas com deficiência motora que necessitam de cadeira de rodas ou outros dispositivos de mobilidade. Porém a estrutura da cidade não convém com essas pessoas, possuindo desafios e dificuldades para habitar nela. A trigonometria possui um trabalho muito importante para incluir essas pessoas. 
Os cadeirantes possuem impedimentos de se locomover no seu dia a dia, com isso provoca estresse para esses sujeitos, gerando opressão, tendo que escolher em ficar dentro de casa longe das privações e preconceitos da sociedade. Esses deficientes sofrem discriminação constantemente, diante disso, esses indivíduos passam a ser incluso à margem da sociedade.
Com essa contenção devido à falta de infraestrutura, os cadeirantes tendem a ter problemas sérios de saúde mental e física, dificuldade de possuir oportunidades de emprego, contribuindo que essas pessoas fiquem sem uma vida estável. Existe uma carência da parte do governo para incluir essas pessoas na sociedade, com isso esse sujeito tende a ter dificuldade para exercer seu papel de cidadão na sociedade em que se encontra. 
Logo, com a ajuda da trigonometria nesses projetos de melhoria dentro do sistema de serviços públicos de uma cidade, irá haver uma mudança bastante significante. Portanto, é necessário contratar mais matemáticos para ajudar na reconstrução da cidade, a fim de incluindo rampas, ruas largas e todas as melhorias necessárias para que esses indivíduos possam transitar, conseguindo realizar funções que são consideradas básicas.

Continue navegando