Buscar

CONT MET E PRAT DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
	1
        Questão
	
	
	Analise a seguinte situação: Uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental afirma ensinar gramática partindo de textos. Assim, propõe exercícios como os seguintes: "Retire dois substantivos do texto e classifique-os"; "Copie dois artigos definidos e dois indefinidos" ; "Passe as palavras grifadas no texto para o plural" , dentre outros. Em relação a esta situação, está CORRETO afirmar que:
		
	 
	Mesmo partindo do texto, a professora não propõe um ensino reflexivo da língua materna, mas sim exercícios mecânicos gramaticais
	
	Não está adequada, já que não se deve abordar a língua padrão na escola, e sim a variante linguística que o aluno traz de casa.
	
	O ensino da gramática está correto, pois está contextualizado e parte da análise estrutural da língua
	
	Está totalmente adequada às orientações pedagógicas e dos PCN¿s, pois o ensino da norma padrão deve ser prioridade na escola
	
	A professora faz um ensino reflexivo da gramática, pois parte do texto.
	Respondido em 18/03/2021 16:56:45
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	"Parece muito produtivo, para a educação nacional, que a escola participe, por meio do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD do debate e do esforço conjunto no sentido de estabelecer e de pôr à disposição de ensino público obras e padrões adequados de livro didático-LD."
(Rangel, Egon de Oliveira. A escolha do livro didático de português: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006 p. 16)
Nesse sentido, considera-se que a escolha do livro didático na escola, por meio do PNLD, pode se tornar um rico recurso para o docente. Sobre esse processo de escolha do livro didático e a oportunidade de aprendizagem por meio desta escolha, todas as alternativas abaixo estão corretas EXCETO:
		
	 
	Ao escolherem o livro didático este deve conduzir de forma rígida e sistemática todos os conteúdos que devem ser trabalhados durante o ano letivo.
	
	Os docentes devem articular o uso do livro didático com todos os demis materiais disponíveis para a consecução dos objetivos de ensino-aprendizagem estabelecidos pelo projeto político-pedagógico da escola.
	
	As redes de ensino tem a oportunidade de escolherem da forma mais qualificada possível os "seus" livros didáticos.
	
	O livro didático de português pode oferecer um rico material de cultura escrita para os alunos, por meio da exploração de diferentes gêneros textuais.
	
	Os professores podem utilizar os livros didáticos criticamente em sala de aula, ou seja, como apoio didático, e não como substituto do planejamento pedagógico e do trabalho docente.
	Respondido em 18/03/2021 16:56:51
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Levando em consideração os tipos de gramática que foram apresentados nessa disciplina marque a alternativa que define o conceito de gramática internalizada.
		
	
	Sistema de variedades linguísticas usadas em situações formais de comunicação.
	
	Sistema de normas usadas em situações formais de comunicação.
	
	Sistema de normas que têm como referência os usos tradicionais do sistema linguístico.
	
	Sistema de enunciados compreendidos a partir de uma ordem no discurso.
	 
	Sistema de regras que constituem a estrutura de organização e funcionamento do idioma.
	Respondido em 18/03/2021 16:56:58
	
Explicação: A gramática internalizada é o conjunto de regras que o falante domina em uma situação de uso.
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	ENADE (2017)
Um olhar histórico sobre a alfabetização escolar no Brasil revela uma trajetória de sucessivas mudanças conceituais e, consequentemente, metodológicas. Atualmente, parece que de novo estamos enfrentando um desses momentos de mudança ¿ é o que prenuncia o questionamento a que vêm sendo submetidos os quadros conceituais e as práticas deles decorrentes que prevaleceram na área da alfabetização nas últimas três décadas. Pesquisas têm identificado problemas nos processos e resultados da alfabetização de crianças no contexto escolar, além da insatisfações e inseguranças entre alfabetizadores, motivando propostas de reexame das teorias e práticas atuais de alfabetização. Um momento como este é, sem dúvida, desafiador, porqu esimula a revisão dos caminhos já trabalhados e a busca de novos caminhos, mas é também ameaçador, porque pode conduzir a uma rejeição simplista dos caminhos trilhados. ( SOARES, M.Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Pátio- Revista Pedagógica. Porto Alegre, Arte Médica Sul, 2004(Adaptado)
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I. A criança constrói seu conhecimento do sistema alfabético e ortográfico da língua escrita em situações de letramento, isto é, na interação com material escrito real, e não artificialmente construído.
PORQUE
II. As práticas sociais envolvem a criança no contexto do processo de aquisição do sistema alfabético e ortográfico da escrita, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e comportamentos de uso competente da língua escrita.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
		
	
	A Asserção I é uma proposição verdadeira, e aII é uma proposição falsa.
	
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	A Asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
	
	As asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	Respondido em 18/03/2021 16:57:05
	
Explicação:
O professor atual domina as técnicas e teorias do ensino da língua além dos conteúdos a serem trabalhados, mas desconhece a relevância do conhecimento que garanta ao aluno os saberes linguísticos necessários para a sua participação social e cultural efetiva, garantindo ao aluno que saiba se comunicar que tenha acesso à informação de textos diversos, saiba defender diferentes pontos de vistas, produza conhecimento, construa sua própria visão de mundo.
O não entendimento pelo professor que o objetivo do ensino da língua portuguesa é formar um cidadão com posicionamento crítico, responsável e construtivo a partir da utilização de sua língua materna nas várias situações sociais e culturais (formal e informal). ( Conteúdo on-line, Aula 1)
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	A aquisição da escrita, para muitas crianças brasileiras, ¿inicia-se muito antes da educação formal e, mesmo durante a fase escolar, pode-se detectar indícios de autoaprendizagem ao lado de progressos devidos à condição de aprendizagem¿ (KATO, 2002, p.7). I - A busca da coesão e da coerência na escrita infantil pode ser visualizada desde o início, em que a criança tem a concepção do que seja o texto, de sua unidade formal e conceptual. Torna-se necessário, no entanto, encontrar estratégias de segmentação do texto em unidades menores, sem romper a coesão ou a coerência. II - Pode-se considerar que o desenvolvimento da escrita adquirida pela criança é um processo que não apresenta significativas variações e que as etapas são extremamente discretas. Acrescenta-se ainda, que as etapas não se sobrepõem, uma vez que envolvem fases em que duas ou mais concepções se divergem. III ¿ O estudo de caso realizado pela autora pretendeu contribuir para a compreensão do que de fato ocorre em um aprendizagem bem-sucedida, e, neste contexto, ambiente familiar e escola contribuem de forma positiva. Verifica-se que estão CORRETAS as afirmativas:
		
	
	Todas as alternativas
	 
	d) apenas I e III.
	
	c) apenas II.
	
	b) apenas III.
	
	a) apenas I e II.
	Respondido em 18/03/2021 16:57:11
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	 
¿O domínio da língua, oral e escrita, é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensiná-la, a escola tem a responsabilidade de
garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingüísticos, necessários para o exercício da cidadania, direito inalienável de todos¿.
(Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. ¿ Brasília : 144p.)
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, assinale a alternativa que apresenta os objetivos que são propostos para o ensino de Língua Portuguesa:
1) posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
2) utilizar as diferentes linguagens ¿ verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal ¿ como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
3) saber utilizar diferentes fontes de comunicação e recursos financeiros para adquirir e construir conhecimentos;
4) conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
5) compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Estão corretas as alternativas:
		
	 
	1,2, 4 e 5
	
	1, 3,4 e 5
	
	2,3,4,e 5
	
	1,2,3,4 e 5
	
	Todas as alternativas estão corretas
	Respondido em 18/03/2021 16:57:18
	
Explicação:
De acordo com os objetivos propostos pelos PCN para o ensino de Língua Portuguesa está correto o que se apresenta nas alternativas 1, 2, 4 e 5. Portanto a resposta correta é a letra D.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	Os autores Fávero, Andrade e Aquino sinalizam para o fato de que tanto a fala como a escrita podem abarcar um nível mais informal ou mais formal, passando por graus intermediários, e demonstram essa variação em dependência com as condições de produção do texto.
Esta afirmação quer dizer que:
		
	 
	A fala e a escrita apresentam níveis de variação conforme o uso.
	
	A fala é uma modalidade da língua que não sofre variações.
	
	A escrita apresenta um nível mais formal de linguagem.
	
	A fala sempre vai conservar um nível de informalidade.
	
	A escrita apresenta variações de acordo com o contexto de uso.
	Respondido em 18/03/2021 16:57:21
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	No texto "O que ensinar em Língua portuguesa", consta a afirmação da professora Maria Teresa Tedesco que ressalta: "O aluno precisa entrar em contato com dificuldades progressivas do conteúdo. Desse modo, desenvolve competências e habilidades diferentes ao longo dos anos". Outro a discutir questões do ensino da língua materna, o professor Sírio Possenti afirma, à Revista Presença Pedagógica (Nov./Dez. - 2014). A partir dessa concepção, que "Antes, pedia-se que os alunos destacassem paroxítonas no texto. Hoje, é melhor investigar outras propriedades, como textos racistas, machistas, técnicos, ideológicos, gírias, regionalismos etc., para mostrar sua relevância para o texto. Tendo em vista estas duas afirmativas, analise os itens abaixo e classifique-os como verdadeiras (V) ou falsas (F) os em relação às situações didáticas que favoreçam as competências e habilidades necessárias aos alunos na contemporaneidade. I - Trabalhar com diferentes tipos e gêneros textuais, para que o aluno perceba diferenças de estrutura e objetivos; II - Favorecer reflexão acerca de palavras e expressões usadas em determinado texto (ou textos), percebendo que o contexto produz o sentido; III - Recomendar cópia de textos literários de modo sistemático, como forma de apreender o modelo padrão da língua materna. A análise correta está na seguinte opção
		
	
	Apenas o itens III é correto.
	
	Apenas o item II é correto.
	
	Apenas o item I é correto.
	 
	Apenas os itens I e II são corretos.
	
	Apenas os itens I e III são corretos.
	Respondido em 18/03/2021 16:57:28
	
Explicação:
O ensino de Língua Portuguesa deve estar relacionado á ideia de que mais importante que as nomenclaturas, é a construção da estrutura da língua pelo aluno, que deve aprender a usá-la de modo proficiente. Diferentes textos devem ser utilizados, assim, na ação didática, favorecendo riqueza de ideias, sentidos e estruturas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando