Buscar

Composto Mercadologico

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Composto Mercadológico
Leia o texto a seguir.
A quantidade de bens e serviços de consumo que são comercializados em cada país acaba por refletir o nível de qualidade de vida da população, bem como avaliar os gostos dessa localidade, suas preferências e as características da sociedade de consumo em questão. Nesse contexto é correto afirmar que são os bens produzidos pelo homem e destinados ao consumo das pessoas.
Vale lembrar que um bem de consumo é um bem que tem o objetivo de satisfazer as necessidades de consumo de um indivíduo! 
Fonte: ROLON, V. Rota de aprendizagem 02 UNINTER, p. 11.
Considerando os bens e serviços de consumo abordados acima, assinale V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo. Posteriormente, assinale a alternativa correta.
(     ) Os produtos não duráveis são aqueles feitos para serem consumidos imediatamente e são os chamados bens tangíveis que sobrevivem a pouco uso e possuem reduzida vida útil
(    ) Os produtos semiduráveis têm como características se desgastar aos poucos, tendo assim uma durabilidade mais abreviada
(     ) Os produtos duráveis são bens tangíveis que sobrevivem a vários usos e possuem longa vida útil por longos períodos
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V
Você acertou!
Padrão de resposta
Letra A
rota 2 página 12
Todas as alternativas são verdadeiras.
	
	B
	V, F, V
	
	C
	V, V, F
	
	D
	F, V, V
	
	E
	F, F, V
Questão 2/10 - Composto Mercadológico
Leia o texto a seguir.
Oligopólio de bancas é desafio na privatização do Mercadão
Um dos principais pontos turísticos de São Paulo está dominado por um grupo cada vez mais restrito de grandes comerciantes
São Paulo – Um dos principais pontos turísticos e gastronômicos da capital paulista, o Mercadão de São Paulo virou um local dominado por um grupo cada vez mais restrito de grandes comerciantes.
Por meio de negociações paralelas de compra e venda de boxes públicos, permissionários tradicionais expandiram seus negócios ao longo dos anos driblando a legislação em vigor, que exige licitação para preencher as vagas.
Fonte: adaptado de Revista Exame. 13 de outubro de 2017. Acessado em 28 de dezembro de 2018.
Como visto neste trecho da reportagem, há empresas que se valem de algumas práticas que não são legais, que driblam a legislação. Ainda há no mercado outras práticas empresariais, tais como monopólio, oligopólio e concorrência perfeita. Relacione os elementos numerados com as suas respectivas descrições. Posteriormente, assinale a alternativa correta.
1) Monopólio
2) Oligopólio
3) Concorrência perfeita
(  ) ocorre quando um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços
(    ) ocorre quando uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto, influenciar o preço do bem que comercializa
(   ) ocorre quando várias empresas atuam no mercado e que, portanto, não têm poder sobre os preços praticados
Nota: 10.0
	
	A
	2, 1, 3
Você acertou!
Padrão de resposta 
LETRA A (2, 1, 3) - rota 1, página 17.
Monopólio ocorre quando uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, conseguindo, portanto, influenciar o preço do bem que comercializa.
Oligopólio ocorre quando um grupo de empresas ou governos promove o domínio de determinada oferta de produtos e/ou serviços.
Concorrência perfeita ocorre quando várias empresas atuam no mercado e que, portanto, não têm poder sobre os preços praticados.
	
	B
	3, 1, 2
	
	C
	3, 2, 1
	
	D
	3, 2, 1
	
	E
	1, 2, 3
Questão 3/10 - Composto Mercadológico
Leia o texto a seguir.
Rosie não vai limpar sua casa tão cedo, dizem especialistas em robótica
Afinal, cadê a robô Rosie que nos foi prometida como algo do futuro no desenho animado "Os Jetsons", sucesso dos anos 60? Para quem não sabe, Rosie é uma empregada doméstica que limpa, cozinha e faz tarefas do lar, além de ser educada e prestativa.
Décadas depois, o futuro parece ter chegado em muitas áreas, mas nada de a Rosie aparecer --nem mesmo na maior feira de tecnologia do mundo, a CES (Consumer Electronics Show), que aconteceu nesta semana em Las Vegas (EUA).
Basicamente, falta a inteligência artificial chegar perto do nível de aprendizado do nosso cérebro. [...] As chances de a Siri ganhar um corpo aumentaram depois que a Apple anunciou, na semana passada, um investimento de US$ 1 bilhão na empresa japonesa de tecnologia SoftBank, especializada em robôs domésticos humanoides, mesmo assim o robô doméstico definitivo ainda é um sonho. [...]
Falta tecnologia e custo, explica Marco Antonio Meggiolaro, do departamento de Engenharia Mecânica da PUC-Rio. "A comunicação [do robô] com seres humanos tem se desenvolvido rapidamente, e a capacidade de se locomover e se localizar em ambientes novos também. Mas ainda faltam habilidades motoras para desempenhar tarefas domésticas", afirma. "Várias destas tecnologias já estão disponíveis, porém juntar todas elas e a um baixo custo ainda é um desafio", concorda Fernando Osório, professor de robótica da USP São Carlos. [...]
Então, por enquanto, deveríamos nos preocupar menos em ter a nossa própria Rosie e mais em saber que tipos de robôs (sim, no plural) queremos nas nossas vidas. E, talvez, esquecer essa história de que robôs necessariamente precisam ser um corpo humano.
Fonte: PADRÃO, M. Notícias UOL. 9/1/2017 https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2017/01/09/rosie-nao-vai-limpar-nossa-casa-tao-cedo-robos-nao-sao-confiaveis.htm Acesso em 1/1/2019 (adaptado)
Com base no artigo acima, e considerando que a tecnologia está avançando cada vez mais rápido, pode-se afirmar que há demanda no mercado por produtos tais como a Rosie- a robô empregada dos Jetsons.  Assinale a alternativa que melhor caracteriza o tipo de precificação de um novo robô assistente que faz todas as tarefas de casa, lançado no mercado pela empresa fictícia SuperRobos.
Nota: 10.0
	
	A
	Preço de penetração, uma vez que os investimentos que foram feitos em pesquisa e desenvolvimento já haviam sido programados pela empresa
	
	B
	Preço “boi de piranha”, pois como o produto ainda não é conhecido no mercado, a empresa o lança com um preço mais baixo para atrair clientes
	
	C
	Preço baseado em custos, pois no caso do robô empregada, a empresa XYZ deve somar seus custos totais, e precificar a partir deles
	
	D
	Preço psicológico, pois se trata de um produto novo no mercado, com uma tecnologia desconhecida, logo as pessoas devem ser convencidas pelo preço
	
	E
	Preço de skimming, pois se trata de um produto com altos investimentos em P&D, que em um primeiro momento terá seu preço elevado, selecionando a demanda
Você acertou!
Gabarito LETRA E
Rota de aprendizagem 03 pág 14
Como haverá alto investimento em P&D para lançar este produto tecnológico e inovador, o preço que se pratica é o de skimming para reaver os investimentos de uma forma mais efetiva em um primeiro momento. Os produtos com este tipo de precificação atingem um mercado mais restrito. Isso também justifica seu preço alto.
Questão 4/10 - Composto Mercadológico
A elaboração, implementação e avaliação do plano de comunicação integrada de marketing são parte da responsabilidade estratégica do profissional de marketing. Alberto, responsável pelo planejamento de marketing, necessita elaborar a estratégia do composto promocional, também chamado de composto de comunicação integrada de marketing, cujos elementos chaves são: propaganda, marketing direto, promoção de vendas, relações públicas, publicidade e venda pessoal. A esse respeito, podemos afirmar que:
I - a forma de interação entre o cliente e o vendedor é um canal direto de nível três, que busca interferir diretamente com os compradores potenciais, ao qual se denomina força de vendas da empresa.
II - A propaganda é uma das formas de comunicação que tem como objetivo tornar a empresa e os produtos mais conhecidos sem que se pretenda estimular a venda do produto, mas sim o posicionamento da empresa junto aos consumidores potenciais.
III - A promoção de vendas é uma forma de aumentaras vendas, buscando um novo posicionamento na mente dos consumidores e estimulando vendas a médio e a longo prazo.
IV - As mídias, que divulgam informações de uma empresa e/ou produto em um contexto de publicidade, buscam intervir nas crenças dos clientes potenciais e/ou informá-los, constituindo a atividade reconhecida como marketing direto.
V - Os conteúdos da propaganda, seja de produtos tangíveis, de conveniência ou de escolha, deverão refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação.
Nota: 10.0
	
	A
	Somente I, II e V estão corretas
	
	B
	Somente IV e V estão corretas
	
	C
	Somente III está correta
	
	D
	Somente V está correta
Você acertou!
Afirmativa I – incorreta, pois a interação direta entre vendedor e cliente é de nível zero, á a interação face a face.
Afirmativa II – incorreta, pois a propaganda procura sim estimular a venda do produto.
Afirmativa III – incorreta, pois a promoção de vendas é um meio pelo qual se procura estimular as vendas em curto prazo.
Afirmativa IV – incorreta, pois a publicidade é uma forma indireta de comunicar o produto.
Afirmativa V – correta, pois a propaganda deverá refletir uma realidade consistente com os produtos anunciados, sem omissão e/ou distorção de informação.
	
	E
	Todas as assertivas estão corretas
Questão 5/10 - Composto Mercadológico
Maria, boa aluna de Marketing, leu um texto no qual era dito que o empresário deve criar uma estrutura de valor (utilidades) dos produtos/ serviços oferecidos no mercado para conquistar o consumidor. Maria concluiu que, para que as necessidades dos consumidores sejam atendidas, é preciso que: (EXAME 1997).
Nota: 10.0
	
	A
	Os produtos e serviços contemplem utilidades e forma, de modo que os processos decisórios de compra dos consumidores sejam idênticos no uso dos mesmos.
	
	B
	Os produtos e serviços ofereçam utilidades de forma, conceito e local, possibilitando que a organização se estruture matricialmente.
	
	C
	As utilidades de tempo e lugar sejam consideradas como as únicas relevantes nas estratégias dos produtos e serviços, permitindo a adoção de uma nova estrutura funcional de vendas.
	
	D
	As utilidades de forma, lugar, tempo e posse, identificadas através de diversas metodologias de pesquisa, sejam consideradas no desenvolvimento das estratégias de marketing.
Você acertou!
Letra a – incorreta. Veja que no texto tem uma palavra chave que será fundamental para toda sua análise, é a palavra “conquistar”, portanto para conquistar o consumidor é necessário entregar mais que a utilidade de forma, ou seja, a função básica do produto.
Letra b – incorreta. Pois não é por meio de estrutura matricial que os consumidores serão conquistados, mas sim pela resposta rápida que a empresa poderá dar ao consumidor.
Letra c – incorreta. Pois não é somente as utilidade de tempo e de lugar as únicas relevantes na definição da estratégia.
Letra d – correta. Assim, quanto maior as utilidades atendidas por determinado produto, maior a probabilidade de a organização desenvolver produtos que satisfaçam as necessidades e desejos do mercado resultando em estratégias assertivas de marketing.
Questão 6/10 - Composto Mercadológico
Considerando os conceitos de Ciclo de Vida de Produto, também conhecido como CVP e as estratégias de cada umas das fases, identifique a asserção que melhor exemplifique as fases e as referidas estratégias:
Nota: 10.0
	
	A
	 
Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
 
Você acertou!
O Ciclo de Vida do Produto (CVP) é baseado no ciclo de vida biológico. Por exemplo: uma semente é plantada (introdução); ela começa a brotar (crescimento); dela nasce folhas e se enraíza ao se tornar adulta (maturidade); depois de um longo período como um adulto a planta começa a murchar e morre (declínio). Introdução - a necessidade de lucro imediato não é uma pressão. O produto é promovido para que ele se torne conhecido. Se o produto não tem ou tem apenas alguns competidores, uma estratégia ´skimming´ de preço é aplicada, onde se deve concentrar em um grupo específico de clientes os quais não se importarão de pagar um preço mais alto ao produto. Um número limitado de produtos estão disponíveis em poucos canais de distribuição. Crescimento - Competidores são atraídos ao mercado com ofertas muitos similares. Produtos se tornam mais lucrativos e companhias formam alianças, tomam riscos conjuntos e se tornam parte uma da outra. O gasto com propaganda é alto e se foca no crescimento da marca do produto. Market share (fatia do mercado) tende-se a estabilizar. Maturidade - Os produtos que sobrevivem nos primeiros estágios tendem a gastar mais tempo nesta fase. O número de vendas alcançam uma taxa de crescimento e se estabiliza. A tentativa de produtores para diferenciar seus produtos e marcas é um ponto chave nesta fase. A guerra de preços e intensa competição ocorre. Neste ponto o mercado alcança saturação. Produtores começam a deixar o mercado por baixas margens de venda. Promoção se torna mais difundida e a midia é utilizada com mais variedade. Declínio - Neste ponto ocorre uma diminuição no mercado. Por exemplo: produtos mais inovadores são introduzidos ou o gosto de consumidores está mudado. Há intenso corte de preços e muitos mais produtos são retirados do mercado. O lucro pode ser aumentado através de redução do dinheiro gasto com marketing e corte de custos.
Fonte: http://www.marketingteacher.com/o-ciclo-de-vida-do-produto-cvp/
	
	B
	Introdução/Indiferença – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
 
	
	C
	Introdução/Credibilidade – Crescimento/sem ação de marketing – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto do mercado ou reposicionar 
	
	D
	 Introdução/Credibilidade – Crescimento/Qualidade – Maturidade/Diversificação – Declínio/tirar produto imediatamente
Questão 7/10 - Composto Mercadológico
Analise a charge a seguir.
Fonte: CABRAL, I. extraído de Tribuna da Internet https://absurdamentes.files.wordpress.com/2014/08/charge2011-salario.jpg?w=1000 Acesso em 1/1/2019.
A charge de Ivan Cabral critica a alta dos preços. O cenário econômico que se apresentou em 2018 deixou clara essa condição, principalmente naquelas compras diárias, como o supermercado. Contudo, as empresas acabam refletindo em seus preços os aumentos dos impostos e insumos.
Com base na formação dos preços que as empresas utilizam, podem-se citar: preço de custo, mark-up, valor ou concorrência. Segundo Crepaldi (2009), a correta formação de preço é um fator determinante para a sobrevivência das empresas. Os preços devem ser compatíveis com a estratégia da organização.
Com base na charge e no texto acima, relacione o tipo de precificação com sua principal característica. Em seguida, assinale a alternativa correta que corresponde à sua marcação de cima para baixo.
Nota: 10.0
	
	A
	IV, III, II, I
	
	B
	IV, I, II, III
	
	C
	II, IV, III, I
	
	D
	IV, II, III, I
	
	E
	IV, III, I, II
Você acertou!
Rota de aprendizagem 03 p. 11, 12 e 13
Questão 8/10 - Composto Mercadológico
Ao definir o preço de um produto ou serviço, a empresa, por meio de seus gestores, deve observar as variáveis que influenciam diretamente e as que influenciam indiretamente na formação do preço, pois não somente custos e despesas devem ser levados em consideração nessa definição.
 Ao realizar uma análise mercadológica, a empresa deve levar em consideração a:
Nota: 10.0
	
	A
	Análise dos impostos
	
	B
	Análise da concorrência
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ao analisar a concorrência estamos analisando os produtos ofertados por outras empresas, suas características, preço, promoção e ponto de venda, ou seja, os quatro P(s), produto, preço, praça e promoção, bem como verificando se há oportunidades para novos mercados.
	
	C
	Enquadramento tributário
	
	D
	Estrutura de custos fixos e variáveis.
	
	E
	Taxas de impostode importação e exportação
Questão 9/10 - Composto Mercadológico
Leia o texto a seguir.
Para o marketing, o produto é a variável responsável por identificar e definir produtos e serviços que atendam aos desejos e necessidades da clientela e pelos quais esteja disposta a pagar, em função de sua disponibilidade de recurso.
Os clientes não compram produtos apenas por suas características físicas, mas sim por seus benefícios ou utilidades. Isso significa que o negócio deve acompanhar o passo do consumidor para oferecer, por meio do produto/serviço, conjunto de benefícios (funcionais e emocionais) que o satisfaça. Para isso, é preciso realizar estudo complexo sobre as tendências de mercado e consumo.
Fonte: adaptado de Sebrae Nacional. 1 de fevereiro de 2016. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/estrategiasdemarketinggarantemosucessodoprodutonomercado,b10032736a186410VgnVCM1000003b74010aRCRD Acesso em 29 de dezembro de 2018
Quando se fala em desejos e necessidades dos consumidores, deve-se ter em mente que cada produto demanda um certo tipo de comportamento do consumidor durante seu processo de compra. Há os bens de consumo e os bens industriais. Na classificação dos bens de consumo, há os bens de conveniência, os bens de compra comparada, os bens de especialidade e os bens não procurados. Faça a correspondência entre a classificação e o exemplo do bem de consumo respectivo. Em seguida, assinale a alternativa que corresponde à ordem correta de cima para baixo.
Nota: 10.0
	
	A
	II, III, IV, I
	
	B
	III, I, II, IV
Você acertou!
Letra B
Rota 2 pág 10 e 11
Mercado de conveniência
No que se refere ao mercado de conveniência, podemos destacar como sendo os produtos comprados com frequência, sem muita comparação com outros produtos e predominantemente com preços baixos ou percepção de preço baixo. São principais influenciadores a praça, ou seja, a localização, suas características dos produtos, nesse caso os atributos e qualidades percebidas.
Produto básico
Compro diariamente, mas com controle sobre os mesmos. Ex: arroz, macarrão, feijão, leite e pães.
Compra por impulso
Sugere que mesmo não necessitando do referido produto para sua vida, uma exposição mais forte acaba motivando a compra, nesse contexto temos o exemplo de chocolate, salgadinhos e outras que estão no caixa (checkout).
Produto emergencial
Podemos entender como sendo um produto de consumo momentâneo, sendo quase sempre consumido de forma ocasional e não planejada, um exemplo é o guarda-chuva, geralmente é consumido de forma impulsiva, motivado por uma chuva inesperada e nesse caso muitas vezes o fator preço não representa algo relevante no processo de compra e sim esse produto é impulsionado pela localização, ou seja: praça.
Os produtos chamados de comparação são comprados com menos frequência, pelo processo de comparação de atributos e benefícios com outros produtos, tendo em geral, preços altos.
Exemplos: roupas, móveis, aparelhos eletrônicos.
Já os chamados produtos de especialidade são considerados produtos com características bem diferenciadas e com poder de recall e imagem de marca forte, são mais difíceis de serem encontrados e pelos quais seus potenciais clientes ou prospects realizam um esforço maior de procura e compra.
A exemplo podemos citar produto de grife, tais quais Ferrari e Rolex, e serviços altamente especializados como a cirurgia plástica.
	
	C
	II, I, III, IV
	
	D
	III, II, IV, I
	
	E
	II, I, IV, III
Questão 10/10 - Composto Mercadológico
Leia o texto a seguir.
Para Semenik e Bamossy (1996, p. 302), uma linha de produtos “consiste num grupo de produtos similares, comercializados por uma empresa, que atendem a uma finalidade similar no mercado." Assim, para que produtos sejam ditos de uma mesma linha, devem, além de possuir características semelhantes, atender às necessidades e aos desejos também semelhantes. Pode-se afirmar que dentro de cada linha está um produto específico conhecido por uma marca, tamanho ou preço únicos. Veja o exemplo do amaciante Baby Soft.
Fonte: extraído de ROLON, V. Rota de aprendizagem 02 de Composto Mercadológico UNINTER.
Fonte: https://www.embalagemmarca.com.br/wp-content/uploads/2016/05/linha-babysoft-completa2-1200x772.jpg acesso em 28 de dezembro de 2018.
Considerando o tema abordado acima, marque verdadeiro ou falso nas afirmações que seguem. Depois, assinale a alternativa correta.
(    ) Pode-se  afirmar que a profundidade de linha de produtos, e muitas vezes da marca, se apresenta como uma estratégia bastante utilizada pelas empresas quando do lançamento de novos produtos em um mercado competitivo, principalmente em virtude da sinergia já existente
(      ) A extensão de uma linha de produto é influenciada pelos objetivos estabelecidos pela organização. As linhas de produtos tendem a aumentar com o passar do tempo e ocorrem quando uma empresa introduz itens a mais em uma mesma categoria de produtos sob a mesma marca como novos ingredientes, tamanhos, embalagem, etc.
(    ) É comum que o gerente de linha de produto sinta-se pressionado a acrescentar novos produtos para utilizar e otimizar o excesso de capacidade de produção, por outro lado a equipe de vendas e os distribuidores podem acabar por pressionar os gerentes para conseguir uma linha de produtos mais completa.
(    )  Quando se acrescentam itens à linha de produto, esta cresce, podendo-se identificar então vários custos que diminuem, como design, engenharia, estoques, distribuição, alteração no processo de fabricação, no transporte e nas promoções para lançamento dos novos produtos.
Nota: 10.0
	
	A
	V, V, V, F
	
	B
	V, F, V, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	F, V, V, F
Você acertou!
Padrão de resposta (rota 2 pág 14)
GABARITO Letra D
Podemos afirmar que a profundidade (correto EXTENSÃO) de linha de produtos, e muitas vezes da marca, se apresenta como uma estratégia bastante utilizada pelas empresas quando do lançamento de novos produtos em um mercado competitivo, principalmente em virtude da sinergia já existente.
Quando se acrescentam itens à linha de produto, esta cresce, podendo-se identificar então vários custos que diminuem, (correto AUMENTAM) como design, engenharia, estoques, distribuição, alteração no processo de fabricação, no transporte e nas promoções para lançamento dos novos produtos.
 
	
	E
	F, F, V, V

Continue navegando