Buscar

prova pós graduação historia e organizaçãi do ensino superior no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O órgão mais importante no sistema educacional brasileiro é o Ministério da Educação (MEC). Dito isto, analise a seguinte asserção:
 
Este Ministério tem como responsabilidade o campo da educação e tem nas suas atribuições a formulação da política nacional de educação, a observância pela qualidade do ensino superior e a garantia do cumprimento das leis que o regem.
 
PORQUE
 
Os campos de sua abrangência relacionam-se à política nacional de educação, à avaliação, à informação e à pesquisa de todo o sistema educacional brasileiro.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
	
	A) A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.
	
	B) As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si. 
	
	C) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa. 
	
	D) As duas afirmações são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si. 
	
Com a Constituição Republicana de 1891, o ensino superior no país deveria ser amparado pelo poder central. Apesar da demora no surgimento da universidade, o regime de desoficialização do ensino acabou por gerar condições para o surgimento das universidades.
Dito isso, sobre a Universidade do Rio de Janeiro, assinale V para verdadeiro e F para falso.
 
( ) Surgiu em 1912 a Universidade do Rio de Janeiro, mediante o Decreto nº 14.343, do Presidente Epitácio, se caracterizando como a primeira universidade livre do Brasil.
( ) A Universidade do Rio de Janeiro foi criada a partir da reunião formal de três escolas tradicionais já existentes, onde lhe foi garantida autonomia didática e administrativa.
( ) Na história da educação superior brasileira, a Universidade do Rio de Janeiro foi a primeira instituição de ensino superior legalmente criada pelo Governo Federal.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 
	
	A) V – F – V.
	
	B) F – V – V.
	
	C) V – V – V.
	
	D) V – F – F.
	
A ordem dos jesuítas serviu aos interesses do Papado e da Coroa portuguesa nas terras brasileiras. A Companhia de Jesus foi fundada durante o movimento de Contrarreforma, ou seja, na luta contra o avanço protestante. Assim, por meio da educação dos índios, deveriam converter à fé católica os povos indígenas da colônia brasileira.
 
Com relação ao trabalho de "catequização" e educação jesuítica no Brasil colonial,  analise  as seguintes senteças:
 
I- Os jesuítas tinham como principal objetivo preservar e respeitar a cultura dos povos indígenas.
 
II- Os trabalhos dos jesuítas eram voltados para a conquista das crianças e jovens, uma vez que os adultos eram mais difíceis de serem convertidos.
 
III- A educação jesuítica do Brasil colonial esteve relacionada com todo o movimento de emergência da escolarização no mundo.
 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 
	
	A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
	
	B) Apenas a afirmativa II está correta. 
	
	C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
	
	D) Apenas a afirmativa I está correta.
Como sabemos, o século XX é marcado por transformações profundas na organização da sociedade, assim como nos distintos modelos de ensino superior que influenciaram significativamente as concepções e estruturas das Universidades. Podemos citar os modelos francês, alemão, norte-americano e também socialista como sistemas que acabaram influenciando o restante do mundo.
Sobre esse tema, analise as seguintes sentenças:
 
I- No modelo francês se via uma ausência do Estado e havia uma intensa contribuição ao desenvolvimento das artes.
 
II- Na Alemanha a universidade é percebida como uma comunidade de pesquisadores com a indissociabilidade entre ensino e pesquisa e liberdade acadêmica e política.
 
III- No exemplo norte-americano, destaca-se o pragmatismo, com o advento da universidade-empresa.
 
IV- No modelo socialista havia uma forte presença estatal, na qual buscava a gratuidade do ensino para todos.
 
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 
	
	A) Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas. 
	
	B) Apenas as sentenças I, II e III estão corretas. 
	
	C) Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas. 
	
	D) Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas.
De forma breve, o neoliberalismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia que na atualidade vem recebendo força, apoio e atração dos governos em âmbito local, nacional e internacional, instituindo-se, assim, como modelo de política econômica de muitos países no mundo. Sobre o neoliberalismo analise as seguintes sentenças:
 
I - Como o próprio nome deixa claro, o neoliberalismo (novo liberalismo) traz à tona as ideias socioeconômicas conhecidas do próprio liberalismo.
II – O termo neoliberalismo reivindica as ideias que dão primazia ao indivíduo, à liberdade e também recusam qualquer ação do Estado sobre os indivíduos.
III - Os liberais, assim como o novo liberalismo, acreditam que os elementos econômicos devem ser regidos por um Estado forte e que isso levaria inexoravelmente ao equilíbrio e a prosperidade.
IV - Para o neoliberalismo, o ponto central é o repúdio a qualquer intervenção do Estado na área econômica.
 
Assinale a alternativa correta: 
	
	A) Apenas as sentenças II, III e IV estão corretas. 
	
	B) Apenas as sentenças I, II e III estão corretas.
	
	C) Apenas as sentenças I, II e IV estão corretas. 
	
	D) Apenas as sentenças I, III e IV estão corretas.
O Marquês de Pombal expulsa os jesuítas de Portugal e consequentemente das terras brasileiras. As causas dessa expulsão dos jesuítas do Brasil estão relacionadas com questões políticas e ideológicas.
 
No que diz respeito à expulsão dos jesuítas das terras brasileiras em 1759, assinale a alternativa CORRETA:
 
	
	A) Os jesuítas foram acusados de promoverem o processo de secularização do ensino na Colônia.
	
	B) A expulsão dos jesuítas do Brasil acabou completamente com a organização educacional por eles aqui praticada desde o século XVI.
	
	C) O sistema educacional edificado por eles aos poucos se transformou num sistema cada vez mais voltado aos pobres, refletindo o que recomendava o Ratio Studiorum.
	
	D) A expulsão dos jesuítas do Brasil aperfeiçoou completamente a organização educacional a partir de então.
Com a reforma universitária brasileira de 1968, foram tomadas algumas medidas para tentar resolver a crise que a universidade enfrentava. Dito isso, analise a seguinte asserção-razão:
 
Da reforma universitária, principalmente no que se refere às universidades públicas, destacam-se as medidas: o sistema departamental, o vestibular unificado, o ciclo básico, o sistema de créditos e a matrícula por disciplina, bem como a carreira do magistério e a pós-graduação.
 
PORQUE
 
Muitas dessas mudanças prevalecem até os dias atuais.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
	
	A) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa.  
	
	B) As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si.
	
	C) As duas afirmações são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si.  
	
	D) A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.
Durante boa parte da história da humanidade, a universidade se organizou quase sempre com a função de formação científico e intelectual.
 
Dito isso, assinale V para verdadeiro e F para falso.
 
( ) Foi na Europa medieval que a universidade surgiu de fato e desde o começo tinham o interesse de transmitir o conhecimento acumulado pela humanidade, mantendo assim papel social.
 
( ) Na Idade Média a Igreja tinha o poder de autorizar a criação de uma universidade, desempenhando papel importante, pois acreditavam que a fé cristã, por meio da teologia, guiava a razão para atingir o verdadeiro e sagrado conhecimento.
 
( ) No decorrer da história, a organização do conhecimento, as mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo nos últimos séculos, também transformaram as universidades que tem na atualidade uma função muito mais importante do que tinham quando surgiram.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A) F – V – V.
B) V – V – V.
	
	C) V – F – V.
	
	D) V – V – F.
	
Ainda que muitos historiadores possam afirmar que a educação brasileira se iniciou com a chegada dos jesuítas (1949), o Brasil era povoado por civilizações ameríndias que educavam suas crianças de acordo com suas necessidades. Depois, com a chegada dos portugueses, novas formas de educação foram instituídas.
 
Com relação à educação anterior à Colonização Portuguesa, nas terras brasileiras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) Os “indígenas” aqui estabelecidos há muitos séculos desenvolveram uma educação própria, no entanto, não foi constituído um sistema educacional formado.
 
( ) A educação dos povos indígenas dava-se pela repetição e observação, nas quais as crianças recebiam conhecimentos das atividades que iriam desempenhar quando adultas. 
 
( ) Uma educação que pode ser chamada de “escolarizada” só teve início com a chegada dos padres Franciscanos.
 
( ) Junto com os jesuítas, veio a missão de catequizar, assim construíram igrejas e escolas com o intuito de expandir a fé católica e domesticar os nativos.  
 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	A) V – V – F – V.
	
	B) V - V - V - F.
	
	C) F - F - F - V.
	
	D) V - F - V - V. 
Nas últimas décadas as transformações no ensino superior brasileiro estão caminhando de forma rápida e em consonância com o cenário da educação mundial, sobretudo nos países da América Latina. Dito isso, analise a seguinte asserção-razão:
 
Tem muita coisa que precisa avançar no Brasil em relação à oferta de uma educação de nível superior para uma parcela ainda maior de sua população.
 
PORQUE
 
Dessa maneira a ampliação deve ocorrer de forma rápida, aumentando o número de instituições privadas de ensino para que a população possa cursar e concluir um curso universitário.
 
Assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: 
	
	A) As duas afirmações são verdadeiras e estabelecem relação entre si. 
	
	B) A primeira afirmação é falsa e a segunda afirmação é verdadeira.
	
	C) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda afirmação é falsa. 
	
	D) As duas afirmações são verdadeiras, porém não estabelecem relação entre si.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando