Buscar

Princípios e Métodos da Gestão Escolar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Curso: Segunda Licenciatura em Pedagogia 
	Semestre: 2° 
	Disciplina: Princípios e Métodos da Gestão Escolar
	Nome: Ednalva Maria Santana Da Silva
	RGM: 033205
Pesquise as situações e responda de acordo com o Município em que mora.
01) A necessidade das escolas brasileiras apresentarem seus projetos político-pedagógicos, tem sido enfatizada a partir de 1996, atrelando-se à mesma, inclusive, o envio de verbas às unidades escolares. Escolha uma escola e investigue como se deu a construção do Projeto Político Pedagógico e como se dá atualmente o envio de verbas à essa Unidade Escolar (Valor: 5,0).
Você poderá escolher entre duas opções para a realização dessa atividade:
1) Entrevistar um professor, coordenador, diretor ou secretário escolar e fazer um relato de no máximo 10 linhas, utilizando as suas palavras.
2) Realizar um fichamento da aula 03.
	Resposta:
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) se constrói com uma base e referências norteadoras das ações da instituição, seu planejamento requer, para ser expressivo e vivo, um olhar coletivo é fundamental a participação de todos da escola em conjunto com sua comunidade, levando à construção de espaços significativos de forma coletiva frente à escola do presente, mas com um olhar no futuro próximo, almejando uma educação de qualidade diante da organização, métodos e sistematização de todo o processo educacional. A escola pode desenvolver vários projetos abrangendo algumas disciplinas, mas estes não podem ser confundidos com sua base maior, o projeto político-pedagógico, originalmente pensado com seus pontos relevantes ao ensino da escola. A Escola é uma construção coletiva e permanente, é feita referência explícita à necessidade do projeto da escola para ser uma organização eficaz no cumprimento de propósitos estabelecidos em conjunto por professores, coordenadores e diretor, e garantir a formação coerente de seus alunos ao longo da escolaridade obrigatória, é imprescindível que cada escola discuta e construa seu projeto educativo. Esse projeto deve ser entendido como um processo que inclui a formulação de metas e meios, segundo a particularidade de cada escola, por meio da criação e da valorização de rotinas de trabalho pedagógico em grupo e da corresponsabilidade de todos os membros da comunidade escolar, para além do planejamento de início de ano ou dos períodos de reciclagem.
O projeto político pedagógico requer tempo para uma análise, discussão e reelaboração contínua, o que só é possível em um clima institucional favorável e com condições objetivas de realização, a participação de todos que podem colaborar somente vai agregar valores enriquecedores a nossa educação, para uma melhoria do presente e a busca de um futuro de sucesso em nosso ensino/aprendizagem. O trabalho não é fácil, muito menos imediato aos olhos da comunidade e do sistema de ensino. A luta é gradativa e as melhorias somente vão se efetivar com o passar dos anos, por meio de estudos, ajustes e colaboração da equipe.
Antes de iniciar qualquer construção/elaboração, é primordial e importante entender a escola como espaço de aprendizagem, de construção de conhecimentos.Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.O projeto político-pedagógico acaba se construindo em seu processo democrático de decisões, e em seu trabalho de construção visa-se instaurar uma organização buscando elencar que não aconteçam mais conflitos, e que as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.
O projeto político-pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, além da relação e seu contexto no meio social, para que preserve a dimensão como um todo. O projeto político-pedagógico da escola pode articular a sua organização de trabalho pedagógico e traçar seus princípios e dinâmicas de toda a equipe que atua nesse ambiente escolar, e somente vem a fundar algo real e significativo para todos os profissionais que de certa forma contribuíram com a qualidade final desse projeto e de sua escola,
temos que lembrar que nada se pode finalizar de imediato, mas pensamos que o projeto pedagógico vem agregar um embasamento significativo como um “instrumento” de apoio com olhares que vão se revisitando com o passar dos tempos, e que sempre estará em construção e que essa equipe pode e deve ser crítica e sempre buscar o que pode ser melhorado e demandado para a escola.
Para que a construção do projeto político pedagógico seja possível não é necessário convencer os professores, a equipe escolar e os funcionários a trabalhar mais, ou mobilizá-los de forma espontânea, mas propiciar situações que lhes permitam aprender a pensar e a realizar o fazer pedagógico de forma coerente. O ponto que nos interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade. Do exposto, o projeto político-pedagógico não visa simplesmente a um rearranjo formal da escola, mas a uma qualidade em todo o processo vivido. Vale acrescentar, ainda, que a organização do trabalho pedagógico da escola tem a ver com a organização da sociedade. A escola nessa perspectiva é vista como uma instituição social, inserida na sociedade capitalista, que reflete no seu interior as determinações e contradições dessa sociedade.
A abordagem do projeto político-pedagógico, como organização do trabalho da escola como um todo, está fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita: Igualdade, qualidade gestão democrática, liberdade e valorização do magistério
É importante ressaltar que os educadores precisam ter clareza das finalidades de sua escola. Para tanto, há necessidade de se refletir sobre a ação educativa que a escola desenvolve com base nas finalidades e nos objetivos que ela define. As finalidades da escola referem-se aos efeitos intencionalmente pretendidos e almejados já as estruturas pedagógicas referem-se, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino aprendizagem e ao currículo. Assim, essas estruturas pedagógicas viabilizam em todos os setores necessários ao desenvolvimento do trabalho pedagógico.
Dessa forma, para a formação do cidadão mediante o processo democrático via Projeto Pedagógico escolar, é ser o principal sujeito executor desse projeto (o professor/gestor) encontra-se calcada em práticas totalmente desvinculadas do real e distantes do id refletindo, discutindo, buscando parcerias e nos assumindo como profissionais/ cidadãos. 
 
02) Apresentamos durante as aulas, o gestor escolar, representado pelo diretor, que no contexto das mudanças que estudamos desde a primeira aula, passa de administrador para gestor. Para gerir uma organização é preciso trabalhar a partir das seguintes ações: planejar, organizar, liderar e controlar. De acordo com o material da aula, qual dessas ações é a mais importante? A partir dessa resposta, apresente uma reflexão, a partir do vídeo da aula 05 e responda: em sua opinião, qual é o papel do diretor escolar? Como deve ser a formação desse profissional? (Valor: 5,0).
Obs.: Fique a vontade para buscar outras respostas em artigos científicos e documentários, apenas não se esqueça de
citar a fonte pesquisada.
	Resposta:
A instituição, conta com outros instrumentos que auxiliam o processo de gestão da escola. Não podemos perder de vista que esse processo é conduzido pelo gestor, que na escola é representado pela figura do seu Diretor, que agrega às características de administrador a postura de gestor, aquele que conduz os processos administrativos compartilhando as decisões com os atores que compõem a instituição escolar, em um movimento que se configura em transparência. Essa transparência vai desde o uso de recursos financeiros e para além deles, na discussão quanto a decisões, por exemplo, de procedimentos pedagógicos a serem adotados com alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem. O gestor deve reunir competências e habilidades, em especial a liderança. O gestor pode desenvolver a partir de seus valores, ideologia e compromisso com o fazer. Conhecimento geral, domínio das políticas públicas, democracia e uma boa dose de equilíbrio pessoal no sentido de manter o grupo e de mostrar para a sociedade que este complexo organismo social que é a escola, dá conta de trabalhar democraticamente, garantindo a participação de seus atores nas decisões oriundas do processo de gestão.
O gestor deve atentar a eficiência (fazer certo as coisas), eficácia (fazer as coisas certas), efetividade (fazer certo as coisas certas) e equidade (igualdade de condições para todos). A equidade é o reconhecimento de que pessoas e grupos em situações diferenciadas ou desfavoráveis necessitam de atenção e condições especiais, esse conceito está implícito nas atuais políticas de financiamento, via organismos internacionais. O gestor precisa ter em mente de que não se faz necessário facultar somente ao aluno a apropriação de bens culturais, mas também aos docentes e demais colaboradores da escola, é a questão da gestão pelo conhecimento. 
Um bom gestor precisariam ser graduados em cursos da área de educação, gerando um desestímulo social e queda na escolha da habilitação em questão. Precisa conhecer as leis destro do espaço escolar , conduzir processo e pessoas, um bom gestor não nasce pronto ele sendo construindo ao longo de sua carreira adquirindo qualidade, competências e habilidades necessárias para o cargo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais