Buscar

APOL 2 HIST 4 TENT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia a citação: 
“Uma nova ruptura em relação ao modelo corporal aconteceu como consequência da Revolução Industrial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 212.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história, assinale a alternativa que indica corretamente as pessoas que tiveram acesso à moda com o surgimento da indústria:
Nota: 10.0
	
	A
	Era praticamente a nobreza.
	
	B
	Eram os filhos dos reis.
	
	C
	Era acessível a qualquer pessoa com o mínimo de renda.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] com o surgimento da indústria, todas as pessoas com condições mínimas de renda tiveram um pouco de acesso ao que estava na moda [...]” (livro-base, p. 212).
	
	D
	Era exclusiva dos estilistas famosos da época.
	
	E
	Era destinada exclusivamente aos operários das indústrias.
Questão 2/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o excerto de texto:
“Existem muitos debates sobre o que deve ser considerado como esporte [...] No entanto, há uma delimitação quase consensual sobre sua gênese”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 138.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos da Aula 4 (Vídeo 2, Tema 1 – O conceito de jogo e esporte) sobre a caracterização do conceito de esporte, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É uma forma mais refinada de atividades lúdicas.
	
	B
	A maior delimitação de regras acentua a perda do fator lúdico.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com a Aula 4: “O esporte descaracteriza a função primordial (do jogo), pois a maior delimitação de regras acentuou a perda do fator lúdico” (Aula 4, Vídeo 2, Tema 1 – O conceito de jogo e esporte, 3'34'' a 4'00'').
	
	C
	As regras podem ser alteradas e adaptadas.
	
	D
	Incentiva a espontaneidade e criatividade de seus praticantes.
	
	E
	As regras mais simples privilegiam o divertimento.
Questão 3/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto:
“Na Carta Olímpica, o olimpismo é definido como uma filosofia de vida: trata-se de uma forma de prestar serviços para o desenvolvimento harmonioso da sociedade, a fim de se disseminar a prática de esportes para todos […]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 175.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre o brasileiro que recebeu a medalha de Pierre de Frédy (Pierre de Coubertin), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O brasileiro que recebeu essa medalha de mérito foi jogador de futebol Ronaldo, o fenômeno.
	
	B
	Pelé foi o único brasileiro merecedor desse prêmio.
	
	C
	O brasileiro que recebeu essa medalha foi o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Para enaltecer ações desse gênero, o COI criou, em 1964, uma premiação especial: a medalha Pierre de Coubertin. Nesse mesmo ano, a medalha foi destinada postumamente a Luz Long. Desde então, ela foi entregue a mais cinco atletas, entre eles, o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Talvez você se lembre do lamentável incidente ocorrido com o atleta nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, quando um padre irlandês invadiu a área de disputa e o segurou quando ele estava na liderança de sua prova. Vanderlei foi ajudado por um senhor grego que estava próximo do ocorrido” (livro-base, p. 176).
	
	D
	O único brasileiro que recebeu esse prêmio foi o ginasta Diego Hypólito.
	
	E
	A brasileira a receber essa premiação foi Maria Lenk, primeira mulher a participar dos Jogos Olímpicos.
Questão 4/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto:
“A dicotomia era tão latente que as delegações de países socialistas e capitalistas ficaram hospedadas em lados opostos da cidade finlandesa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 184.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre os Jogos Olímpicos realizados em Helsinque, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O evento foi turbulento devido ao país estar passando pela Primeira Guerra Mundial.
	
	B
	Os jogos aconteceram em meio a Segunda Guerra Mundial e isso causou medo nos atletas e delegações.
	
	C
	O evento contou com a participação apenas de professores de Educação Física e militares.
	
	D
	Os jogos ficaram conhecidos como os mais trágicos de todos os tempos, devido ao terrorismo que assombrava o mundo.
	
	E
	A edição ficou marcada pela enorme disputa entre as potências mundiais (socialista x capitalista) em razão da Guerra Fria.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Helsinque – 1952. Essa edição olímpica ficou marcada pela enorme disputa entre as potências mundiais em razão da Guerra Fria, já que o mundo estava dividido entre as influências socialista e capitalista, representadas pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e pelos Estados Unidos, respectivamente” (livro-base, p. 184).
Questão 5/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o fragmento de texto:
“Os romanos e as romanas, [...] valorizavam muito os cuidados corporais, principalmente em relação à assiduidade com a higiene e à melhora da aparência estética”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 207.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre os últimos séculos do período imperial romano, assinale a alternativa que descreve corretamente a relação do cristianismo com o corpo:
Nota: 10.0
	
	A
	Era comum ter relação sexual com mais de um parceiro. 
	
	B
	No verão, os corpos eram cobertos com poucas vestimentas.
	
	C
	Era imposto aos indivíduos um padrão poligâmico.
	
	D
	Havia um sentimento de pudor assustador.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] o cristianismo, doutrina que cresceria nos séculos subsequentes, reforçando assustadoramente o sentimento de pudor” (livro-base, p. 207).
	
	E
	A liberdade sexual e corporal era símile à religião pagã.
Questão 6/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o fragmento de texto: 
“[...] o padrão feminino de beleza foi instituído pelas grandes marcas de vestuário, sobretudo aquelas de alta-costura e de renome [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 216.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história, assinale a alternativa que indica corretamente o nome do(s) transtorno(s) alimentar(es) vivenciado(s) por jovens meninas para seguir o padrão de beleza atual:
Nota: 10.0
	
	A
	Anorexia e bulimia.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Os corpos femininos notoriamente magros, altos e com baixíssimo percentual de gordura tornaram-se referência nas passarelas,
mas levaram (e ainda levam) jovens meninas ao limiar de transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia” (livro-base, p. 216).
	
	B
	Caquexia.
	
	C
	Síndrome de cushing.
	
	D
	Transtorno bipolar e depressão.
	
	E
	Hipotireoidismo.
Questão 7/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto:
“Paris – 1900. O sonho do Barão de Coubertin de ver os Jogos Olímpicos serem realizados em sua cidade natal se realizou em 1900”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 180.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre Pierre de Frédy (Barão de Coubertin) na organização os Jogos Olímpicos da Era Moderna, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Ele defendia o equilíbrio entre corpo e mente por meio da atividade física.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Pierre de Frédy (1863-1937), mais conhecido como Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês que restabeleceu os Jogos Olímpicos na Era Moderna a fim de resgatar os aspectos pedagógicos desses jogos. Ele defendia que eventos grandiosos, capazes de reunir pessoas de várias nacionalidades, além de proporcionarem um equilíbrio entre corpo e mente por meio da atividade física, poderiam propagar a convivência leal e benéfica. Conforme abordamos no item anterior, apesar de não terem atingido nível mundial de competição, as iniciativas anteriores permitem afirmar que Pierre de Coubertin não foi exatamente o primeiro a tentar reviver os Jogos Olímpicos antigos na Era Moderna. O próprio barão admitiu ter sido influenciado pelas ideias de Brookes ao visitá-lo na Inglaterra. No entanto, depois de começar, na década de 1890, a proferir palestras e recrutar voluntários no intuito de reativar os Jogos Olímpicos, ele tomou para si todas essas ideias. Novamente, o barão deixou circular a versão de que ele havia proposto a ideia de Atenas como sede, sendo que ele mesmo esperava a realização em Paris” (livro-base, p. 172-173).
	
	B
	Era contrário à participação de pessoas de diferentes países nas competições.
	
	C
	Foi o primeiro a desistir de reviver os Jogos Olímpicos antigos na Era Moderna.
	
	D
	Ele sempre defendeu que o evento fosse realizado na cidade de Roma.
	
	E
	O Barão de Coubertin não teve nenhuma participação nos jogos modernos.
Questão 8/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto:
“A edição olímpica na capital alemã aconteceu durante a grande efervescência do regime nazista e poucos anos antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 182.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre os Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O norte-americano Owens conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo, nas provas de 100 m rasos, 200 m rasos, salto em distância e revezamento 4 × 100 m rasos.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Apesar desse interesse revelado pelo ditador e por seus seguidores, quem roubou a cena e brilhou nessa edição dos jogos [Berlim, 1936] foi Jesse Owens. O norte-americano de origem africana conquistou quatro medalhas de ouro no atletismo – 100 m rasos, 200 m rasos, revezamento 4 x 100 m e salto em distância – e causou constrangimento às autoridades alemãs” (livro-base, p. 183).
	
	B
	A organização alemã fez questão de ter a participação das mulheres nesse evento, resultado de um trabalho árduo de Confederação com o Comitê Olímpico Internacional.
	
	C
	Adolf Hitler cumprimentou o norte-americano Owens após suas vitórias, e o povo alemão repudiou sua atitude.
	
	D
	Adolf Hitler esteve no pódio e aplaudiu os vencedores dos jogos, mesmo sendo de outros países.
	
	E
	A mando do ditador, o Estádio Olímpico de Berlim foi demolido após essa edição.
Questão 9/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o extrato de texto:
“[…] a segurança nos eventos olímpicos começou a ter de ser bastante reforçada, considerando-se que eventos esportivos dessa magnitude eram (e ainda são) boas oportunidades para divulgar causas políticas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 185.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história sobre os Jogos Olímpicos de Munique, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os Jogos de Munique ficaram conhecidos como a primeira edição com a participação das mulheres.
	
	B
	A edição ficou marcada como a primeira da história.
	
	C
	A edição foi marcada por muitos protestos dos movimentos ativistas palestinos.
	
	D
	A edição de Munique teve protestos contra o racismo no mundo, causando muitas mortes.
	
	E
	A edição de Munique foi considerada a mais trágica da história, pois terroristas palestinos mantiveram atletas israelenses como reféns na vila olímpica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A edição olímpica de Munique é considerada a mais trágica e traumática de todos os tempos. Pela primeira vez, os jogos tiveram de ser paralisados, haja vista que, por cerca de 30 horas, terroristas palestinos mantiveram atletas israelenses como reféns na vila olímpica. Após intensa negociação, os terroristas – que pediam a soltura de cerca de 200 palestinos presos em Israel – perceberam que suas reivindicações não seriam atendidas e então solicitaram que fossem transportados até o Cairo, no Egito” (livro-base, p. 185).
Questão 10/10 - Aspectos Socio-históricos da Educação Física
Leia o trecho de texto:
“Entre a beleza e a feiura existem dezenas de categorias intermediárias, como o agradável, o comum, o indiferente, o disforme, o desagradável, o singelo [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAPRARO, A. M.; SOUZA, M. T. O. Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 203.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base Educação física, esportes e corpo: uma viagem pela história, assinale a alternativa que define corretamente estética:
Nota: 10.0
	
	A
	É um conceito baseado na lógica. 
	
	B
	O seu ideal é unânime entre os indivíduos.
	
	C
	É subjetiva e tem uma ótica típica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Assim, tendo em conta essa forte tendência à subjetividade, sempre que tratarmos de estética, devemos lembrar que ela é definida por uma ótica típica [...]” (livro-base, p. 203).
	
	D
	Pode ser definida como a universalidade objetiva.
	
	E
	A estética está na esfera do conhecimento puro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais