Buscar

handout 2 e 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Handout Bioquímica – 2 e 3
Aula de bioquímica
seg, 15/03/2021
Luís Gustavo dos Santos Pereira
· Objetivo:
Compartilhar sobre o assunto PH e suas características, e os suas misturas como os tampões biológicos.
· Revisão Teórica 
O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
Solução-tampão é uma mistura que tem a capacidade de evitar que o pH da solução sofra grandes variações. É formada por um ácido ou base fraco, e um sal desse ácido ou base.
 A solução-tampão é geralmente uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base.
São aqueles encontrados nos seres vivos. No nosso organismo humano, por exemplo, há tampões capazes de manter o pH do sangue muito próximo de 7,4.
O pH é definido como potencial hidrogeniônico, que é uma escala logarítmica que indica com valores de 0 a 14 se a solução é ácida, neutra ou básica.
Segundo a Teoria da dissociação iônica de Arrhenius, uma substância é considerada ácida se, em meio aquoso, ela liberar como único cátion o H+ (ou H3O+).
A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.
Os principais tampões são o fosfato, as proteínas e o bicarbonato.
O Fosfato constitui um tampão apropriado para valores de pH entre 5,8 e 7,8, porém a concentração deste tampão no plasma é muito pequena, tornando sua eficiência muito reduzida.  
As proteínas presentes no plasma exercem efeito tamponante muito discreto. O único aminoácido que apresenta um grupo de pKa compatível como o tamponamento a pH fisiológico é a histidina (pKa = 6,0). Ainda assim, o efeito tamponante deste aminoácido é discreto, pois não é um aminoácido frequente nas proteínas plasmáticas.  
O Sistema Bicarbonato tem um valor de pKa de 3,8, incompatível, portanto, com o tamponamento fisiológico. Seu ácido (H2CO3) está em equilíbrio como CO2 dissolvido em água.
· Conclusão 
Aprendemos o conceito de Ph e suas medições tanto como ácidos, básicos e neutros e suas misturas e como os tampões que são encontrados em grande maioria em seres vivos, mas especificamente no sangue.
· Referências bibliográficas 
https://m.brasilescola.uol.com.br/quimica/solucaotampao-no-sangue-humano.htm
https://www.todamateria.com.br/o-que-e-ph/amp/
https://www.google.com.br/amp/s/m.manualdaquimica.com/amp/fisico-quimica/conceito-ph.htm
https://www.splabor.com.br/blog/phmetro/bate-papo-tecnico-tudo-sobre-ph-informacoes-curiosidades-e-dicas-para-aumentar-a-eficiencia-de-suas-leituras/

Continue navegando