Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Semestre: 1º 
Disciplina: Políticas de Negociação
Professor: Marcelo Ioris Koche
Aluno(a) : Rafaela Miranda Gonzaga Vito 
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente às aulas 5 a 8
- enviem em formato Word para agilizar a correção, por favor.
- confiram se as respostas estão devidamente marcadas.
- lembre-se que, uma vez enviada, não há como reenviar.
- nas questões dissertativas, caso detectado qualquer tipo de cópia a prova será zerada, independente quem fez e de quem colou.
OBS: O PRAZO PARA A DEVOLUTIVA É DE ATÉ 20 DIAS (EQUIVALENTE AO PERÍODO DE PROVAS).
AS ATIVIDADES OBJETIVAS DEVERÃO SER RESPONDIDAS NO GABARITO, SERÃO CORRIGIDAS SOMENTE SE ESTIVER NO GABARITO.
PREENCHER O GABARITO – SERÁ CORRIGIDO SOMENTE O GABARITO
	03
	04
	05
	06
	07
	C
	A
	E 
	B
	B
	01. Todos os dias somos induzidos a estabelecer um processo de negociação, seja naquelas ações mais simples como nas mais complexas, na maioria das vezes temos resultados satisfatórios. Dessa forma, a negociação é necessária quando duas ou mais pessoas/instituições se defrontam com diferenças de objetivo ou ponto de vista. Dessa forma, como você compreende que deve ocorrer uma negociação bem-sucedida?  Desenvolva sua resposta em um texto dissertativo. (mínimo 5 linhas e máximo 10 linhas) (2,5)
Resposta – Em uma negociação bem sucedida, ambas devem estar bem preparadas, com conhecimento sobre o assunto e com clareza em relação ao objetivo a ser alcançado antes mesmo do encontro das partes envolvidas. É necessário colocar-se no lugar do outro, ser educado, ter alternativas e opções preparadas estar atento com a comunicação tanto verbal como não-verbal. Nessa negociação o resultado obtido deve ser  satisfatório para  ambas partes ; as partes  devem  sentir que  formam ouvidas  e o  relacionamento deve se manter preservado abrindo caminho assim para futuras outras negociações. 
	02. A ética tem como função específica realizar a abordagem científica dos problemas morais que ainda está muito longe de ser satisfatória, e ante as dificuldades para alcançá-las, continuam se beneficiando de éticas especulativas tradicionais e as atuais de inspiração positivistas. Para Mello (2007), a ética é um assunto que surgiu no mundo há séculos para direcionar comportamentos humanos, e há uma grande preocupação quanto à ética nas negociações. Nesse sentido responda a seguinte pergunta: é permitido mentir durante uma negociação ou isso é uma atitude não ética? Descreva sua resposta em um texto dissertativo. (mínimo 5 linhas e máximo 10 linhas) (2,5)
Resposta – A decisão pode ser considerada ética ou antiética considerando fatores legais. Entretanto preza também pela necessidade de valorização da integridade pessoal, honestidade e confiabilidade nas negociações. Pois ética está ligado ao que e justo e bom e não existe negociador meio- ético, pois se e ou não. 
03. Leia as alternativas abaixo:
I- Na negociação internacional, quando ocorre de forma centralizada, seus indicadores estão associados ao alto nível de direção, ou quando descentralizada, motivada por direções inferiores de uma organização. 
II- Um dos elementos chave de uma negociação seria o compromisso que é o critério pelo qual a justiça de um possível acordo pode ser aferida. 
III- Cuidando para aumentar o poder da credibilidade é preciso concentrar e tentar descobrir os desejos subjacentes do outro, observando o sujeito em questão, incluindo os aspectos linguísticos e não-verbais, sobretudo, os emocionais que são elementos diferenciadores. 
A partir das alternativas acima, assinale a alternativa correta: 
a) As alternativas I e III estão corretas. 
b) As alternativas I e II estão corretas. 
c) Apenas a I está correta. 
d) Apenas a III está correta.
e) As alternativas I, II e III estão corretas.
04. Leia o trecho abaixo:
Vários fatores provocam as negociações mal-sucedidas, sobretudo, fomentados pelos aspectos psicológicos, físicos e técnicos. Nos aspectos psicológicos, por exemplo: medo, excesso de preocupação; e baixa autoestima. Nos aspectos físicos: voz; linearidade; dicção ruim; velocidade excessiva; velocidade lenta; nasalação; ausência de pausas; ausência de gestos; postura inadequada; aparência deselegante.
POR QUE
Nos aspectos técnicos: desorganização de ideias; vícios de linguagem; dificuldade de vocabulário; inadequação no uso de recursos. Essas e outras situações são decisivas para uma excelente negociação, 
portanto, saber quais as dificuldades de comportamento são fundamentais para aquisição de competências, habilidades e atitudes diante dos desafios lançados.
A respeito dessas duas asserções, é CORRETO afirmar que: 
a) as duas asserções (I) e (II) são verdadeiras, e a segunda (II) justifica a primeira.
b) as duas asserções (I) e (II) são verdadeiras, e a segunda (II) não justifica a primeira.
c) a primeira asserção (I) é falsa e a segunda (II) é verdadeira.
d) a primeira asserção (I) é verdadeira e a segunda (II) é falsa.
05. Conjuga-se como um processo de oposição e confronto que ocorre entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes envolvidas exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou várias metas. De qual termo está sendo tratado no enunciado?
a) negociação bem sucedida
b) Conflito experienciado
c) conflito percebido
d) conflito manifestado
e) conflito 
06. Marque V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa sobre algumas estratégias importantes que podem ser utilizadas em uma negociação e assinale a alternativa correta:
( F) Fazer concessões é tentar convencer a outra parte a fazer concessões ou resistir às tentativas da outra parte em obter concessões; para tanto podem ser utilizadas ameaças ou a imposição em uma posição.
( V) Afastamento é ausentar-se da negociação. 
( V) Resolução de problemas é tentar dilatar ou localizar alternativas que atendam ambas as partes, utilizando o processo de audição ativa e fornecendo informações sobre as próprias prioridades dentro dos tópicos críticos em discussão. 
( F) Inação corresponde minimizar as perspectivas em relação aos objetivos, demandas ou ofertas a partir de um planejamento estratégico. 
( F ) Disputar é não fazer nada ou fazer o mínimo possível numa negociação. 
 Entre as alternativas apresentadas, assinale a sequencia correta:
a) F -V- V - V -V b) F -V- V- F - F c) F - F - V- V - F d) V - V- V- V -V e) V - V- F - F -V
07. Leia as asserções abaixo: 
A- A estratégia de negociação é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim que se destina atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de um parâmetro pré-definido de tempo, custo, recursos envolvidos e qualidade. 
B- Algumas estratégias importantes podem ser utilizadas em uma negociação, como: fazer concessões: correspondem minimizar as perspectivas em relação aos objetivos, demandas ou ofertas a partirde um planejamento estratégico; disputar: tentar convencer a outra parte a fazer concessões ou resistir às tentativas da outra parte em obter concessões; para tanto podem ser utilizadas ameaças ou a imposição em uma posição entre outras. 
 A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. a) A asserção A é uma proposição verdadeira, e a B é uma proposição falsa. b) A asserção A é uma proposição falsa, e a B é uma proposição verdadeira. c) As asserções A e B são proposições verdadeiras. d) As asserções A e B são proposições falsas. 
Boa Prova!

Continue navegando