Buscar

Linguagem Literária e não Literária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linguagem Literária e não Literária
PEDAGOGIA
Na literatura, as palavras podem não ter o mesmo valor das palavras que utilizamos na vida diária. Em nosso cotidiano, as palavras têm um valor utilitário, ao passo que, se usadas no texto literário, adquirem valor artístico, podendo criar um mundo poético ou ficcional, por meio da maneira como são usadas.
O artista da palavra pode nos retratar uma realidade ao seu modo. A realidade literária (a criação literária) pode estar em desacordo com a realidade sensível, objetiva.
A linguagem literária é conotativa, utiliza figuras (palavras de sentido figurado), em que as palavras adquirem sentidos mais amplos do que geralmente possuem.
Na linguagem literária há preocupação com a escolha e a disposição das palavras, que acabam dando vida e beleza a um texto.
A linguagem não literária é objetiva, denotativa, preocupa-se em transmitir o conteúdo, utiliza a palavra em seu sentido próprio, utilitário, sem preocupação artística.
Portanto, a literatura é de grande importância, porque é a expressão do ser humano e da vida, e porque retrata épocas, costumes e ideias.
O lugar da teoria literária
A teoria literária, desde o início do século XX, debruçou-se sobre os problemas que o termo literatura assumiu, em consonância com as transformações históricas e sociais focalizando a literatura em diferentes posições.
Considerando a literatura como floresta, rica de espécies, flores e frutos, verão que tais encaminhamentos abriram muitas trilhas e clareiras, mas devemos caminhar atentos, pois tais caminhos devem revelar a floresta e é a ela que devemos ficar atentos.
Quem quiser eleger um caminho como único convirá que é limitar o conhecimento da floresta. Por outro lado só se conhece a floresta penetrando nela. O método (palavra grega que significa “caminho para”) de compreensão da natureza do literário não pode concebê-la como um objeto distante de um sujeito que, munido de uma teoria ou conceito, vai alcançá-la. Só se compreende a literatura lendo-a, como só se conhece a floresta percorrendo-a.
. Um texto literário é uma construção textual de acordo com as normas da literatura, com objetivos e características próprias, como linguagem elaborada de forma a causar emoções no leitor. ... Alguns exemplos de textos literários são: peças teatrais, romances, crônicas, contos fábulas, poemas, etc.
Quais são as características de um texto literário?
O texto literário é aprestado em uma linguagem pessoal, envolta em emoção, emprego de lirismo e valores do autor ou do ser (ou objeto) retratado. Já o texto não-literário tem como marca a linguagem referencial e, por isso, também é chamado de texto utilitário.
Características dos textos não literários
Relata fatos reais de forma impessoal e imparcial, não havendo opiniões e juízos de valor sobre o conteúdo do texto. Não utiliza figuras de linguagem e outros recursos estilísticos que possam prejudicar a compreensão do conteúdo do texto.
O que é um texto não literário exemplos?
É um texto informativo e, portanto, não literário. ... São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.
Quais são os tipos de textos literários?
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Características do texto literário
1. sentido conotativo;
2. ponto de vista pessoal do autor;
3. uso de figuras de linguagem;
4. ocorrência de simbolismos;
5. presença de elementos que detonam múltiplos significados, reflexões e emoções.
O que não é um texto?
O que é texto não-literário? Os textos não-literários são informativos. Sua composição utiliza fatos para comprovar um ponto e a escrita é feita de forma objetiva. A informação nos textos não-literários deve ser passada de modo a facilitar a compreensão da mensagem.
Como podem ser classificados os textos?
Existem cinco tipos de textos que são classificados com base em estruturas específicas. Eles se dividem em: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Uma das características principais do texto narrativo é a presença de um narrador.

Continue navegando