Buscar

Alfabetização Atividade 2 - Ranei Daniela Batista dos Santis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PEDAGOGIA
 (
Formado em Biologia, Piaget especializou-se nos estudos do conhecimento humano, concluindo que, assim como os organismos vivos podem adaptar-se geneticamente a um novo meio, existe também uma relação evolutiva entre o sujeito e o seu meio, ou seja, a criança reconstrói suas ações e ideias quando se relaciona com novas experiências ambientais. Para ele, a criança constrói sua realidade como um ser humano singular, situação em que o cognitivo está em supremacia em relação ao social e o afetivo
.
)Alfabetização e Letramento 
Na Teoria de Jean Piaget, desenvolveu alguns conceitos essencial para base da epistemologia genética. Sendo assim complete os seus conceitos.
	ADAPTAÇÃO
	Para Piaget, há adaptação enquanto processo quando o organismo se transforma em função do meio e quando esta transformação tem por efeito um acréscimo das trocas entre ambos, favoráveis ao organismo.  Piaget utiliza vários conceitos que estão diretamente associados com a biologia, como por exemplo o de invariantes funcionais. Estas invariantes funcionais são os processos responsáveis pelos mecanismos dessas trocas entre organismo e meio, ou melhor, pelo funcionamento e gestão entre organismo e meio.
	ASSIMILAÇÃO
	Para Piaget, a assimilação é um termo que faz referência a uma parte do processo de adaptação do ser humano. Através da assimilação, as pessoas conseguem captar e obter novas informações e incorporá-las nas ideias já existentes dentro de seu psiquismo.
	ACOMODAÇÃO.
	Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação". Ou seja, a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado.
	EXPERIÊNCIA FÍSICA
	A experiência física corresponde à concepção clássica de experiência: consiste em agir sobre os objetos propriamente ditos. Por exemplo: levantando corpos sólidos, a criança perceberá, por experiência física, a diversidade dos pesos, sua relação com o volume, densidade, etc.
	EXPERIÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
	O conhecimento lógico, matemático segundo Piaget (1978) é uma construção, e resulta da ação mental da criança sobre o mundo. O conhecimento lógico-matemático não é inerente ao objeto; ele é construído a partir das relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo.
	EGOCENTRISMO
	Podemos entender o Egocentrismo como uma incapacidade por parte de uma criança em fase pré-operatória de desenvolvimento de ver qualquer ponto de vista diferente do seu, de acordo com Jean Piaget e sua teoria do desenvolvimento cognitivo.
	ESTÁGIO SENSÓRIO-MOTOR,
	Um dos principais conceitos aprendidos pelo bebê durante o estágio sensório-motor é a permanência do objeto. Ou seja, a aprendizagem de que objetos, pessoas e eventos continuam a existir mesmo quando ele não pode ver, ouvir ou percebê-los de forma alguma.
	PRÉ-OPERATÓRIO
	O pensamento pré-operatório nas crianças, uma teoria desenvolvida pelo famoso psicólogo Jean Piaget, descreve as características do raciocínio entre os 2 e os 7 anos de idade. O pensamento pré-operatório é a fase do desenvolvimento cognitivo pelo qual a criança passa entre os 2 e os 7 anos.
	OPERATÓRIO FORMAL
	Esse estágio passa a manifestar-se de modo mais evidente o que coincide (ou deve coincidir) com o início da escolarização formal, ou seja, com o Ensino Fundamental. É caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. Começam a usar a lógica ou raciocínio de um princípio geral para informações específicas. 
	OPERATÓRIO CONCRETO
	Assim, o período operatório concreto é o penúltimo estágio para se chegar ao nível mais elevado de raciocínio: a abstração. Durante o mesmo a criança atinge o uso das operações completamente lógicas pela primeira vez. O pensamento deixa de ser dominado pelas percepções e a criança torna-se capaz de resolver problemas que existem ou existiram (são concretos) em sua experiência. Tendo-se em vista a ideia de Piaget e Inhelder (2002, p. 90), “a construção dos números inteiros efetua-se, na criança, em estreita conexão com a das seriações e inclusões de classes”.

Continue navegando