Buscar

EX 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo dos estudos do material, foi possível compreender a importância do equilíbrio da cadeia trófica nos ecossistemas e refletir sobre os impactos do seu desequilíbrio não apenas para a fauna e flora, mas também para a população humana. Sabemos que as espécies “topo de cadeia” necessitam de grandes áreas para sobreviver, seja nos ambientes terrestres, seja nos ambientes marinhos, como é o caso da onça pintada (panthera onca), maior felino das Américas, porém já extinta nos EUA e vulnerável no Brasil, sendo que em alguns biomas, como na caatinga, já se encontra criticamente em perigo (OLIVEIRA, 2019).
OLIVEIRA, E. Maior felino das Américas, a onça-pintada está criticamente ameaçada de extinção na caatinga. G1, [s. l.], 21 fev. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/natureza/desafio-natureza/noticia/2019/02/21/maior-felino-das-americas-a-onca-pintada-esta-criticamente-ameacada-de-extincao-na-caatinga.ghtml. Acesso em: 15 jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, explique a importância da criação de áreas protegidas para as espécies “topo de cadeia”, destacando os possíveis desequilíbrios ambientais no caso da extinção da espécie no Brasil. Você pode pesquisar trabalhos acadêmicos e notícias em jornais sobre o caso para auxiliar na elaboração da resposta.
A criação de áreas protegidas é de extrema importância pois a quantidade de pessoas está aumentando cada vez mais nas áreas rurais, próximos aos habitats de vários animais. E com isso, podem ocorrer casos de ataques de grandes animais aos seres humanos, ocasionando a morte de espécies através da força humana. 
A extinção de um animal como a onça pintada pode ocasionar um desequilíbrio muito grande nos ecossistemas pois os ciclos dependem de todos os animais que existem em cada ecossistema. Por exemplo: a onça pintada se alimenta de animais menores, se ela for extinta, esses animais podem não ter um predador, o que vai acarretar no aumento da população. Esses animais por sua vez irão consumir muito mais. Se forem consumidores primários, podem acabar com algumas espécies de plantas, que pode gerar erosões no solo e desestabilizar todo o ecossistema.
Todos os seres vivos possuem seu papel na comunidade, de forma que um estando em desequilíbrio vai causar problemas para as outras espécies. E dessa forma, vai depender de uma intervenção externa para poder equilibrar o ecossistema novamente. Criando áreas protegidas os animais não precisarão buscar alimentos em outras áreas e corre menos risco de ter esses encontros com seres humanos, mantendo os locais preservados e protegidos.

Outros materiais