Buscar

PROJETO DE ESTÁGIO III ( ELANE ) para; Paula

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci
ELANE ALVES COSTA
PED.1977
PROJETO DE ESTÁGIO III
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 
SERRA - ES
2020
SUMÁRIO
1 PARTE I: PESQUISA 	3
1.1 DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR MEDIANTE A PANDEMIA	3
1.2 OBJETIVOS	4
1.3 IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR COM O ISOLAMENTO SOCIAL ....4,5
2.0 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 	6
2.1 METODOLOGIA	.6
2.2 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO.............................................................. 6
3.0 CARACTERIZAÇÃO DO PROFESSOR ENTREVISTADO.............................7
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA....................................................................7
4.0 CRONOGRAMA................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS....................................................................................................9
...ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção" (FREIRE, 2003, p. 47)
				2
	
 1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR MEDIANTE A PANDEMIA.
Esse estudo que compõe o Projeto de Estágio III tem como TEMA: DESAFIOS DO GESTOR ESCOLAR MEDIANTE A PANDEMIA e como área de concentração metodologia de ensino. Ele foi escolhido com o intuito de enfatizar a importância do gestor escolar que atualmente é responsável por competências pedagógicas, administrativas e recursos humanos; tendo um difícil e desafiador desempenho .O gestor escolar precisa envolver toda equipe pedagógica e administrativa para desenvolver de forma conjunta todo processo educacional da instituição, em busca da realização dos objetivos que foram propostos . O gestor escolar enfrenta várias mudanças mediante atualizações da LDB ( Lei de Diretrizes e Bases) entre dois aspectos que envolve a comunidade escolar nos projetos pedagógicos e a função da escola envolvida na divulgação e socialização do conhecimento.
... O perfil do diretor e da gestão escolar são elementos que se somam a um conjunto de outros aspectos responsáveis pelos resultados escolares, mas não deixam de ser variáveis importantes para a compreensão dos resultados estudantis, permitindo-se concluir que há uma espécie de efeito gestão nas escolas públicas de educação básica no Brasil...” (SOUZA, 2006, p. 276).
 Os novos desafios surgem com a necessidade de repensar suas práticas em um novo modelo de sociedade, fazendo uma abordagem teórica em torno da gestão democrática no âmbito educacional de uma escola pública , buscando mecanismos que melhorem o desenvolvimento escolar e o funcionamento da instituição. A gestão escolar democrática está assegurada pela Lei de Diretrizes Bases Educação Nacional – LDB (Brasil de 1996) de acordo com a LDB 1996:
 Art. 3º O ensino será ministrado com base no seguintes princípios:[...] 
 VIII- gestão democrática do ensino público na forma desta ei e da legislação dos sistemas de ensino [...] 
 Artigo 14 -Os sistemas de ensino definirão as normas da democrática 
 do ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:
 I –participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
 II–participação da comunidade escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes;[...]
 Art.15- Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais do direito financeiro público (BRASIL, 1996).
1.2 OBJETIVOS
O objetivo geral desse trabalho é que no final das aulas online os alunos consigam executar todas as tarefas propostas.
Os principais objetivos são:
· Incentivar os educandos a participarem das aulas online.
· Observar o desenvolvimento dos alunos durante as aulas online no dia a dia.
· Utilização de novas formas de estudar e aprender.
· Estimular a inovação e melhoria do processo educacional.
· Estimular a participação do gestor em reuniões online com educandos. 
- 
1.3 IMPACTOS NA GESTÃO ESCOLAR COM O ISOLAMENTO SOCIAL 
 Nesse momento o gestor precisa estar atualizado com todos os protocolos a respeito da situação e, diante essa pandemia ele precisou adotar as medidas recomendadas pelo governo e instituições de saúde. Infelizmente com o agravamento dessa pandemia, houve a necessidade de suspender as aulas, realizando planejamentos de ações que se adequassem a toda comunidade escolar diante do cenário atual. Com as aulas suspensas, o tempo passando, a doença avançando, foram tomados procedimentos para que os alunos não fiquessem prejudicados. Aulas online, reuniões pedagógicas online e inclusive atividades em apostilas foram algumas decisões a serem tomadas pelos gestores, orientados por seus governantes para que alunos não perdessem o ano. Mas todo esse desafio não foi suficiente, pois, mesmo o governo lançando aplicativos para alunos acompanharem as aulas, muitos alunos não possuiam e não possuem algum tipo de mecanismo, para estar em dia com as tarefas diárias desenvolvidas através de atividades remotas , usando celulares, computadores, tabletes , notebook, etc...
 Há uma desigualdade educacional e muitos educadores ainda não preparados para passar os conteúdos em aulas remotas e sem as aulas presenciais aumentando assim o déficit de aprendizagem e evasão escolar ; surgindo com isso novos problemas como a inadiplência por não haver aula, compromissos e contratos encerrados por não ter como cumpri – los. No entanto aguardamos anciosos o fim dessa pandemia, para que possamos retornar ao nosso convívio escolar sem se preocupar com a contaminação.
 Percebemos entretano , que será de grande importância que o poder público se sensibilize para que, mesmo sob uma lógica de minimização dos impactos negativos nos estudantes, os professores recebem orientações e apoio adequado para lidarem com tamanha tarefa. Lück (2009, p. 95) ao caracterizar a função do gestor pedagógico dentro do contexto escolar, analisa que:
 A gestão pedagógica é, de todas as dimensões da gestão escolar, a mais importante, pois está mais diretamente envolvida com o foco da escola que é o de promover aprendizagem e formação dos alunos, conforme apontado anteriormente.
 Constitui-se como a dimensão para a qual todas as demais convergem, uma vez que esta se refere ao foco principal do ensino que é a atuação sistemática e intencional de promover a formação e a aprendizagem dos alunos, como condição para que desenvolvam as competências sociais e pessoais necessárias para sua inserção proveitosa na sociedade e no mundo do trabalho, numa relação de benefício recíproco. Também para que se realizem como seres humanos e tenham qualidade de vida.
 Mas a escola tendo como foco o aluno e a metodologia de ensinar de diferentes áreas como aulas, é importante destacar que essa prática escolar é contrária às que acontecem no convívio familiar e social. Ela é planejada e contínua. A escola precisa que essas aulas sejam bem planejadas para que possam contribuir que o aluno se aproprie dos conteúdos de forma construtiva e crítica. No cotidiano os professores adquirem saberes para desenvolver uma prática pedagógica diferente.
1 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA 
ESCOLA: EMEF “NOVO HORIZONTE” - CAIC
Rua Sanhaço, SN. Novo Horizonte. CEP: 29163-343. Serra - Espírito Santo
Email: emefnovohorizonte@serra.es.gov.br 
Telefone: (27) 3318-7850
2.2 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
Quantoà infraestrutura desta unidade de ensino, destacamos 12 salas de aula; 01 Sala de Professores; 01 Sala de Secretaria; 01 Sala para a Gestora Escolar, 01 Cozinha, 01 Almoxarifado; Banheiro com chuveiro, banheiro dentro e fora da escola, banheiro adequado a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida; Pátio coberto e pátio descoberto, refeitório, quadra coberta e parque infantil. 
.
 
Essa escola possui 97 funcionários, sendo: Auxiliares de Serviços Gerais, merendeiras; Pedagogas; Professores; 2 Professores de AEE; Diretora; Auxiliares Administrativos e 02 Vigilantes. 
Atualmente, essa escola atende 854 alunos, mais 29 da educação especial que cursam do 1º ao 5º ano; sendo estes atendidos no horário matutino e vespertino. Quanto às festividades realizadas na escola temos os Projetos Institucionais; além de algumas comemorações, tais como: dia da família na escola, Festa Cultural e dia das crianças. Além disso, essa escola possui a missão de formar cidadãos críticos. Por isso, a gestora busca democratizar as informações.
 
3 CARACTERIZAÇÃO DO PROFESSOR ENTREVISTADO
Aspectos gerais: Professora formada em pedagogia e pós em educação especial e psicopedagogia; atua na profissão a mais ou menos 20 anos e na escola concedente vai fazer 7 anos; atua como pedagoga nesta escola. Tem um bom relacionamento com os alunos; trabalha no turno vespertino; não mora no bairro onde a escola está edificada; procura sempre se especializar nos cursos de educação continuada. 
 
Planejamento: São feitos semanalmente; são definidos para cada aula; os objetivos são centrados nos alunos e apresentados às turmas; a avaliação está em acordo com o PPP; a professora promove (igualdade expressão), ocorre relação do que é planejado com a prática; a sala é ampla, comporta até 35 alunos, onde não excedem esse limite (portanto com a pandemia as aulas passaram a ser online.) Participando das aulas online com a professora , observei que os alunos são motivados; o tempo é dividido em (hora-aula) entre motivação, explanação, atividades práticas e avaliação dos objetivo propostos para a turma.
	
3.1 CARACTERIZAÇÃO DA TURMA 
Aspectos pedagógicos: Foram desenvolvidos projetos relacionados ao COVID- 19, avaliações online. o dia das mães, utilizando diversos materiais para colagem, músicas e trabalhos impressos ( apostilas e caderno impresso). A receptividade ao planejamento do professor e às regras de rotina de acordo com a linha pedagógica adotada no PPP e defendida pelo professor.
Aspectos comportamentais: Há interesse, participação, cooperação, respeito entre os alunos e professora; as salas de aulas são bem organizadas no que se refere ao material individual e coletivo (mochilas, livros, cadernos...), momento(s) 
e/ou assunto (s) no(s) qual (is) se refere mais atenção, interesse e participação dos alunos mediante aulas online.
.
4 CRONOGRAMA 
	
Data
	
 Turno e horário
	
 Atividade
	
16/10/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	Reunião online com pedagoga e professores
	
16/10/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	Reunião online com pedagoga e professores
	
24/10/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	
 Interação entre Equipe Pedagógica e Família online
	
07/11/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	
Reunião online com pedagoga e professores
	
08/11/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	
Reunião online com pedagoga e professores
	
09/11/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	
Reunião online com pedagoga e professores
	
10/11/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	
Reunião online com diretora e professores 
	
20/11/2020
	
Matutino 7:00 às 11:20
	
Entrevista a pedagoga e diretor
Observação : Devido a pandemia, as reuniões são feitas online.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Lei n. 9394, de 20/12/96, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Diário Oficial da União, n. 248, 1996.
https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/19668_10826.pdf
LÜCK, Heloísa. A gestão pedagógica da organização curricular com foco na superação da distorção idade-série. Gestão em Rede, n. 62, p. 10 – 14, junho, 2005.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. 2006. O Perfil da Gestão Escolar no Brasil. Tese de Doutorado (Educação: História, Política, Sociedade). São Paulo: PUC-SP.Disponível em 20/11/2020.
ANEXOS
Estágio III
: Roteiro de entrevista..
_1156253328.bin
 
_1156253328.bin

Continue navegando