Buscar

teste adm estrateg-5

Prévia do material em texto

Disc.: ADM. ESTRATÉG.  
	2021.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		 
	
	1.
	
		 Assinale a alternativa que apresenta apenas atividades primárias, dentro do conceito de Cadeia de Valor Organizacional, proposto por Michael Porter: 
	
	
	
	Marketing e vendas, gestão de RH, Operações
	
	
	Vaca leiteira, estrela, ponto de interrogação, abacaxi
	Certo 
	
	Logística interna, Operações, Serviços
	
	
	Logística externa, Marketing e vendas, Aquisições
	
	
	Operações, Tecnologia, Aquisições
	
Explicação: 
A Cadeia de Valor de Michael Porter é um conjunto de atividades que uma organização realiza para criar valor para os seus clientes, e tem como atividades primárias: Logística interna, Operações, Serviços.
	
	
	 
		 
	
	2.
	
		 (Instituto AOCP, 2013) De acordo com Michael Porter, a estratégia consiste em fazer escolhas e procurar deliberadamente ser diferente. Assinale a alternativa que apresenta as categorias que Porter classificou a estratégia. 
	
	
	
	Diferenciação, identidade forte do produto e liderança de custo.
	Certo 
	
	Diferenciação, liderança do custo e foco.
	
	
	Identidade forte do produto, baixo custo e baixo preço do produto e diferenciação
	
	
	Identidade forte do produto, liderança em custo e baixo custo e baixo preço do produto. 
	
	
	Diferenciação, baixo custo e baixo preço do produto e foco.
	
Explicação: 
As três estratégias genéricas de Porter são: diferenciação, liderança do custo e foco.
	
	
	 
		 
	
	3.
	
		 Porter propõe 3 tipos de estratégias genéricas. São elas: Liderança total em custos, diferenciação e foco. Analise as afirmativas: i. A estratégia por foco é inflexível, determinada e arriscada. Trabalha com o mesmo foco do início ao fim, mesmo que isso represente prejuízos. ii. A estratégia por liderança total em custos prioriza o preço. iii. A estratégia por diferenciação busca agregar valor a seus produtos e marca. iv. Todas as estratégias podem ser trabalhadas ao mesmo tempo para o mesmo público, sem dificuldades. v. A estratégia por foco é usada pela maioria das empresas que se tornam especialistas em determinado produto. Opção que relaciona as afirmativas verdadeiras é: 
	
	
	
	c) ii, iii 
	
	
	b) i, ii, iii 
	
	
	d) iii, iv, v 
	
	
	a) iv 
	Certo 
	
	e) ii, iii, v
	
Explicação: 
A alternativa II está errada porque não existe a estratégia de liderança total, enquanto a alternativa IV está errada porque a empresa não pode aplicar as três estratégicas genéricas ao mesmo tempo.
	
	
	 
		 
	
	4.
	
		 Rafael trabalhou durante muitos anos numa fábrica de LPs localizado no Rio de Janeiro. Essa fábrica chegou a ser a maior da América Latina. Mas, por não observar o surgimento de uma nova tecnologia, o CD, a fábrica acabou falindo. Segundo o modelo das cinco forças de Michael Porter, a análise de qual das forças foi negligencia pela fábrica? 
	
	
	
	Clientes 
	
	
	Concorrentes 
	
	
	Novos entrantes 
	
	
	Fornecedores
	Certo 
	
	Produtos substitutos 
		
	Gabarito
Comentado
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	
	 
		 
	
	5.
	
		 Atualmente, as empresas têm procurado pela diversificação, para que possam dominar a maior parte do mercado possível, em todos os segmentos de mercado. Porém, é uma estratégia arriscada, pois requer investimentos. De acordo com a matriz de Ansoff, que estabelece a relação produto/mercado de uma organização, assinale a alternativa que representa a estratégia de diversificação. 
	
	
	
	d) Oferta de produtos tradicionais (atuais) para mercados tradicionais (atuais).
	Certo 
	
	a) Oferta de produtos novos para mercados novos.
	
	
	Oferta de produtos tradicionais para mercados novissimo.
	
	
	b) Oferta de produtos novos para mercados tradicionais (atuais).
	
	
	c) Oferta de produtos tradicionais (atuais) para mercados novos.
	
Explicação: 
Segundo Ansoff, a estratégia de diversificação objetiva criar produtos, para atuar em novos mercados. Essa estratégia busca a inovação que inevitavelmente proporciona riscos.
	
	
	 
		 
	
	6.
	
		 Embora nossos concorrentes apresentem alguns produtos comparáveis, nossos produtos têm alcançado os mais altos níveis de qualidade. Nossos clientes, no entanto, não estão tão dispostos a pagar por alta qualidade quanto estavam no início. Esses riscos descrevem qual das estratégias genéricas a seguir? 
	
	
	
	Enfoque
	Certo 
	
	Diferenciação
	
	
	Potencial Lucrativo
	
	
	Integração Vertical
	
	
	Liderança em Custos
	
Explicação: 
A estratégia genérica de diferenciação visa desenvolver um atributo diferente dos de seus rivais, como por exemplo foco o investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e na assistência técnica. Esse tipo de estratégia possui como principal destaque a diferenciação dos serviços e produtos para oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor.
	
	
	 
		 
	
	7.
	
		 Uma das estratégias competitivas idealizadas por Michael Porter direciona a empresa para investir mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado e qualidade, com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor. O texto anterior faz referência a qual das estratégias de Michael Porter? 
	
	
	
	Custo Diferenciação.
	
	
	Custo Baixo.
	Certo 
	
	Diferenciação.
	
	
	Foco.
	
	
	Genérica.
	
Explicação: 
A estratégia de diferenciação possui como foco a diferenciação dos serviços e produtos para oferecer as melhores opções do mercado ao público consumidor, por meio de investimento na imagem, nos canais de distribuição, em pesquisa, na capacitação técnica dos funcionários, na pesquisa de mercado e na assistência técnica.
	
	
	 
		 
	
	8.
	
		 O professor Michael E. Porter, da Harvard University, é uma das principais autoridades em análise estrutural das indústrias. Na sua proposta, o argumento predominante é que o potencial de lucro de um setor depende de cinco forças competitivas básicas. Dentre os cinco itens apresentados a seguir, assinale aquele que não representa uma dessas cinco forças competitivas 
	
	
	
	O poder de barganha dos compradores.
	Certo 
	
	As variações existentes no produto. 
	
	
	A ameaça de produtos ou serviços substitutos.
	
	
	O poder de barganha dos fornecedores.
	
	
	A ameaça de novos concorrentes que ingressam no setor.
	
Explicação: 
As cinco forças do modelo de Porter são: Rivalidade entre os Concorrentes, Poder de Barganha dos Clientes, Poder de Barganha dos Fornecedores, Ameaça de Entrada de Novos Concorrentes e Ameaça de Produtos Substitutos.

Mais conteúdos dessa disciplina