Buscar

Direito constitucional III - CASO CONCRETO 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO CONCRETO 04
Compreender e contextualizar as regras constitucionais inerentes à família, criança, adolescente, jovem e idosos.
1) (FGV-2018_ ADAPTADA) Manuel de Souza, idoso e pobre, necessita de medicamento de uso continuado e controlado para se tratar de doença diagnostica por médico do SUS. A medicação não faz parte das Relações Nacional e Municipal de Medicamentos Essenciais, mas Manuel precisa ter o remédio para recuperar sua saúde. Desta forma recorreu ao Poder Judiciário, acionando o Município de Maceió. Considerando o exposto e as normas constitucionais vigentes, responda de forma fundamentada se o pleito de Manuel se justifica. 
O Município de Maceió está obrigado a fornecer a medicação, conforme orientação do médico, em virtude do seu dever de proteger a vida e a saúde dos munícipes. 
2) (FCC - 2019) Nos termos da Constituição Federal, é correto afirmar que: 
A) para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. (RESPOSTA)
B) a lei não reconhece como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes. 
C) são penalmente inimputáveis os maiores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial. errado
D) os filhos havidos da relação do casamento terão prioridade sobre os filhos adotados, devendo a lei reconhecer essas diferenças, que não serão consideradas como designações discriminatórias relativas à filiação. errado 
E) a adoção será assistida pelo Poder Público, que deverá obrigatoriamente e na forma da lei, proibir a sua efetivação por parte de estrangeiros. errado

Continue navegando