Buscar

ATIVIDADE 15 DE OUTUBRO RUBEM ALVES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Qual é o papel da educação para o autor?
Para Rubem Alves a educação tem um papel transformador a qual desperta no aluno o pensar e não a decorar respostas, buscar a compreender o significado das coisas ela deve criar a alegria de pensar. 
2) O que o autor fala sobre a leitura?
Para o autor ao invés de mandar a criança ler, o educador sugere que é o professor quem deve ler. Por exemplo, escolher momentos apropriados de afeto e de tranquilidade em que a leitura torna um ato prazeroso. Ele sugere como exemplo quando a criança vai para a cama e a mãe se senta ao lado e vai narrar a história de um livro. Assim o adulto cria na criança, o gosto pela leitura. Isso é muito mais que meramente forçar o aluno a ler. Para Rubem Alves, a questão vai mais além: antes de se pensar em fazer com que os alunos leiam, é mais importante tornar a relação com a leitura uma relação de amor, de gosto e de prazer.
3) Segundo o autor, qual a missão do professor ?
De acordo com Rubem Alves professor tem a missão de usar ferramentas e estratégias que despertam o pensamento e a curiosidade do aluno. Para ele o professor deve perguntar-se: “Isso que eu vou ensinar serve para quê?”. E, dependendo da resposta, é até mesmo recusar-se a repetir o que consta no programa e buscar algo que tenha relação com a vida do aluno; afinal, se é através da educação que formamos cidadãos, tal educação precisa ter paralelos e encontros com as vivências dos alunos. Portanto a aprendizagem deve fazer sentido na vida das crianças.
4) No seu entender, o que é uma educação para a vida?
A educação para a vida é aquela que causa espanto, que desperta curiosidade e prazer no conhecimento, é aquela que constrói cidadãos pensantes e com autonomia. Não a educação que avalia para apenas adquirir nota, mas aquela que se importa em avaliar a capacidade que o aluno tem de pensar e construir conhecimentos.

Continue navegando