Buscar

Portfólio de ERGONOMIA 2

Prévia do material em texto

GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM 
ROSIVALDO LOBO GOMES
R.A. 8058465
 
 
 
PORTIFÓLIO DE ERGONOMIA E SEGURANÇA DO TRABALHO.
 
 
 Atividade 	referente 	à 	disciplina de ergonomia e segurança do trabalho sob orientação da professora Marilia de Carvalho Almeida.
 
 
 
 
São Miguel Do Guaporé
 
-
 
RO
 
2020
 
01) Defina sistema.
R. Sistema é um conjunto de componentes (partes ou órgãos do sistema), dinamicamente inter-relacionados entre si em uma rede de comunicações (em decorrência da interação dos diversos componentes), formando uma atividade (comportamento ou processamento do sistema), para atingir um determinado objetivo (finalidade do sistema), agindo sobre sinais, energia e materiais (insumos ou entradas a serem processadas pelo sistema), para fornecer informação, energia ou produto (saídas do sistema).
02) A apreciação ergonômica é composta pela caracterização e posição serial do sistema e a modelagem comunicacional. Descreva quais os itens que compõem a caracterização e posição serial do sistema.
R. A Caracterização e posição serial do sistema é composta pelos seguintes itens: sistema alvo, meta do sistema, requisitos do sistema, restrições do sistema; entradas e saídas.
Meta do sistema: Compreende o propósito, a missão principal, a função básica do sistema – o “para que serve o sistema”. É por onde se começa a análise do sistema em operação – do “o que é o sistema”. A meta define determinantes para o desempenho do sistema.
Requisitos do sistema: Características que o sistema deve ter para que se atinjam as metas. Consistem em definições qualitativas e, sempre que possível, quantitativas. Os requisitos derivam da meta e estão em oposição aos problemas, já que são justamente os problemas que prejudicam o atingir da meta. A consecução dos requisitos implica o desempenho de determinadas funções.
Restrições do sistema: Influências do ambiente no sistema sobre as quais não se tem controle, ou nada podem ser feitas para alterá-las e que afetarão o funcionamento, a obtenção e, consequentemente, os resultados do sistema. É possível que uma limitação imposta ou uma restrição atue por um certo tempo no desenvolvimento do sistema, mas, em algum momento, cesse de afetar o sistema, seja pelo seu desaparecimento ou mudança. A restrição funciona como um impeditivo à implementação das funções e, consequentemente, à consecução dos requisitos.
Entradas: Entradas (recursos) são o conjunto de objetos fornecidos ao sistema para que sua existência seja preservada e seus objetivos sejam atingidos. Entradas ou insumos (inputs) compreende tudo o que ingressa no sistema para fazê-lo funcionar – caracterizam as forças que fornecem ao sistema o material, os dados, a informação e a energia para a operação ou processo.
Saídas:  Correspondem aos resultados do processo de transformação das entradas. As entradas devidamente processadas e convertidas em resultados são exportadas de novo para o ambiente, na forma de informações, produtos, serviços ou novos comportamentos. As saídas devem apresentar coerência com a meta do sistema.
	MÁQUINA
	
	HOMEM
	Fontes de informações *clientes
*cabeleira
*agenda
*telefone
*cartão e dinheiro
	canais de transmissões
	Sistemas humanos 
*visão
*audição
*tato e olfato
	TRANSMISSÕES
	
	NEORÔNIOS
	Comandos dos equipamentos ativados
	acionamento
*digitar
*agendar
*entrega de comprovante
	Respostas humanas
*gestos
*palavras
*deslocamentos
03) Realize a caracterização e posição serial do sistema e a modelagem comunicacional do sistema, tendo como sistema alvo os serviços de uma cabeleireira. Envie pelo Portfólio seguindo o modelo do material de estudo e dos exemplos lá postados.
		Sistema de alimentação
*sala administrativa
*controle de cliente
*controle de material
	Sistema alvo
Posto de trabalho dos funcionários e fluxos dos clientes.
	Sistema ulterior 
*cliente satisfeito
*funcionários satisfeitos
*cliente bem atendido
Requisitos
*ambiente físico favorável
*comunicação e agendamentos telefônicos 
Restrições
*fluxos de clientes
*espaço físico do salão
Meta 
*controle e ordenação dos clientes no salão
Entradas
*chamadas telefônicas
*contato visual
*informações de atendimento
*plano de atendimento
Saídas
*remarcações
*cartão fidelidade
*bom atendimento aos clientes 
Referências
ALMEIDA, M. C.; PADOVEZ, R. F. C. M. Ergonomia e segurança do trabalho. Batatais: Claretiano, 2017.

Continue navegando