A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
FACUL PROVA 8 PONTOS

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Em trabalho publicado em 2001, Brito et al descrevem que a identificação, em 1981, da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, habitualmente conhecida como AIDS, tornou-se um marco na história da humanidade. A epidemia da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da AIDS representa fenômeno global, dinâmico e instável, cuja forma de ocorrência nas diferentes regiões do mundo depende, entre outros determinantes, do comportamento humano individual e coletivo. A AIDS destaca-se entre as enfermidades infecciosas emergentes pela grande magnitude e extensão dos danos causados às populações e, desde a sua origem, cada uma de suas características e repercussões têm sido exaustivamente discutidas pela comunidade científica e pela sociedade em geral. Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2000 foram notificados à Coordenação Nacional de DST e AIDS, do Ministério da Saúde, 190.949 casos de AIDS. Desses casos, 6.750 são crianças, 139.502 adultos masculinos e 44.697 adultos femininos (Rev. Soc. Bras. Med. Trop. vol. 34 n. 2; 2001).
Para elaborar uma dieta adequada a um paciente com diagnóstico de HIV (+), assintomático e relatando apetite normal, qual seria o mais adequado?
Escolha uma:
a. Hipercalórica e hipoproteica.
b. Hipercalórica e hiperproteica.
c. Hipocalórica e normoproteica.
d. Normocalórica e normoproteica.
e. Normocalórica e hiperproteica.
Limpar minha escolha
Questão 2
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). A obesidade é fator de risco para uma série de doenças, sendo que o obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. O excesso de peso pode estar ligado à genética, a maus hábitos alimentares ou, por exemplo, a disfunções endócrinas.
Analise as afirmativas abaixo:
I- A obesidade caracteriza-se quando o IMC for = 30 kg/m² e pode ser classificada de acordo com a distribuição de gordura em generalizada, androide ou ginoide.
II- A dieta do obeso deve ser reduzida em 500 a 1000 kcal de sua necessidade energética, podendo ser inferior a 1000 kcal por dia.
III- A cirurgia bariátrica não finaliza o tratamento da obesidade, pelo contrário, é o início de um período de um a dois anos de mudanças comportamentais, alimentares e de exercícios, com monitoração regular de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmação correta:
Escolha uma:
a. I e III.
b. II e III.
c. I e II.
d. Somente II.
e. Somente I.
Limpar minha escolha
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Durante a gestação, a mama é preparada para amamentação e sofre modificações sob a ação de diferentes hormônios mamotróficos. Nesse período ocorrem aumento do volume da mama, aumento e hiperpigmentação da aréola, proliferação dos ductos e lóbulos, além do desenvolvimento completo do sistema alveolar. Após o parto e a expulsão da placenta, os níveis de estrogênio e progesterona diminuem e, assim, os hormônios lactogênicos desempenham suas funções. A ejeção do leite humano ocorre a partir da ação do seguinte hormônio e sua respectiva função:
Escolha uma:
a. Prolactina – dilatação dos canalículos.
b. Ocitocina – contração das células mioepiteliais ao redor dos alvéolos mamários.
c. Ocitocina – dilatação dos seios lactíferos.
d. Prolactina – ruptura de células alveolares por estiramento de microfibrilas musculares.
e. Ocitocina – vasoconstrição das artérias com irrigação nos alvéolos mamários.
Limpar minha escolha
Questão 4
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A síndrome metabólica caracteriza-se pela associação, em um mesmo indivíduo, de dislipidemia, diabetes mellitus do tipo 2 ou intolerância à glicose, hipertensão arterial e excesso de peso ou obesidade. Interligando essas alterações metabólicas, está a resistência à insulina (hiperinsulinemia), daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. A SM é a mais comum doença metabólica da atualidade e também a maior responsável por eventos cardiovasculares.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta a respeito da terapia nutricional na hipertensão.
I. O potássio deve ser restrito em pacientes que utilizam diuréticos, pois esse é poupado no organismo pelo uso desse tipo de medicamento.
II. Em casos de paciente com excesso de peso, o controle de peso é uma medida importante para o controle da pressão arterial, uma vez que, a cada 10 kg eliminados, é observada redução de 5 a 20 mmHg da pressão arterial.
III. Em geral, as bebidas alcoólicas devem ser desaconselhadas aos hipertensos.
Escolha uma:
a. I e III estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I e II estão corretas.
d. Todas as afirmações estão corretas.
e. Todas as afirmações estão erradas.
Limpar minha escolha
Questão 5
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto e responda ao que se pede:
“Os carboidratos simples são aqueles com estrutura química molecular de tamanho reduzido. Fazem parte deste grupo os monossacarídeos, os dissacarídeos e os oligossacarídeos. Os carboidratos simples são digeridos e absorvidos rapidamente, produzindo um aumento súbito da taxa de glicose no sangue (glicemia). Os carboidratos complexos correspondem àqueles com estrutura química maior, mais complexa, como os polissacarídeos. Devido ao tamanho de sua molécula, são digeridos e absorvidos lentamente, ocasionando aumento pequeno e gradual da glicemia.”
Disponível em: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=0&id=246
Assinale a alternativa falsa:
Escolha uma:
a. Os principais monossacarídeos são glicose, frutose e galactose.
b. Os oligossacarídeos são formados por 3 a 10 monossacarídeos.
c. A maltose é encontrada nas frutas.
d. A lactose é encontrada no leite.
e. Os polissacarídeos mais importantes são o amido (vegetal) e o glicogênio (animal).
Limpar minha escolha
Questão 6
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
Denomina-se pré-escolar a criança na faixa etária entre 1 e 6 anos. A fase pré-escolar caracteriza-se por menor ritmo de crescimento com relação ao primeiro ano de vida. A desnutrição na fase pré-escolar pode levar a alterações físicas, funcionais e anatômicas; repercutindo negativamente no crescimento e no desenvolvimento da criança, apatia, retardo da linguagem, diminuição da capacidade de concentração e baixa resposta a estímulos.
Em relação à criança em idade pré-escolar, assinale a alternativa errada:
Escolha uma:
a. Forçar uma criança a ingerir alimentos que ela não quer mais é prática muito errada.
b. Nessa fase não se deve oferecer sobremesa como recompensa ou retirá-la como punição, para evitar a supervalorização desse tipo de alimento.
c. É melhor introduzir cada alimento em pequenas porções à criança, encorajando-a a “experimentar” e fazê-la comer na mesa familiar.
d. Essa fase é marcada pela redução ou irregularidade do apetite, por causa da diminuição da velocidade de ganho de peso e estatura, reduzindo a necessidade de energia por unidade de peso; alcance da maturidade neurológica que permite à criança expressar aceitação ou recusa pelos alimentos e pelo maior interesse da criança pelo mundo que a cerca do que pela alimentação.
e. Nessa fase não deve haver preocupação e investigação sobre a carência de ferro (anemia ferropriva), pois ocorre nessa fase a introdução de novos alimentos no lugar do leite, que é pobre em ferro.
Limpar minha escolha
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,00 ponto(s).
Marcar questão
Texto da questão
A modificação na consistência ou composição química das dietas deve ser prescrita pelo nutricionista sempre que necessário, após uma avaliação nutricional detalhada