Buscar

LISTA DE METABOLISMO DE LIPIDEOS

Prévia do material em texto

LISTA DE METABOLISMO DE LIPIDEOS
1- Por que ácidos graxos são tão importantes como reserva energética para o organismo?
R=POR QUE ACIDOS GRAXOS TEM UMA CADEIA LONGA, COM ISSO SE TORNA COM O ALTO PODER CALORIFERO QUE OUTRAS MOLECULAS, OUTRO MOTIVO E POR SER HIDROFOBICO, NÃO PRECISA DE ÁGUA DURANTE O ARMAZENAMENTO.
2- Qual a origem dos ácidos graxos armazenados nos adipócitos? Explique.
R=PARTEM DA ALIMENTAÇÃO OU SINTETIZADOS DOS AÇUCARES CONSUMIDOS QUE IRAM SER CONVERTIDOS EM ACETIL COA.
3- Quilomicrons e albumina sérica apresentam importante função no transporte de ácidos graxos. Explique.
R= QUILOMICRONS TRANSPORTAM OS ACIDOS GRAXOS PELA CORRENTE SANGUINEA PARA OS ADIPOCITOS PARA SEU ARMAZENAMENTO. ALBUMINA SÉRICA TRANSPORTAM ACIDOS GRAXOS DO TECIDO ADIPOSO PARA OUTRAS CELULAS DO ORGANISMO.
4- Qual o nome do processo pelo qual ácidos graxos são oxidados? Onde ele ocorre?
R= BETA OXIDAÇÃO, OCORRE NA MATRIZ MITOCONDRIAL.
5- Quais as moléculas iniciais e quais os produtos da β-oxidação?
R= MOLECULAS INICIAIS SÃO ACIDOS GRAXOS, NAD+, FAD + COA GERANDO ACETIL COA + NADH + FADH2.
6- Cite duas diferenças entre as beta-oxidações de ácidos graxos que ocorrem em mitocondrias e peroxissomos.
R= A BETA OXIDAÇÃO É MAIS COMPLETA QUE O PEROXOMOS, POIS O PEROXOMOS NÃO TEM O CICLO DE KREBS, O FADH2 É PERDIDO NÃO É CONVERTIDO EM ATP SENDO CONVERTIDO EM PEROXIDO DE HIDROGENIO, O NADH E EXPORTADO DA MITOCONDRIA.
7- Ácidos graxos com número par de carbonos somente originam Acetil-CoA durante a sua degradação. Ácidos graxos com número ímpar também produzem o mesmo? Como seus produtos são oxidados.
R= ACIDOS GRAXOS COM NUMERO IMPAR NÃO PRODUZEM A MESMA QUANTIDADE QUE OS ACIDOS GRAXOS DE NUMERO PAR, AO FINAL TEM UMA MOLECULA COM 3 CARBANOS PROPIONIL-COA QUE SOFRE UMA CARBOXILAÇÃO PARA SER CONVERTIDO EM SUCCINATO.
8- Qual a importância das enzimas isomerases e redutases na oxidação de ácidos graxos? Explique.
R= A REDUTASE DIFAZ A DUPLA LIGAÇÃO DO CARBONO BETA DOS ACIDOS GRAXOS E A ISOMERASES ALTERA A POSIÇÃO DA DUPLA LIGAÇÃO, MUDA DE CIS PARA TRANS, ASSIM A MOLECULA PODENDO SER OXIDADA.
9- Qual a importância das enzimas oxidases mistas de ácidos graxos? Explique informando o que é formado.
R= AS ENZIMAS OXIDASES MISTAS DE ACIDOS GRAXOS OXIDA O ULTIMO CARBONO DO ACIDO GRAXO FORMANDO SUCCINATO E ADIPILICO, TEM COMO IMPORTANCIA QUE OCORRA COMO OXIDAÇÃO.
10- O que são corpos cetônicos? Como e onde são formados? Onde e como são consumidos? Qual sua relação com a β-oxidação?
R= SÃO COMPOSTOS DE 3 A 4 CARBONOS FORMADOS NA MITOCONDRIA HEPATICA DE 2 ACETIL-COA, SENDO 3 CORPOS CETÔNICOS, ACETONA, BETA-HIDROXIBUTIRATO E ACETOACETATO, SÃO CONSUMIDOS EM TODO O RESTO DO CORPO ONDE HOUVER MITOCONDRIA, SUA RELAÇÃO COM A BETA-OXIDAÇÃO É A QUEBRA DOS ACIDOS GRAXOS PARA GERAR ENERGIA.
11- Para síntese de uma molécula de palmitato de 16 carbonos quais seriam os precursores necessários?
R= OS PRECURSORES PARA FORMAR O PALMITATO SÃO ACETIL + MALONIL COA + 14 NADPH.
12- Em organismos que apresentam alimentação farta em glicose qual a fonte do NADPH usado na síntese de AG?
R= A FONTE DE NADPH VEM DA VIA DAS PENTOSES-P.
13- Onde ocorre a síntese de ácidos graxos? Por que formar uma molécula de AG consome mais ATPs do que a sua oxidação completa poderia produzir?
R= NO CITOSOL DO FIGADO E TECIDO ADIPOSO, POR QUE DURANTE A FORMAÇÃO CONSOME ATP E DURANTE A OXIDAÇÃO PRODUZ UMA QUANTIDADE MENOR, É MAIOR POR QUE OCORRE A FORMAÇÃO DE 7 MALONIL E PARA CADA UM É GASTO 1 ATP.
14- Qual a importância da carboxilação do acetil-CoA na síntese de ácidos graxos?
R= ATIVAR O CARBONO FINAL DO METIL E PERMITIR A SUA CONDENSAÇÃO COM O OUTRO GRUPAMENTO ACIL OU ACETIL-COA.
15- Qual a importância de a síntese de AG ocorrer no citosol enquanto a degradação ocorrer na matriz mitocondrial?
R= A REGULAÇÃO METABOLICA.
16- A membrana interna mitocondrial não possui canais para passagem de Acetil-CoA. Explique como o acetil-CoA, originário da via glicolítica, é transferido para a síntese de AG no citosol.
R= ATRAVES DE UM CANAL NA MITOCONDRIA, O CITRATO CONSEGUE CHEGAR AO CITOSOL, AO CHEGAR NO CITOSOL E QUEBRADO E CONVERTIDO EM ACETIL COA E OXALACETATO E POSTERIOMENTE CONVERTIDO EM 7 MALONIL E CONVERTIDO EM ACIDOS GRAXOS.
17- Após o envio do citrato para o citosol, esse é quebrado e convertido em oxalacetato e Acetil-CoA. O retorno do oxalacetato pode ocorrer na forma de malato ou ser convertido em piruvato pela enzima málica. Que vantagem para biossíntese de AG há, caso a segunda via ocorra.
R= A VANTEGEM É A FORMAÇÃO DE NADPH QUE É UTILIZADO PARA A SINTESE DE ACIDOS GRAXOS, OCORRE UMA DESVANTAGEM POR QUE OCORRE O MAIOR GASTO DE ATP PELA SEGUNDA VIA.
18- A via de síntese do colesterol é similar à síntese de ácidos graxos? Explique a diferença.
R= A DIFERENÇA É QUE O ACIDO GRAXO TEM O MALONIL COMO INTERMEDIARIO, ENQUANTO O COLESTEROL TEM COMO PRECURSOR O TERPENOIDES.
19- Como os hormônios insulina, glucagon e epinefrina regulam as vias de sintese e oxidação de AGs.
R= A INSULINA ESTIMULA A BIOSSINTESE E INIBE A BETA OXIDAÇÃO E GLUCAGON JUNTAMENTE COM EPINEFRINA INIBEM A BIOSSINTESE.
20- Qual o papel do citrato, do malonil-CoA e Palmitoil-CoA na regulação das vias de síntese e oxidação de AGs.
R= O CITRATO E PALMITOIL ESTÃO RELACIONADOS COM A REGULAÇÃO DAS VIAS, O MALONIL INIBE A ENTRADA DE ACIDOS GRAXOS DE FORA PARA DENTRO DA MITOCONDRIA, O CITRATO ESTIMULA A ENTRADA DE ACIDOS GRAXOS NA MITOCONDRIA. 
LISTA 2 GLICONEOGENESE
1- O que é a via da gliconeogênese? qual a sua importância no metabolismo da glicose?
R= GLICONEOGENESE É A SINTESE DE NOVE GLICOSE, SUA IMPORTANCIA É PERMITIR A MANUNTENÇÃO DE GLICOSE NO CORPO, QUANDO EM AUSENCIA NO CORPO.
2- Um homem obeso permaneceu mais de 300 dias sem ingerir qualquer alimento calórico na década de 60, inclusive carboidratos. No entanto seu nível glicêmico permaneceu constante durante esse período. Explique como isso foi possível e o processo metabólico envolvido.
R= DEVIDO AO AUMENTO DE ACIDOS GRAXOS E ACETOACETATO PARA SUBSTITUIR A GLICOSE DO ORGANISMO, SENDO AS NOVAS FONTE DE ENERGIA, PERMANECEM CONSTANTE O AÇUCAR ATRAVES DA GLICONEOGENESE, PERDEM APENAS MASSA CORPORAL.
3- A gliconeogênse não pode ser comparada simplesmente a uma inversão da glicólise devido ao seguinte argumento:
R= A GLICONEOGENSE CONSOME UM NUMERO DE LIGAÇÃO DE FOSTATO RICAS EM ENERGIA SUPERIOR AS PRODUZIDAS PELA GLICOSE.
4- No metabolismo de carboidratos, glicose pode ser produzida a partir de outros açucares como galactose. Na gliconeogênese, glicose também é produzida, mas essa via é diferente da citada, explique.
R= NO PRIMEIRO PROCESSO CONVERTE AÇUCAR EM OUTRO EM OUTRO ENTÃO NÃO SENDO GLICONEOGENESE, E NO SEGUNDO CASO CONVERTE OUTRA COISA EM AÇUCAR, SENDO ENTÃO GLICONEOGENESE.
5- Quais os destinos finais que o piruvato pode apresentar no fígado, quando em uma circunstância que favorece a gliconeogênese e em outra que favorece a via glicolítica? Explique a sua resposta.
R= DESTINO FINAL DA GLICONEOGENESE É A FORMAÇÃO DE GLICOSE, DESTINO FINAL DA VIA GLICOLITICA É A FORMAÇÃO DE ATP QUANDO O ORGANISMO SE ENCONTRA EM JEJUM OU ACIDOS GRAXOS, OU OXIDADO COMPLETAMENTE SENDO CONVERTIDO EM CO2.
6- A via da gliconeogênese tem intermediários em comum com o ciclo de krebs. Que vantagem esse fato traria ao organismo.
R= B- QUANDO NECESSARIO, A CELULA PODE DIRECIONAR O ACIDO OXALACETICO AOA DA MITOCONDRIA PARA O CITOSOL E GLICONEOGENESE, AO MESM TEMPO QUE O CICLO DE KREBS É INIBIDO.
7- O glucagon é um hormônio liberado pelo organismo quando este está em estado de jejum. Qual das questões apontariam um real efeito deste hormônio durante esta condição orgânica.
R= B- AUMENTO DE FRUTOSE 6 FOSFATO E REDUÇÃO DA FRUTOSE 2,6 BISFOSFATO, QUE ATUA AUMENTANDO A ATIVIDADE DE ENZIMAS DA GLICONEOGENESE.
8- O que é a enzima bifuncional? Como pode atuar regulando simultaneamente a via glicolíca e a gliconeogênese. 
R= ENZIMA BIFUNCIONAL TEM DOIS LADOS QUINASE E FOSFATASE.
9- A gliconeogênse é um processo energeticamente custoso ao organismo. Argumente sobre o motivo que o organismoteria em fazer uso deste processo.
R= PARA A REGULAÇÃO DE AÇUCARES NO ORGANISMO EM SITUAÇÃO DE JEJUM PROLONGADO.
10- A____________e a glicólise atuam em um ciclo metabólico que envolve e musculos chamado de _______. Nesse processo o ________produzido nos musculos é regenerado em glicose.
R= D- GLICONEOGENESE, FIGADO, CICLO DE CORI, LACTATO.
11- Sabemos que o Acetil-coA apesar de ser um dos produtos diretos da glicólise, não é gliconeogênico, explique por quê?
R= POR QUE O PRECURSOR OXALACETATO E DA VIA GLICONEOGEONESE, E O ACETIL COA FORMADO NA GLICOLISE PODE SER CONVERTIDO A OXALACETATO.
12- O que é glicogenina, qual o seu papel para o metabolismo do glicogênio?
R= UMA PROTEINA QUE IRÁ SERVIR DE SUPORTE PARA A SINTESE DE UMA NOVA MOLECULA DE GLICOGENIO.
13- A degradação do glicogênio hepático ocorre de forma diferente ao do amino sob ação de amilase. Defina e descreva duas diferenças entre esses processos bioquímicos.
R= A AMILASE QUE O AMIDO SOFRE HIDROLISE É A QUEBRA PELA ÁGUA, ENQUANTO A OUTRA A QUEBRA OCORRE PELA INSERÇÃO DE FOSFATO. UMA OUTRA DIFERENÇA É AMILASE SALIVAR POR SER UMA MICHELIANA, ENQUANTO A OUTRA ENZIMA E REGULAVEL PODENDO ESTA ATIVA OU INATIVA, TENDO REGULAÇÃO POR FOSFORILAÇÃO. 
14- A glicogênese e a glicogenólise são simultaneamente reguladas pelos hormônios insulina e glucagon, explique como esses hormônios estão envolvidos no metabolismo do glicogênio.
R= A INSULINA FAZ A SINTESE DE GLICOGENESE E INIBI A FOSFORILASE INCORPORANDO AOS AÇUCARES E O GLUCAGON AUMENTA A FOSFORILASE AUMANTANDO GLICOGENOLISE.
15- Dentre os compostos glicogênicos descritos abaixo, um se diferencia dos demais no que se refere a via da gliconeogênese. Marque e explique a diferença.
R= E- O GLICEROL ENTRA NO MEIO DA VIA GLICOLITICA, OS DEMAIS TEM O PONTO DE PARTIDA DO AOA.
LISTA 3 Questionário degradação de aminoácidos e ciclo da ureia
1- Descreva os dois processos que precisam ocorrer a nível de vias metabólicas para que ocorra oxidação de aminoácidos.
 R= OCORRE A REMOÇÃO DO GRUPAMENTO NH3 PARA SINTESE DE UREIA E OXIDAÇÃO DO ALFA-CETOACIDOS.
2- Cite quais circunstâncias metabólicas favorecem a via de degradação de aminoácidos.
R= AS CIRCUNSTANCIAS DE DEGRADAÇÃO DE AMINOACIDOS SÃO EM JEJUM PROLONGADOS FUNCIONANDO COMO FONTE DE ENERGIA, RENOVAÇÃO CELULAR E DIETA ALIMENTAR RICO EM AMINOACIDOS
3- Qual seria a principal vantagem metabólica de grupos aminas de aminoácidos presentes nos músculos estriados serem encaminhados para o fígado em moléculas de alanina.
R= A FORMAÇÃO DE UREIA NO FIGADO POR ALALINA E REGENERAÇÃO DO SUBSTRATO PARA FORMAÇÃO DE GLICOSE.
4- Cite Três desvantagens para o organismo quando utiliza aminoácidos ao invés de carboidratos ou lipídeos como fonte de energia.
R= AS DESVANTAGENS SÃO A DIMINUIÇÃO NA PRODUÇÃO DE PROTEINAS, A EXCREÇÃO DE NH3 POR SER ALTAMENTE TOXICA E A NECESSIDADE DE SINTETIZAR UREIA PARA NEUTRALIZAR OS HORMONIOS, A SINTESE GASTA MUITO ATP.
5- Onde e como ocorre a degradação de aminoácidos? Onde ocorre o ciclo da ureia? Explique.
R= A DEGRADAÇÃO DE AMINOACIDOS OCORRE EM TODOS AS CELULAS DO CORPO. P CICLO DA UREIA OCORRE NO FIGADO NA MITOCONDRIA HEPATICA, A NH3 CHEGA AO FIGADO TRANSPORTADO POR GLUTAMINAS.
6- O diagrama abaixo mostra a via de degradação de 5 aminoacidos. Com base neste quadro diga: quais aminoácidos seriam essenciais para o homem? Quais não seriam? Explique sua opinião.
R= OS AMINOACIDOS ESSENCIAIS SÃO TRIPTOFANO E ALALINA, GLICINA E SERINA. OS NÃO ESSENCIAIS SÃO TREONINA.
7- O ciclo de Krebs é a via de degradação dos esqueletos de carbono de diversos aminoácidos. Com isso, a produção de nova glicose pode ocorrer no fígado com esse processo. Descreva como isso é possível. Todos os aminoácidos podem ser usados na síntese de nova glicose? Como são classificados com relação a esse processo?
R= TODOS OS AMINOACIDOS QUE SÃO CONVERTIDOS EM AOA E A PARTIR DO AOA TEM A FORMAÇÃO DE GLICOSE, NEM TODAS COMO LISINA E LEOSINA.
8- Um esquimó se alimenta quase de exclusivamente de proteína e gordura animal. A única fonte de carboidrato de sua alimentação é a pífia reserva de glicogênio do fígado de animais caçados. No entanto ele mantem a sua glicemia constante. Explique como.
R= ATRAVES DE GLICOGENESE A PARTIR DOS AMINOACIDOS.
9- O ciclo da uréia opera conjuntamente com o ciclo do ácido cítrico através de uma junção denominada desvio do aspartato- arginino-succinato, dando origem a um sistema de ciclos chamado triciclo de Krebs. Com base nestes dados, qual seria(m) a(s) vantagem(ns) do ciclo da uréia funcionar acoplado ao de Krebs?
R= REGULAÇÃO E O USO DE ENERGIA PARA DEGRADAÇÃO DE ALFA-ACETOACIDOS E USANDO PARA SINTESE DE UREIA APROVEITANDO A ENERGIA.
10- Os portadores de fenilcetonuria são individuos que possuem um defeito genético na expressão da enzima fenilalanina hidroxilase.Estes individuos não conseguem converter fenilalanina em tirosina e apresenta elevados níveis deste aminoácido no sistema sanguíneo. Em relação a esta doença, qual o Procedimento correto que o portador deve tomar:
R= CONSUMIR FENILALINA DE FORMA CONTROLADA, TAL COMO O DIABETICO FAZ EM RELAÇÃO A GLICOSE.
11- Correlacione as colunas:
R= 1- LISINA; 2-TRANSPORTE DE AMONIA; 3-SINTESE DE UREIA; 4-INTERMEDIARIO METABOLICO; 5-ALALINA.
12- Animais ureotélicos gastam duas moléculas de ATP por molécula de amônia liberada. Aminotélicos não gastam nada. Explique qual a vantagem de amônia ser liberada na forma de uréia por esses animais.
R= UMA VANTAGEM É PERMITIR UMA VIDA TERRESTRE POR SER MENOS TOXICA QUE A AMÔNIA.
13- Qual(is) vantagem(ns) que animais uricotélicos podem apresentar sobre ureotélicos com relação a eliminação de excretas nitrogenadas?
R= OS URICOTELICOS NECESSITAM DE UMA MENOR QUANTIDADE DE ÁGUA PARA SOBREVIVER.
14- A glutamato desidrogenase é uma enzima alostérica regulada pela presença de ATP(GTP). Comente sobre o motivo de ser estimulada por esse regulador.
R= PELO FATO DE EXCESSO DE ADP QUE SIGNIFICA QUE ESTA COM FALTA DE ENERGIA.
15- A oxidação de aminoácidos e produção de alfa-cetoácidos não ocorre somente em condição de jejum prolongado. Qual o destino dos esqueletos de carbono originários de aminoácidos oxidados quando não são destinados para síntese de nova glicose.
R= OS ESQUELETOS DE CARBONOS SERÃO USADOS PARA A SINTESE DE ACIDOS GRAXOS.

Continue navegando