Buscar

Prova Online filosofia 2021

Prévia do material em texto

Prova Online – 2021
Disciplina: 100776 - FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
QUESTÃO 1
Sobre os aspectos gerais que envolvem a objetividade e a subjetividade nas ciências sociais, assinale a alternativa correta.
 
a )
A subjetividade pode significar tanto aquilo que é tendencioso e parcial quanto aquilo que diz respeito ao sujeito; ou seja, é inescapável à condição humana. Já a objetividade traz a marca de algo que seja possível de ser captado, independentemente do observador, da condição humana: algo que estaria dado como uma realidade existente independentemente dos valores do observador.
b )
Uma das grandes questões das ciências sociais é se é possível a objetividade do observador. Na moderna epistemologia das ciências sociais sabe-se que é possível a objetividade nas observações dos cientistas sociais. Essa neutralidade do pesquisador é alcançada graças a métodos e técnicas de pesquisa que permitem a segurança da objetividade nas pesquisas.
c )
Tanto a objetividade moral quanto o subjetivismo, com o seu relativismo, pressupõem a unicidade moral. Para ambas as correntes, sendo os valores reais, necessariamente se diferem e se excluem.
d )
Outro ponto em comum com a concepção objetivista e subjetivista tem uma perspectiva de que os valores são reais, opondo-se ao relativismo, que prega que os valores não são reais, mas antes relativos à cada cultura.
QUESTÃO 2
Assinale a sentença que diz respeito ao realismo científico.
a )
O realista não nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Da mesma forma, não nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.
b )
O realista não nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Contudo, nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.
c )
O realista nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Da mesma forma, nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.
 
d )
O realista nega que há mudanças significativas na história das ciências e as teorias aceitas numa certa época são consideradas falsas e substituídas por outras em épocas posteriores. Contudo, não nega que esse fato tenha um significado mais profundo quanto à natureza da Ciência.
QUESTÃO 3
A tese de que há uma separação radical entre juízos de fato e juízos de valor significa que a conclusão de um raciocínio moral deriva
a )
 de premissas contraditórias.
b )
 exclusivamente de premissas morais.
c )
 exclusivamente de premissas factuais.
 
d )
 de premissas factuais e morais.
QUESTÃO 4
Um cientista social que defende uma concepção antinaturalista aceita a seguinte tese:
 
a )
os métodos das ciências naturais e das ciências sociais são radicalmente diferentes, não podendo ser aplicados os de uma área em outra.
b )
os métodos das ciências naturais e das ciências sociais são os mesmos, apenas sua aplicação aos problemas específicos é diferente.
c )
 os métodos das ciências naturais e das ciências sociais são radicalmente diferentes, mas podem ser
aplicados em ambas as áreas.
d )
os métodos das ciências naturais e das ciências sociais são os mesmos, inclusive sua aplicação aos problemas específicos.
QUESTÃO 5
Sobre a organização da sociedade, segundo Peter Berger, assinale a alternativa correta.
a )
A organização da sociedade tem regras próprias, segundo Berger. Dessa forma, a sociedade organiza- se independentemente da ação dos indivíduos, seguindo regras pertinentes à própria natureza da sociedade, que é essencialmente diferente das consciências individuais.
 
b )
Para Berger, indivíduo e sociedade são interdependentes, intrinsecamente ligados. Essa interligação explica-se, para esse autor, por três processos que ocorrem entre indivíduo e sociedade: 1) exteriorização; 2) objetivação; 3) interiorização.
c )
Para Berger, sem as pessoas e suas atividades conscientes, não há realidade social. A sociedade não pode, portanto, existir sem os indivíduos; mas a recíproca não é verdadeira: os indivíduos podem existir isoladamente, sem a sociedade, pois eles se constituem em seres autônomos cuja existência independe da existência de uma realidade social.
d )
Berger está preocupado com a relação indivíduo-sociedade, que é a relação que permeia a maior parte das questões sociológicas. Para Berger, semelhantemente a Durkheim, a sociedade é um ente metafísico que existe independentemente da consciência e ação dos indivíduos que formam a sociedade, tendo uma consciência própria, também chamada consciência coletiva. Não é necessário, portanto, a presença da atividade consciente dos indivíduos para a existência da sociedade, segundo Berger.
QUESTÃO 6
Assinale a sentença que exemplifica uma possibilidade causal.
 
a )
 Eduarda foi aprovada no concurso para juiz federal.
b )
 Maria demonstrou a impossibilidade de Deus existir.
c )
 Na próxima semana, Ângela irá à Marte convidada pelo governo local.
d )
 Mesmo morta, continuava caminhando em direção à sua casa.
QUESTÃO 7
A ciência aristotélica mantinha uma análise causal múltipla, fazendo uso de quatro tipos de causa; a ciência moderna rejeita a análise múltipla
a )
 concentrando-se na causa material como o único tipo verdadeiro de causa.
b )
 concentrando-se na causa final como o único tipo verdadeiro de causa.
c )
 concentrando-se na causa formal como o único tipo verdadeiro de causa.
 
d )
 concentrando-se na causa eficiente como o único tipo verdadeiro de causa.
QUESTÃO 8
Assinale a alternativa que contém, em sequência, uma proposição, uma sentença não proposicional, uma proposição.
 
a )
 A Lua é um satélite da Terra; não matarás; dois mais dois é igual a quatro.
b )
 A Lua é um satélite da Terra; dois mais dois é igual a quatro; não matarás.
c )
 Não matarás; a Lua é um satélite da Terra; dois mais dois é igual a quatro.
d )
 Não matarás; dois mais dois é igual a quatro; a Lua é um satélite da Terra.

Continue navegando