Buscar

INTRODUÇÃO DO JUIZ DAS GARANTIAS NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO DO JUIZ DAS GARANTIAS NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO
O instituto do juiz das garantias não foi exatamente criado no Brasil. Pode-se citar a Itália que tem O Juiz Das Apurações Preliminares; a França com o Juiz Das Liberdades E Da Detenção; tem o Juiz Instrutor na Espanha; O Juiz Investigador na Alemanha; entre outros. Os nomes se diferem, mas é o mesmo principio: dois juízes distintos, um para cada fase (investigação e processual).
No Brasil, o juiz das garantias foi criado pela Lei 13.964/2019 (pacote anticrime), que introduziu os Arts. 3-a à 3-F no CPP. Esse juiz das garantias, do mesmo modo que os anteriores, ira atuar na fase de investigação, mas não ira atuar na fase processual e nem julgar o mérito. Ou seja, a criação do juiz das garantias visa a instituição de dois juízes num mesmo processo; um que irá atuar na fase da investigação e não poderá interferir na fase processual e outro que ira atuar na fase processual ser ter acesso aos dados da investigação preliminar.
Esse instituto foi criado para garantir a imparcialidade do juiz que ira julgar o mérito, pois se acompanhar toda investigação, tendo contato com provas de materialidade e indícios de autoria em um ambiente sem contraditório e ampla defesa, o juiz não estará isento por completo e assim sua imparcialidade ficará comprometida para a fase processual e principalmente para sentenciar.
Em questões orçamentárias, terá diversas dificuldades, pois terão que ser instalados novos departamentos, contratação de novos juízes, além disso, alguns inquéritos não são digitais, o que fará com que os processos físicos tenham que ser transportados diariamente.
Quanto a aplicação desse instituto, existem diversos questionamentos: Como ficará os processos que já estão em curso?; Vale para Lei Maria da Penha?; Como ficará nas comarcas que só tem um juiz?; Vale para Tribunal do Jurí?; entre outros.
O Ministro Dias Toffoli (presidente do STF), estendeu para 180 dias, a contar da publicação da sua decisão, o prazo para que o juiz das garantias seja implementado com o fundamento de que as alterações criadas pelo Pacote Anticrime devem ser adotadas de forma gradual. Após a decisão de Toffoli, o Ministro Luiz Fux (vice-presidente do STF) derrubou essa decisão e suspendeu, por tempo indeterminado, o juiz de garantias.
ANNA MARIA DE ARAÚJO CIUFA
REFERENCIAS: 
BOTTINI, Pierpaolo Cruz. Direito penal, processo penal e colaboração premiada na lei "anticrime". [S. l.], 6 jan. 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-jan-06/direito-defesa-direito-penal-processo-penal-delacao-lei-anticrime. Acesso em: 2 abr. 2020.
D'AGOSTINO, Fernanda Vivas e Rosanne. Juiz de garantias: veja perguntas e respostas sobre o tema. [S. l.], 15 jan. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/15/juiz-de-garantias-veja-perguntas-e-respostas-sobre-o-tema.ghtml. Acesso em: 2 abr. 2020.
MACHADO, Leonardo Marcondes. Juiz das garantias: a nova gramática da Justiça criminal brasileira. [S. l.], 21 jan. 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-jan-21/academia-policia-juiz-garantias-gramatica-justica-criminal. Acesso em: 2 abr. 2020.
MELLO, Cecilia; MORI, Celso Cintra. Juiz das garantias trará estrita legalidade ao processo penal. [S. l.], 3 fev. 2020. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2020-fev-03/opiniao-juiz-garantias-trara-estrita-legalidade-processo-penal. Acesso em: 2 abr. 2020.
SOUZA, Renato. STF retorna desfalcado e dividido por criação de juiz de garantias. [S. l.], 2 fev. 2020. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/02/02/interna_politica,825003/stf-retorna-desfalcado-e-dividido-por-criacao-de-juiz-de-garantias.shtml. Acesso em: 2 abr. 2020.
STF, Supremo Tribunal Federal. Ministro Dias Toffoli mantém criação de juiz das garantias e estende prazo para sua implementação. [S. l.], 15 jan. 2020. Disponível em: http://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=434788&ori=1. Acesso em: 2 abr. 2020.
STF, Supremo Tribunal Federal. Ministro Luiz Fux suspende criação de juiz das garantias por tempo indeterminado. [S. l.], 22 jan. 2020. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=435253&ori=1. Acesso em: 2 abr. 2020.

Outros materiais