Buscar

O que é Citologia

Prévia do material em texto

O que é Citologia?
Citologia, ou Biologia Celular, é a área da Biologia que estuda a estrutura e o metabolismo da célula.
Teoria Celular, a base da Citologia
Primeiramente, é importante que você saiba que foi só a partir de 1590 que o estudo da Citologia foi possível quando o holandês Zacharias Jansen inventou o microscópio, permitindo a visualização da célula. Posteriormente, no ano de 1838 o botânico Schleiden observou a presença de células em plantas e, em 1839, o zoólogo Schwann as observou em animais. Estabeleceu-se então a Teoria Celular de Schwann e Schleiden: “todos os seres vivos são formados por células”. 
Similarmente, ao longo do Século XIX outras descobertas foram feitas, o que resultou em uma nova Teoria Celular, segundo a qual:
1) Todos os seres vivos são formados por células;
2) Além disso, as reações que ocorrem em um organismo, e que são responsáveis pela vida do mesmo, dependem do funcionamento das células. Portanto, a célula é a unidade fisiológica de todos os seres vivos;
3) Toda célula tem sua origem a partir de outra célula preexistente, que se divide fornecendo às células-filhas seu material genético.
Tipos de célula
De acordo com a sua organização, as células podem ser classificadas em procariontes ou eucariontes.
Dessa forma, as células procariontes têm uma organização mais simples, sem núcleo organizado e organelas membranosas, como retículo endoplasmático e aparelho de Golgi. Essas células estão presentes apenas nos organismos do Reino Monera (bactérias e cianobactérias).
Por outro lado, as células eucariontes apresentam inúmeros compartimentos e estruturas membranosas internas. Além disso, possuem um núcleo onde fica o material genético. Protozoários, algas, fungos, plantas e animais possuem células eucarióticas.
Componentes da célula
Membrana Plasmática: é uma estrutura presente em todos os tipos celulares. É composta por uma bicamada fosfolipídica que controla a entrada e saída de substâncias da célula.
Núcleo Celular: está presente apenas em seres eucariontes, é onde fica o material genético da célula. É o centro de comando da célula, controlando o metabolismo celular e fazendo a síntese de ácidos nucleicos.
Mitocôndria: é uma organela com DNA próprio, responsável pela respiração celular.
Cloroplasto: está presente em organismos fotossintetizantes, por isso possui pigmentos verdes (clorofila) que possibilitam a realização da fotossíntese.
Citoplasma: constitui o interior da célula em procariontes e, em eucariontes, corresponde ao espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. É onde se localizam as organelas celulares e ocorrem muitas reações químicas.
Ribossomos: são responsáveis pela síntese proteica e estão presentes em todas as células, tanto eucariontes quanto procariontes.
Retículo Endoplasmático (R. E.): é um sistema de canalículos e bolsas membranosas presente no citoplasma de células eucarióticas. Essas membranas podem ser lisas (R. E. Liso) ou apresentar ribossomos aderidos (R. E. Rugoso). O R. E. Liso é uma região de intensa síntese de lipídios e o R. E. Rugoso de proteínas.
Aparelho de Golgi: é um sistema membranoso localizado no citoplasma de células eucarióticas especializado em armazenamento, transformação e secreção de substâncias.
Lisossomos: são vesículas compostas por enzimas digestivas com funções de digerir materiais englobados pelas células (digestão intracelular) e elementos da própria célula (autofagia), quando necessário.

Continue navegando