Buscar

av1 psi da saude do trabalhador

Prévia do material em texto

Matrícula: 201708048871
Nome: Leticia de Souza dos Santos
Disciplina: Psicologia da Saúde e do Trabalhador
Turma: 3001
1) A satisfação dos colaboradores está relacionada a fatores intrínsecos e extrínsecos. A ação de gestão é especialmente efetiva sobre aspectos denominados extrínsecos. Explicite a afirmativa e exemplifique com
uma situação organizacional de forma que todos os colaboradores entendam. (1,0)
Resposta: A gestão introduz regras e normas de consultas aos seus funcionários, essas regras e normas da empresa são aspectos extrínsecos, pois é algo externo que não faz parte da essência dos funcionários (intrínsecos) algo interno. Segundo essa linha de pensamento podemos exemplificar o uso de uniforme na empresa por exemplo, é um padrão de vestimenta que a empresa escolheu (extrínseco), e não uma roupa que o funcionário sentiu vontade de usar (intrínseco).
2) “O ambiente profissional vem sendo a causa de inúmeros danos à saúde do trabalhador, que, sem perceber, é acometido mentalmente e fisicamente, em função de ter que atender e dar conta de metas de produção durante anos e anos de sua vida laboral”.
Resposta: “Expressões como “esse trabalho está me enlouquecendo” e “estou completamente estressada (o) com este trabalho” são comuns em rodas de conversa e nos contextos laborais”.
As frases acima estão expostas nos sites de pesquisas e nos fazem refletir profundamente enquanto brilhantes psicólogos. Sendo assim, apresente, argumente e exemplifique o contexto apresentado, subsidiando com o tema do seu trabalho apresentado em sala (TEAMS) nesta disciplina e neste período, máximo de 20 linhas: (OBS: As linhas excedentes não serão consideradas) (2,0)
O que geral os fatores estressores no ambiente organizacional são: cobranças por resultados, prazos curtos, lhe dar com o público ou colegas de trabalho hostis, excesso de responsabilidade ou sobrecarga, ficar depois do horário sem receber por isso, promessas da gestão que não são cumpridas. Esses fatores causam: fadiga, estresse, desânimo, sentimento de raiva.
 Podemos exemplificar recepcionista de auto escola que além de lhe dar com o
 público, que muitas vezes são mal educados, as cobranças da gestão, passar muito tempo sentada, não poder ir ao banheiro muitas vezes se não estiver no horário de almoço, causando não apenas danos psicológicos mas físicos também.
3) “Prevenção e promoção da saúde são duas coisas diferentes embora interdependentes. São estratégias de intervenção no processo saúde-doença”.
.Enquanto psicólogo, esclareça a afirmativa aos colaboradores
da organização. Elucide-os com uma exemplificação pertinente ao cotidiano que vivenciam e as necessidades organizacionais. Lembre-se temos diferentes setores, níveis hierárquicos e faixa etária. (2,0)
Resposta: Prevenir é agir antecipadamente, já promoção é impulsionar, gerar. Com o objetivo de influenciar o processo saúde-doença, na tentativa de transformar os resultados negativos em positivos. Exemplo prevenção: usar o uniforme adequado e completo em cada setor, quem trabalha com altura usar o equipamento de cinto de segurança tipo paraquedista, trava-quedas, etc; quem trabalha com solda usar máscara de solda, luva de segurança, etc; visando prevenir um acidente. Exemplo de promoção: assistir palestras educacionais, mostrando os fatores de risco de cada função, retirando dúvidas, elaborar mecanismos que reduzam as situações de vulnerabilidades.
4) Toma como referência dois conceitos de saúde: OMS e outro . Disserte-os
. (1,0)
Resposta: O SUS se trata de serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, a esfera privada participa como complementar, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, ou seja, o SUS fornece todo tipo de tratamento relacionado a saúde, não se limitando aos serviços médicos, mas pela promoção do bem-estar físico, mental e social. A OMS define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem- estar, significa estar saudável fisicamente (boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos, famílias, sociais, interpessoais), mentalmente (capacidade de desenvolver seu potencial, trabalhar, ser criativo), e socialmente (economicamente estável, inserido em um cultura).

Continue navegando