Buscar

Portfólio 02

Prévia do material em texto

ATIVIDADES
Com base nos conhecimentos adquiridos nessa aula, vamos responder as questões abaixo, de acordo com o enunciado. 
1. Wanda, com formação técnica em auxiliar de enfermagem, foi contratada para trabalhar como cuidadora do idoso João, comparecendo em sua residência todas as segundas, quartas, sextas e domingos, durante o período de nove meses, até o falecimento de João. O pagamento era realizado pela filha de João, que também morava na residência, no final do mês, pelo valor correspondente a R$ 200,00 (duzentos reais) por dia de trabalho. Cumpria jornada diária de seis horas. Nesse caso, considerando os ensinamentos da Aula 2, que tipo de empregada é Wanda? Justifique sua resposta.
Wanda é uma empregada doméstica. Segundo o art. 1º da LC nº 150/2015, é considerado empregado doméstico aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, de forma pessoal e recebendo salário. Ou seja, este trabalho era feito por mais de dois dias por semana, efetuado na residência da família, e, sendo efetuado de forma onerosa, ou seja, recebendo salário, é considerado como trabalho doméstico. 
2. A empresa Nacional Ltda, que tem por sócio majoritário Pedro, passou por grandes dificuldades financeiras que culminaram com o encerramento de suas atividades. Pedro vendeu o galpão onde estava estabelecida a empresa com todo o mobiliário, equipamentos e instalações para Lucas, que instalou no local a empresa Brisa Industrial Ltda, com quadro societário e inscrição no CNPJ distintos da Nacional, porém explorando a mesma atividade econômica. Marta, que trabalhava como recepcionista, empregada da Nacional há um ano, permaneceu laborando para Brisa por mais oito meses até a sua dispensa, sem receber as horas extras, as férias com 1/3, o FGTS mensal, a multa rescisória de 40% do FGTS e o aviso prévio. Nessa situação, qual empresa será responsável pelo pagamento das verbas trabalhistas de Marta? Fundamente sua resposta.
A enpresa responsável pelas verbas trabalhistas devidas a Marta, é a empresa Brisa, pois segundo os art. 10 e 448 da CLT, qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa, mudança de propriedade, alteração de sócios, ou outra qualquer alteração, fusão, cisão ou incorporação não afeta os direitos adquiridos dos trabalhadores. No caso em tela caracteriza-se sucessão trabalhista, uma vez que a empresa Brisa herdou os encargos trabalhistas da empresa Nacional Ltda.
Preciso mandar minha atividade!
ATENÇÃO:
As respostas deverão ser enviadas por intermédio do Portfólio da plataforma UNIGRAN NET dentro do prazo assinalado, sob pena de não serem consideradas.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: jkrewer@unigran.br;

Continue navegando