Buscar

Gengivoplastia e Aumento de Coroa Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aumento de Coroa Clínica
INTRODUÇÃO
A exposição excessiva da gengiva durante o sorriso, conhecida por sorriso gengival, associada à coroa clínica curta dos dentes ântero-superiores, pode resultar em problemas estéticos. Por isso, está cada dia mais frequente as queixas de pacientes em relação à estética de seus sorrisos, fazendo com que a cirurgia periodontal para correção do sorriso gengival se torne cada vez mais frequente no cotidiano do cirurgião dentista. O sorriso desarmônico decorrente de um excesso gengival compromete a estética facial.
INDICAÇÕES
O aumento de coroa clínica em tratamento estético reabilitador é destinado para remoção de tecido periodontal para aumentar em altura a coroa do elemento dentário. Sendo assim, o aumento de coroa tem como principais indicações: estética, contorno gengival irregular, necessidade restauradora, dentes curtos, entre outras indicações
Fonte Imagem: idmodontologia.com.br
CONTRA-INDICAÇÔES
Dentre as contra-indicações para a realização da gengivoplastia, destacam-se a presença de processo inflamatório; o controle insatisfatório de biofilme dentário; a proporção coroa-raiz desfavorável; o risco de exposição de furcas em dentes multirradiculares; a possibilidade da criação de desníveis marginais; e em casos da necessidade de deslocamento apical da crista óssea alveolar ou da faixa de gengiva inserida
GENGIVOPLASTIA
A gengivoplastia é uma cirurgia ressectiva estética, que tem por objetivo o restabelecimento fisiológico do espaço biológico, permitindo que procedimentos restauradores sejam compatíveis com a saúde periodontal, sendo necessários a existência de larga faixa de gengiva queratinizada, ausência de deformidades ósseas, natureza fibrótica e motivação pelo paciente no controle do biofilme dentário. A gengivoplastia é uma técnica de fácil execução apresentando resultados favoráveis e satisfatórios quando empregada coadjuvante aos procedimentos restauradores, otimizando a estética dental.
Fonte Imagem: clinicacavio.com.br
Fontes: 
PEDRON, Irineu G. et al. Cirurgia gengival ressectiva no tratamento da desarmonia do sorriso. Revista Odontológica do Brasil Central, v. 19, n. 48, 2010.
TREVISANI, Ragede Siqueira; VON MEUSEL, Dayse Rita Dal Zot. Aumento de coroa clínica em dentes anteriores. Journal of Oral Investigations, v. 3, n. 2, p. 19-24, 2015.
TRIGUEIRO, Tayná Almeida et al. Reabilitação estética e funcional do sorriso: revisão de literatura. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 3, n. 9, 2016.

Outros materiais