Buscar

MAPA - Administração de Conflitos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Atividade MAPA
	Acadêmico (a):
	Daiane da Silva Moraes
	R.A
	 1876586-5
	Curso:
	GESTÃO DA T.I
	Disciplina: Gerencia de Infraestrutura - 52/2020
A Pandemia do corona vírus veio como uma onda e pegou todos os Brasileiros em cheio. Em um dia estávamos trabalhando, usando transporte coletivo, indo à academias, lojas, faculdade e no outro vimos todos os serviços serem paralisados, quarentena decretada e cada estado tentando se adaptar a essa nova realidade sem data para terminar.
Foi nos dito: -“quem puder, fique em casa”. Graças a tecnologia hoje muita gente consegue realizar o seu trabalho tranquilamente sem precisar estar fisicamente em escritórios e locais de trabalho, dessa forma diversas empresas, preocupadas com seus colaboradores e clientes e com a situação caótica do País, decretou que grande parte das equipes praticassem Home Office. Com a alta adesão por essa modalidade, a demanda por serviço de internet mais que triplicou, tivemos também uma alta demanda por parte das escolas e faculdades que também começaram a praticar atividades e aulas EAD, sem contar nas pessoas que foram desligadas, estão de férias e aproveitam esse momento, sem poder sair de casa, para assistir filmes, séries e jogos, resultado, quase 100% dos brasileiros conectados por horas e horas a fio, gerando uma alta demanda para as prestadoras de serviço de internet.
Diante do cenário e visando motivar as pessoas a aderirem a “auto quarentena” e diminuir o contágio, as empresas prestadoras de serviços, começaram a estudar formas de viabilizar essa nova realidade. Conforme citado no site UOL,: “há um monitoramento para que a internet brasileira não entre em colapso. A força tarefa envolve empresas como Claro (antiga NET), que foi a primeira a anunciar mudanças, Oi, TIM, Vivo e Algar. As principais mudanças envolvem acesso gratuito aos serviços de wi-fi público, banda larga fixa mais veloz, planos de internet móvel com bônus diário e canais de TV por assinatura liberados. Tudo isso gratuito” https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/03/18/claro-oi-liberam-mais-banda-larga-wi-fi-publica-e-tv-a-cabo.htm: 
Sabemos que essas empresas são campeãs de reclamação por não atingirem as demandas e terem seus serviços muitas vezes instáveis, por isso nesse momento tem sido um grande desafio para todas. Mais do que nunca internamente elas têm tido um esforço tremendo para poder entregar a seus clientes, além do contratado e com estabilidade de sinal, dessa forma é preciso que seus gerentes estudem e planejem a melhor conduta para garantir uma boa infraestrutura tanto interna quanto externa.
Algumas das ações que eu acredito que devem ser tomadas é a contratação de empresas terceirizadas para o trabalho externo, treinamento a área técnica para que possam ter agilidade na identificação de possíveis problemas e correção de falhas, um bom suporte treinado e voltado para a satisfação do cliente, devido ao número de usuários que estão em casa consumindo bandas. 
Outra alternativa seria trabalhar na conscientização dos usuários para o consumo consciente de internet, alertando que a sobrecarga pode ocasionar instabilidade. As operadoras poderiam incentivar esse alerta oferecendo um bônus de franquia para as pessoas que acessarem o material informativo, por exemplo. 
Esse trabalho de divulgação e conscientização do atual cenário durante a pandemia do corona vírus é muito importante não só em relação ao trabalho e serviço das operadoras mas também quanto a reputação das mesmas, pois pessoas leigas podem muitas vezes não ter conhecimento da alta demanda e acabar rompendo contratos ou mudando de operadora por se sentir lesado em algum aspecto.
Em contrapartida diversos serviços de Streaming anunciaram medidas para diminuir o tráfego e conter a sobrecarga, como foi o caso da Netflix, Facebook, Instagram, YouTube, dentre outros que reduziram a qualidade de vídeo visando diminuir o tráfego.
Mais do que nunca se valorizou a tecnologia, se não fosse as diversas ferramentas que ela nos proporciona, com certeza esse momento seria ainda mais doloroso. Graças a Internet estamos nos permitindo trabalhar sem sair de casa, diminuir a saudade através das chamadas de vídeo, nos manter informados através de diversos canais de comunicação, precisamos apenas ter consciência e fazer bom uso desse meio para que todos possam compartilhar e ninguém ficar off.