Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
64 pág.
Lista de respostas curriculo

Pré-visualização | Página 1 de 11

, 1) Segundo Sacristán (2013), o termo currículo deriva da palavra latina curriculum (cuja raiz é a mesma de cursus e currere). Na Roma Antiga, o termo era utilizado para significar a carreira, e determinava a ordenação e a representação de seu percurso. Posteriormente, esse conceito bifurcou-se em dois sentidos: por um lado, referindo-se ao percurso ou decorrer da vida profissional e a seus êxitos. Por outro lado, o currículo também tem o sentido de constituir a carreira do estudante e, de maneira mais concreta, os conteúdos deste percurso, sobretudo sua organização, aquilo que o aluno deverá aprender e superar e em que ordem deverá fazê-lo. Neste sentido, o currículo escolar, enquanto uma construção histórica, em sua origem possuía como significado:
a)
O plano de estudos.
RESPOSTA CORRETA
Em sua origem, o currículo significava o território demarcado e regrado do conhecimento correspondente aos conteúdos que professores e instituições de ensino deveriam transmitir; ou seja, o plano de estudos — composto pelo o que se propõe e se impõe quanto ao que deve ser ensinado e aprendido.
Enviada em
01/11/2019 09:18
b)
O currículo a ensinar.
RESPOSTA INCORRETA
O currículo a ensinar trata-se de uma seleção organizada dos conteúdos a aprender.
c)
Classificação do conhecimento composta do trivium.
RESPOSTA INCORRETA
Já na Idade Média, o currículo se compunha de uma classificação do conhecimento composta do trivium (três disciplinas: Gramática, Retórica e Dialética).
d)
Aprendizagem fragmentada.
RESPOSTA INCORRETA
O currículo é uma espécie de ordenação que articula os fragmentos do conteúdo, sem a qual esses ficariam desordenados e isolados entre si, o que acarretaria uma aprendizagem fragmentada.
e)
Currículum Vitae.
RESPOSTA INCORRETA
O Currículum Vitae no idioma português e espanhol refere-se ao percurso ou decorrer da vida profissional de cada indivíduo e a seus êxitos.
2)
, 2) Para Sacristán (2013), o conceito de currículo e o uso que se faz dele atualmente diz respeito à ideia de seleção de conteúdos e de ordem na classificação dos conhecimentos que o representam, os quais se tornam parte integrante daquilo que será abordado pela ação de ensino. Neste sentido, pode-se dizer que o currículo, enquanto invenção unificadora, apresenta-se como polivalente no que se refere à(ao):
a)
Função organizadora e unificadora.
RESPOSTA INCORRETA
Trata-se de uma dupla função complementar que não chega a configurar-se como polivalência.
b)
Orientação formativa metódica e pragmática.
RESPOSTA INCORRETA
Refere-se à distinção entre dois grupos de conhecimentos: uma que diz respeito aos modos de adquirir conhecimentos e a outra que serve ao sujeito para aplicá-lo. Ambas se complementam.
c)
Prevenção à arbitrariedade de seleção de conteúdos e limitação da autonomia dos professores.
RESPOSTA CORRETA
Em termos modernos, a invenção unificadora do currículo pode evitar a arbitrariedade na escolha de o que será ensinado em cada situação, enquanto se orienta, modela e limita a autonomia dos professores. Essa polivalência se mantém nos dias atuais.
Enviada em
01/11/2019 09:20
d)
Função organizadora e seletiva.
RESPOSTA INCORRETA
Ambas as funções do currículo se complementam ao organizarem-se os conteúdos a aprender e ao proceder na seleção de quais regularão a prática didática.
e)
Disciplinador e organizador da escolaridade.
RESPOSTA INCORRETA
O surgimento do currículo no uso pedagógico não foi algo fortuito. Sua adoção se deve à visão disciplinadora quanto à organização do ensino e da aprendizagem de forma sequencial.
3)
, 3) Sacristán (2013) diz que o currículo recebeu o papel decisivo de ordenar os conteúdos a ensinar; um poder regulador que se somou à capacidade igualmente reguladora de outros conceitos. São eles:
a)
Desenvolvimento, aprendizagem e avaliação escolar.
RESPOSTA INCORRETA
Consistem no progresso dos sujeitos estudantes durante a escolaridade.
b)
O grau, o método e a turma.
RESPOSTA CORRETA
O currículo adotou um poder regulador que se somou à capacidade reguladora do conceito de classe ou turma: empregado para distinguir os alunos entre si e agrupá-los em categorias que os definam e classifiquem. Ano ou grau: como regulador dos conteúdos durante o período de ensinar e aprender. Método: esquema de atividade regulada reproduzível e transmissível.
Enviada em
01/11/2019 09:21
c)
Organização escolar, ensino e aprendizagem.
RESPOSTA INCORRETA
O ensino e a aprendizagem tornaram-se mais orientados por um controle externo, uma vez que este determinou a organização da totalidade do ensino por meio do estabelecimento de uma ordem sequenciada.
d)
Conteúdos externos, internos e estranhos.
RESPOSTA INCORRETA
A ordenação do currículo promoveu a ordenação do conteúdo, nos quais são distribuídos os períodos para se ensinar e aprender, separando o que será o conteúdo do que se considera aquilo que deve nele estar contido e quais serão os conteúdos externos, internos e estranhos.
e)
Escolaridade, prática escolar e pensamento pedagógico.
RESPOSTA INCORRETA
Sem a dimensão reguladora do currículo, seria difícil entender a escolaridade, examiná-la e criticá-la. As implicações do currículo na prática escolar e na sociedade externa à escola constituem um elemento importante do pensamento pedagógico moderno.
4)
, 4) Com relação aos significados dos objetivos educacionais abordados por Sacristán (2013), pode-se dizer que a importância fundamental do currículo para a escolaridade consiste em:
a)
Não implementar seus fins de caráter educacional amplo e somente o conteúdo das matérias ou áreas a ensinar.
RESPOSTA INCORRETA
O currículo é algo mais do que o tradicionalmente considerado: como o conteúdo das matérias ou áreas a ensinar.
b)
Um instrumento para melhoria da educação e impulso ao crescimento.
RESPOSTA INCORRETA
A educação pode ser um instrumento para a revolução silenciosa da sociedade, configurando-se como um impulso ao crescimento e à melhoria que deve ser traduzida no currículo.
c)
Em partes da prática educativa que ocupa o tempo escolar.
RESPOSTA INCORRETA
O currículo, em termos práticos, é composto por tudo o que ocupa o tempo escolar.
d)
Compreender que a educação não consegue abranger toda a complexidade do desenvolvimento do ser humano como indivíduo e cidadão.
RESPOSTA INCORRETA
Presume-se que a educação tem a capacidade de servir para o desenvolvimento do ser humano como indivíduo e cidadão, de sua mente, corpo e sua responsabilidade.
e)
Em ser a expressão do projeto cultural e educacional que as instituições de ensino colocam em prática no ato do processo pedagógico, conforme consideram o adequado.
RESPOSTA CORRETA
A importância fundamental do currículo para a escolaridade reside no fato dele ser a expressão do projeto cultural e educacional que as instituições de educação pretendem desenvolver com os alunos (e para eles), conforme o que consideram adequado.
Enviada em
01/11/2019 09:22
5)
, 5) Conforme aponta Sacristán (2013), o currículo configura-se como construção complexa e pode-se dizer que a grande polêmica nesta construção encontra-se no fato de
a)
como se concebe o espaço escolar e o que espera-se do encontro entre o indivíduo e a cultura externa à escola.
RESPOSTA CORRETA
A grande polêmica desmobilizadora na educação é produzida pela diferença entre as formas culturais assentadas como conhecimento cultural e a cultura que elas dizem representar, levando-se em conta as noções de tempo, espaço e realidade escolar.
Enviada em
01/11/2019 09:22
b)
compreender as polêmicas em torno do conteúdo e organização escolar.
RESPOSTA INCORRETA
As polêmicas em torno do conteúdo encontram-se no debate por excelência da educação, mas não compõem o grande dilema.
c)
existir contraposições entre as polaridades nas orientações pedagógicas e curriculares.
RESPOSTA INCORRETA
As contradições têm servido para orientar o pensamento e a aceitação dos modelos pedagógicos.
d)
a decisão do texto do currículo se configurar na reprodução ou assimilação cultural.
RESPOSTA INCORRETA
Não é tarefa fácil decidir o texto do currículo para a reprodução ou
Página123456789...11