Buscar

Ergonomia do Trabalho - Atv4 - UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 4 – Ergonomia do Trabalho
Universidade Anhembi Morumbi
Pergunta
Com o aprimoramento da ergonomia e as grandes mudanças que vêm ocorrendo no contexto organizacional, é possível verificar uma grande mudança nos padrões no ambiente de trabalho das empresas, que buscam melhorar as condições de trabalho e o desempenho de seus funcionários no que se refere à qualidade e principalmente produtividade.
Nesse cenário, a ergonomia e a higiene ocupacional tem sido de extrema importância quando falamos de boas condições de trabalho e ambiente saudável, sendo gradativamente reconhecida pela importância que trazem às organizações no cumprimento de metas, redução de prazos e atendimento a demandas, o que as tornam muito importantes para as indústrias. Com isso, faça uma análise refletindo por que a ergonomia na indústria deve ser aplicada de forma diferente da aplicada “fora” da indústria.
Resposta
Por que é necessário definir o tipo de usuário de serviços bem com o os critérios de desempenho e a população de usuários tende a ser mais ampla e diversificada e, os objetivos mais difusos.
Funcionários saudáveis, confortáveis e seguros resultam em produtividade e otimização de investimentos para a empresa. Este é o grande papel da ergonomia, garantir que os trabalhadores tenham um ambiente adequado para a saúde e que promova o bem-estar, além de adotarem uma rotina que não comprometa sua saúde física e psicológica.
A ergonomia estuda maneiras de incentivar a melhor relação entre o homem e a máquina, ou seja, entre o trabalhador e seus equipamentos, maquinários e utensílios do cotidiano profissional. O resultado da aplicação da ergonomia na indústria é: prevenção de acidentes e doenças ocasionadas por esforços repetitivos ou indevidos durante o trabalho, refletindo no índice de absenteísmo da organização; diminuição do cansaço e da pressão; e aumento da produtividade.

Continue navegando