Buscar

Atividade N1 (A1) - Estudo de vialidade e termo de abertura do projeto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Todo empreendedor que inicia um negócio, deseja lucrar e desenvolve-lo de forma a alcançar constantemente a sua expansão, a cada dia não só as grandes corporações mas também as pequenas e médias empresas tem adotado o uso de ferramentas para a análise e desenvolvimentos de projetos que envolvem desde o lançamento de produtos a compra de equipamentos a fim de que não seja um investimento perdido. 
“Anteriormente à iniciação do projeto, pode ser necessário o desenvolvimento de um estudo de viabilidade econômico-financeira, que tem com o objetivo principal determinar se o projeto é, de fato, exequível financeiramente e se trará retorno financeiro no futuro” (KEELING, 2002). Por isso... “o principal objetivo é conciliar as expectativas dos stakeholders com o objetivo do projeto” (UM GUIA…, 2017). Além disso, “é por meio dos processos de iniciação do projeto que são definidos, de maneira macro, o escopo e o montante financeiro que será investido no projeto” (UM GUIA…, 2013). 
Para a 	realização do estudo de viabilidade são utilizadas 3 (três) ferramentas, a payback, a TIR – taxa interna de retorno e a VPL. Observe a técnica apresentadas com base no estudo de Gitman (2002):
· PAYBACK – analisa o tempo exato necessário para a recuperação do investimento inicial no projeto, baseando-se nas entradas, para isso são adotados 2 critérios:
1. Se o payback for maior do que o período máximo de retorno aceitável, deve-se rejeitar o projeto.
2. Se o payback for menor do que o período máximo de retorno aceitável, deve-se aceitar o projeto. 
· Valor líquido presente (VPL) – pode ser chamado também custo de oportunidade ou custo de capital ou também taxa de desconto. Refere-se ao retorno mínimo a ser obtido no projeto, inalterando o valor de mercado da empresa. Para isso deve-se ser baseado em alguns critérios:
1. VPL maior do que zero, o projeto deve ser aceito.
2. VPL igual a zero, significa que é indiferente aceitar ou rejeitar.
3. VPL menor do que zero, o projeto deve ser rejeitado.
· Taxa interna de retorno (TIR) – definida como taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial no projeto. A TIR é a taxa de desconto que faz com que o VPL de uma oportunidade de investimento iguale-se a zero. Para isso deve-se adotar os seguintes critérios para a tomada de decisão:
1. Se a TIR for maior do que a taxa mínima de atratividade, deve-se aceitar o projeto;
2. Se a TIR for menor do que a taxa mínima de atratividade, deve-se rejeitar o projeto;
3. Se a TIR for igual a taxa mínima atratividade, é indiferente aceitar ou rejeitar o projeto.
Uma vez realizada a viabilidade e das informações preliminares, realiza-se então o termo de abertura de projeto para a autorização ou não continuidade do projeto. É por meio deste termo que o gerente ou a equipe do projeto apresentará alguns importantes aspectos, fornecendo informações do negócio que consideram importantes, algumas delas são a demanda do mercado, o atendimento a uma necessidade legal, a evolução tecnológica e as demandas de ordem social. 
Algumas ferramentas para a análise das necessidades humanas podem ser utilizadas para isso, um exemplo é a pirâmide de Maslow que define 5 categorias de necessidades humanas, além disso pode utilizar também “a opinião de profissionais da área em que o projeto será desenvolvido; a coleta de dados que poderá ser realizada por meio de ferramentas como brainstorming, grupos de discussão e entrevistas; habilidades interpessoais e de equipe que podem ser necessárias neste processo, como o gerenciamento de conflitos, a facilitação e o gerenciamento de reuniões; e, por fim, as reuniões com as partes interessadas, para o levantamento de requisitos e objetivos” (UM GUIA..., 2017).
Ao termino do termo de abertura de projeto é possível então identificar informações importantes para o desenvolvimento de outros planos, nos quais podemos destacar conforme (UM GUIA..., 2017 pág. 81):
· Finalidade do projeto;
· Objetivos mensuráveis do projeto e critérios de sucesso relacionados;
· Requisitos de alto nível;
· Descrição de alto nível do projeto, seus limites e entregas-chave;
· Risco geral do projeto;
· Resumo do cronograma de marcos;
· Recursos financeiros pré-aprovados;
· Lista de partes interessadas chave;
· Requisitos para aprovação do projeto;
· Critérios de término do projeto;
· Gerente do projeto designado, responsabilidade e nível de autoridade;
· Nome e autoridade do patrocinador ou outra(s) pessoa(s) que autoriza(m) o termo de
· abertura do projeto
Com base nestas fundamentais informações pode-se então desenvolver os demais documentos necessários dentro do projeto, além de que uma vez documentados todos os processos, é muito mais fácil para a equipe identificar e ajustar caso seja necessário etapas do projeto a fim de trazer a tão esperada lucratividade e o tão esperado crescimento da companhia.

Continue navegando