Buscar

Educação Corporativa e Universidade Corporativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Treinamento Corporativo
Aluno (a): PEDRO APARECIDO FERREIRA DOS SANTOS	
Data: 07 / 04 /2021
Atividade de Pesquisa
NOTA:
TREINAMENTO CORPORATIVO
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) O que é e como se constituiu o mercado ou economia do conhecimento?
R- A Economia do conhecimento é o uso do conhecimento (saber, saber-fazer, know-how, savoir-être) para gerar valores tangíveis e intangíveis.Este conhecimento pode ser usado por sistemas de apoio à decisão em vários campos para gerar valor econômico. Economias do conhecimento também é possível sem tecnologia.
2) Explique o que você compreendeu sobre as características que formam a organização do século XXI e cite as sete competências básicas do ambiente corporativo.
R- Há algumas tarefas importantes para um gestor montar sua equipe: Primeiro: é necessário buscar sua equipe de forma interna ou externa. Segundo: Direção, a busca de pessoas certas não basta, é preciso que elas queiram ficar na equipe, é necessário que se identifiquem com os colegas e aceitem integrar a equipe, é o que ele chama de “Retenção”. Terceiro: Desempenho, cada um na equipe deve fazer a sua parte, e é o gestor que certamente tem a responsabilidade de orientar as pessoas a condutas mais eficientes. Quarto: Empenho, maiores desafios demandam mais empenho das pessoas, que elas realmente “vistam a camisa” e ajudem a empresa a lidar com as dificuldades. Quinto: Eficiência: As pessoas estão sendo chamadas a aprender coisas novas quase que instantaneamente, para manter níveis de eficiência condizentes com as exigências do mercado. Sexto: Inovação: a empresa precisa de ideias, soluções e alternativas para sua melhoria.
3) Hoje, a Educação Corporativa, através das universidades, faculdades ou escolas com estruturas diversas, possuem objetivos e finalidades definidas. Explique.
R- Universidade Corporativa é uma instituição de ensino vinculada a empresas públicas ou privadas. Também conhecida como Universidade Empresarial, a Universidade Corporativa pode oferecer treinamentos a colaboradores a partir de cursos técnicos ou de graduação a nível superior. A UC é considerada como o campo de atuação da Pedagogia Empresarial.
O objetivo da Universidade Corporativa é oferecer cursos específicos para funcionários de uma empresa. Deste modo, é possível que uma empresa crie cursos e treinamentos com alto nível de personalização para refletir as políticas, estratégias e objetivos empresariais.
O custo de um treinamento de uma Universidade Corporativa, por sua vez, é menor do que o de um curso normal. Organizar um treinamento interno, com foco nas diretrizes da empresa, elimina alguns investimentos externos e tem uma eficácia melhor, além de oferecer agilidade na absorção de aprendizagem e formação do pessoal envolvido. e você não sabe o que é Universidade Corporativa pode ser mais fácil entender a partir da comparação com uma universidade acadêmica tradicional. Neste caso, a Universidade Corporativa difere no sentido de possuir características e funções próprias e específicas que na tradicional não existem.Neste caso, os cursos e treinamentos da UC tem objetivos de aprendizagem muito bem definidos, onde estão ligados aos objetivos, interesses e estratégias empresariais ao promover a formação dos seus funcionários. Essa é a grande diferença.Além disso, as Universidades Corporativas tem como foco desenvolver e elaborar conteúdos, materiais e programas exclusivos para atender diretamente as aspirações, objetivos e estratégias da empresa.Logo, enquanto o departamento de treinamento e desenvolvimento está preocupado em evoluir e desenvolver competências, atitudes e habilidades relacionadas a possíveis problemas existentes em uma organização, a Universidade Corporativa trabalha de forma mais direcionada e assertiva de acordo com o seu próprio universo empresarial.
4) Você percebeu a importância acerca dos princípios e práticas para o sucesso de um Sistema de Educação Corporativa. Explique.
R- Educar corporativamente é fazer as pessoas
pensarem criticamente, envolverem-se, se autogerenciarem e emocionarem-se em
perceber que estão mudando a cada dia e para melhor. Educar corporativamente é
humanizar o ser, a empresa, a sociedade, o meio ambiente, educar
corporativamente é também um exercício de responsabilidade social, pois visa
a formação de profissionais éticos, que agreguem, valores a si próprios, à
suas famílias, às suas empresas e à comunidade.
As pessoas envolvidas na gestão de negócios de uma organização são
participantes diretos na sua construção e desenvolvimento visando seus
objetivos, isso se dá, basicamente, através de um amplo programa de capacitação,
baseado nas competências existentes na empresa.
Neste processo a capacitação do corpo gerencial é o alvo, afinal, gerenciar
estrategicamente os talentos de uma organização é promover a gestão
integrada de pessoas, tecnologias, processos, produtos, clientes, fornecedores e
meio ambiente, atuando na composição de novos padrões culturais e na implantação
de novas competências que promovam a renovação da empresa.
A busca da competitividade tem se mostrado uma inovação constante e, para
isso, as organizações têm investido em constante qualidade de serviço e
aperfeiçoamento intelectual. O processo e a forma como se administra uma
empresa, tem sido fator fundamental ao seu sucesso, compreendendo a importância
das inovações vivenciadas com extrema rapidez pelo mercado global, tão
adaptado à pressa que caracteriza os caminhos desta modernidade.
Nesta consideração a motivação é uma das grandes forças impulsionadoras do
comportamento humano e as empresas precisam possuir dentro delas uma estratégia
para manter seus colaboradores motivados, aumentando assim sua rentabilidade,
isso será como uma mola propulsora da diferenciação da empresa diante de seus
colaboradores, em motivação e eficiência, e com isso, surge o ponto de
partida para o sucesso organizacional e pessoal de todos os envolvidos no
processo.
5) Imagine que Defina os objetivos dos termos: treinamento, desenvolvimento e educação, e o principal fator que os mesmos desenvolvem nas pessoas.
R- Uma empresa pode oferecer serviços ou produtos. Quanto aos serviços, pode treinar seu pessoal para que execute esse serviço da melhor forma. E quanto aos produtos, pode treinar os funcionários para que sejam capazes de produzi-los. Uma rede de fast-food, por exemplo, trabalha com produtos (comidas, bebidas) e com serviços (atendimento, delivery). Logo, treinará os funcionários da produção, para que saibam fazer os produtos com qualidade; e os que oferecem serviços, para desenvolverem sua competência de atendimento.
 A produtividade é a chave para o sucesso de qualquer negócio, e o treinamento tem por objetivo impulsiona-la ao máximo.Espera-se que, com o desenvolvimento, o colaborador possa gerir o tempo que tem disponível e produzir mais do que costumava anteriormente. A empresa beneficia-se bastante desse recurso, já que o investimento na capacitação do funcionário efetivamente gera retorno.Tendo um funcionário mais produtivo, que produz mais e/ou melhor em menos tempo, o empregador não precisará recrutar um adicional para a mesma função, evitando um novo custo. 
 O retrabalho é um sério problema enfrentado nas empresas. Refazer uma determinada tarefa não só desmotiva o responsável por ela, que se frustra com seu rendimento, mas também afeta negativamente o desempenho da empresa na entrega de produtos, serviços, etc. Para ser resolvido, esse problema requer a atenção da área de recursos humanos, no que se refere a treinamento para qualificação da equipe.
6) Quais os fundamentos norteadores para as práticas e estratégias pedagógicas educacionais na Educação Corporativa?
R- Eboli (2004) propõe 7 princípiosnorteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.
Atividade de Pesquisa: Treinamento Corporativo

Continue navegando