Buscar

Atividade de Pesquisa - Treinamento corporativo - Andrea Ourique Henz

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Treinamento Corporativo
Aluno (a): ANDREA OURIQUE HENZ
Data: / /
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome.
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) O que é e como se constituiu o mercado ou economia do conhecimento?
A Economia do conhecimento é o uso do conhecimento (saber, saber-fazer, know-how, savoir-être) para gerar valores tangíveis e intangíveis. A tecnologia, e em particular, a tecnologia do conhecimento, ajuda a incorporar parte do conhecimento humano em máquinas. Este conhecimento pode ser usado por sistemas de apoio à decisão em vários campos para gerar valor econômico. Economias do conhecimento também é possível sem tecnologia.
Portanto, "A economia do conhecimento surge como uma realidade representada pelas novas relações empresariais, produtivas e mercadológicas baseadas no conhecimento, em um mundo interconectado e globalizado. Por outro lado, trata-se de uma abstração, uma perspectiva teórico-conceitual, que busca entender os fenômenos econômicos dessa nova economia e sociedade.
2) Explique o que você compreendeu sobre as características que formam a organização do século XXI e cite as sete competências básicas do ambiente corporativo.
A empresa do século XXI será organizada em torno de seus processos e centrará seus esforços em seus clientes. Ela será ágil e enxuta, será exigido conhecimento do negócio, autonomia, responsabilidade e a habilidade na tomada de decisões.
Meister (1999) identifica sete competências básicas dos indivíduos que são
cada vez mais requisitadas pelas organizações: aprender a aprender; comunicação e
colaboração; raciocínio criativo e solução de problemas; conhecimento tecnológico;
conhecimento de negócios globais; desenvolvimento de liderança; e autogerenciamento da
carreira.
3) Hoje, a Educação Corporativa, através das universidades, faculdades ou escolas com estruturas diversas, possuem objetivos e finalidades definidas. Explique.
A universidade corporativa tem a função de educar e capacitar os colaboradores da empresa sobre diversos assuntos, variando desde regras de compliance a técnicas de vendas, por exemplo.
Isso gera uma rede de comprometimento, que vem para somar com o desenvolvimento do negócio. Assim, os objetivos da educação corporativa são formar, treinar, atualizar e integrar pessoas e processos a fim de contribuir para o desenvolvimento contínuo da organização.
As universidades corporativas tem como objetivo preparar os colaboradores para trabalhar com novas técnicas, atualizar práticas de trabalhos ou criar projetos que possam ser implantados dentro da organização e construir uma força de trabalhadores educados e bem preparados que proporcione à empresa uma vantagem competitiva.
4) Você percebeu a importância acerca dos princípios e práticas para o sucesso de um Sistema de Educação Corporativa. Explique.
A Educação Corporativa investe no colaborador com o intuito de obter os melhores resultados para a organização, o foco principal é a instituição.
Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.
1. Competitividade: Valoriza a educação como forma de desenvolver o capital intelectual dos colaboradores, transformando-os em fator de vantagem competitiva diante dos concorrentes, ampliando assim sua capacidade de competir. Significa buscar continuamente elevar o patamar de
competitividade empresarial por meio da instalação, desenvolvimento e consolidação das
competências críticas empresarias e humanas.
2. Perpetuidade: Entende a educação não apenas como um processo de desenvolvimento e realização do potencial existente em cada colaborador, mas também como um processo de transmissão da herança cultural, a fim de perpetuar a existência da empresa.
3. Conectividade: Privilegia a construção social do conhecimento, estabelecendo conexões e intensificando a comunicação e a interação. Objetiva ampliar a quantidade e qualidade da rede de
relacionamentos com o público interno e externo.
4. Disponibilidade: Busca oferecer e disponibilizar atividades e recursos educacionais de fácil acesso e uso, fazendo com que a aprendizagem possa ocorrer a qualquer hora e em qualquer lugar.
5. Cidadania: Estimula o exercício da cidadania individual e corporativa, formando atores sociais capazes de refletir criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e modificá-la e de
atuar pautados por posturas éticas e socialmente responsáveis.
6. Parceria: Estabelece parcerias internas com líderes e gestores e parcerias externas com instituições educacionais a fim de desenvolver continuamente as competências dos colaboradores.
7. Sustentabilidade: Busca ser um centro gerador de resultados para a empresa, procurando sempre agregar valor ao negócio. Pode significar também a busca de fontes alternativas de recursos que permitam um orçamento próprio e auto-sustentável.
5) Imagine que Defina os objetivos dos termos: treinamento, desenvolvimento e educação, e o principal fator que os mesmos desenvolvem nas pessoas.
O treinamento tem por objetivo melhorar o desempenho do indivíduo - ele deve focar em uma tarefa específica de maneira a obter resultado no curto prazo.
Desenvolvimento pessoal é uma área do conhecimento que visa a melhorar a qualidade de vida e a desenvolver as habilidades pessoais de cada pessoa, contribuindo com a construção do conhecimento humano e a realização de sonhos e aspirações.
A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais.
6) Quais os fundamentos norteadores para as práticas e estratégias pedagógicas educacionais na Educação Corporativa?
Para atuar com educação corporativa, a empresa deve traçar um plano estratégico de como desenvolver a educação de seus funcionários e buscar a melhor ferramenta segundo os custos e benefícios da mesma. As estratégias pedagógicas podem ocorrer por meio da educação presencial, à distância ou semipresencial. A modalidade à distância proporciona um aprendizado através de um ambiente virtual. 
Na busca de assegurar e formalizar o processo de educação corporativa surge a Universidade Corporativa (UC), que é um sistema educacional implantado no âmbito de uma organização para atender seus funcionários, clientes, parceiros e fornecedores em alinhamento com as estratégias organizacionais.
Atividade de Pesquisa: Treinamento Corporativo

Continue navegando