Buscar

HISTÓRIA GERAL/ BRASIL


Continue navegando


Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO BRASIL 
ERA VARGAS 
Com a crise da república velha (1989-1930), assim chamada por Getúlio Vargas posteriormente, gerada principalmente pela crise de 29 (1929), afetando a principal economia do brasil na época, o CAFÉ. (Entre 1931/1939 o Governo Vargas decidiu equilibrar a oferta e a procura do produto, comprando e destruindo os excedentes das colheitas) O café era a espinha dorsal da economia e da política brasileira no período. A capital do Brasil era presidida por Washington Luiz (SP) que deveria indicar um candidato de Minas Gerais (prática da política café com leite), no entanto ele indicou Júlio Preste (SP), causando assim instabilidade para as eleições, dando ideia de continuidade, que no contexto de crise econômica e política, era ruim. Fazendo com que oligarquia mineira (aliança liberal) apoiassem a candidatura de Getúlio Vargas, e seu vice João pessoa, com discursos de mudanças, de algo novo, diferente da então república velha. Entretanto as eleições não ocorrem, devido ao assassinato de seu vice, mesmo sem comprovações o crime recai sobre os paulistas, Vargas ascende ao poder por meio de um golpe (REVOLUÇÃO DE 30). Vargas faz sua política em cima da classe operaria urbana, estabelece o ministério do trabalho e saúde, justiça eleitoral. Em 1932 com proposito de tirar Vargas do poder, acontece a REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA(SP), M.M.D.C, com a derrota dos paulistas, é promulgada a constituição de 1934, as principais características são: voto secreto, voto feminino, direitos trabalhistas- férias, descanso semanal, regulamentação das jornadas de trabalho, eleições indiretas. Ganhando assim o apoio das camadas urbanas. 
ESTADO NOVO (1937-1945)
O PLANO COHEN, foi uma forma enganosa do governo Vargas para sentir o medo da população, por uma eventual investida da esquerda comunista, apoiada pela União Soviética e assim pudesse continuar no poder “com aval da população”. Em 1937 por meio de um comunicado via rádio, principal meio de comunicação de era Vargas, é outorgada a constituição de 1937, que dá início a um novo período, a ditadura Vargas, acontece o fechamento do congresso, o fim dos partidos políticos e a redução do poder sindicalista, bem como, a centralização do poder nas mãos do presidente, em síntese um governo altamente autoritário. Surge também um movimento chamado de POPULISMO VARGUISTA, que traz com ele consequências como: repreensão e censura – perseguição e tortura de quem se opusera ao governo, não obstante o apoio aos trabalhadores urbanos- CLT, indústria de bases (CSN, VALE DO RIO DOCE, continua no estado novo, visto que o governo varguista busca apoio na classe. É criado a DIP (PROPAGANDA), forma de divulgar o governo. Temos também a redefiniçao da identidade nacional, ‘’brasilidade’’. Em termos de economia, o estado novo caracterizou – se pelo forte intervencionismo estatal com a criação de conselhos regulatórios, como conselho nacional do petróleo, a década de 30 no contexto mundial foi muito marcada, decorrente da crise de 29, que resultou na queda da bolsa de New York, o cenário em que se vivia foi oportuno para fortes críticas ao liberalismo, forçando a intervenção do estado diretamente na economia. A crise do estado novo se dá principalmente pelo contexto da segunda guerra mundial (1939-1945) que vai de encontro com a política interna que se dava o país (autoritarismo), o brasil que lutava ao lado dos aliados, com a volta da força expedicionária brasileira (FEB) ao Brasil e a vitória dos democráticas, entre outros fatores como: a pressão popular e principalmente a pressão do EXÉRCITO, Vargas é deposto.
ELEIÇÃO DE DUTRA- REPÚBLICA DEMOCRATICA PÓS GOVERNO VARGUISTA...
GOLPE MILITAR (1964-1985)
Em primeiro de abril HUBERTO DE ALENCAR CASTELO BRANCO, já ocupa a presidência do Brasil inaugurando o chamado REGIME MILITAR BRASILEIRO, após o golpe que findou o governo de JOÃO GOULART, os presidentes militares eram divididos entre dois grupos, LINHA DURA X SORBONNE. Os militares governavam através de ATOS INSTITUCIONAL.
ATOS INSTITUCIONAL
· AI-1 – 1946 foi no governo de CASTELO BRANCO, PRIMEIRO PRESIDENTE DO REGIME MILITAR.
1. Casou políticos civis 
2. Estabeleceu eleições indireta para presidente
3. Criação do PAERG (plano de ação econômica do governo)
4. Cortes de gastos
5. Fim da lei de instabilidade
6. Aumento de tarifa
7. congelamento de salário, 
8. FGTS.
· AI-2 1965
1. Bipartidarismo (ARENA/MDB)
2. Autorização para fechar órgãos, como legislativo
· AI-3 
1. Eleições indireta para Governadores e indicações para prefeito 
 CONSTITUIÇÃO DE 1967
· AI-4 (COM INTUITO DE LEGALIZAR OS ATOS INSTITUCIONAL) 
1. Aumentar o poder do executivo 
2. Emenda constitucional a cargo do presidente 
· AI-5 – 1968 (mais cruel), foi no governo de COSTA E SILVA, O SEGUNDO PRESIDENTE DO REGIME MILITAR.
1. Maior instrumento de repressão da ditadura
2. Fechamento do poder legislativo (presidente assume a função)
3. Suspensão do HÁBEAS CORPUS 
4. Permissão para caçar mandando, demitir, prender e editar leis 
5. Prazo de validade indeterminado.
· O Governo COSTA E SILVA foi um dos mais cruéis do período (1967-1969), houve manifestação estudantis (68), seguida do assassinato do estudante EDSON LUIZ, passeata dos 100 mil, no rio de janeiro/68, tudo acontecendo com ampla repressão do governo, que mediante a tudo que estava acontecendo instaurou o AI-5, como resposta aos que se contrapunha ao governo, A CRISE SUCESSORIA DE COSTA E SILVA se deu após sofrer um grave ataque cardíaco, incapaz de presidir seguiu-se uma intensa luta pelo poder, o vice-presidente PEDRO ALEIXO deveria suceder imediatamente o presidente, segundo a constituição vigente (1967), entretanto PEDRO ALEIXO se opusera abertamente ao AI-5, desrespeitando completamente a constituição uma junta pelos ministros do EXERCITO, DA MARINHA, E DA AERONÁUTICA, assumiria o poder. 
· O Governo MÉDICI, do tipo linha dura (1969-1974), ficou conhecido como “ANOS DE CHUMBO”, foi marcado também por prisões, torturas, assassinatos e muitos “desaparecidos”, no Governo MÉDICI iniciou uma ação armada contra o governo que não teve muito exido acarretando a eliminação da “GUERRILHA DE ESQUERDA”. A popularidade era forte, através do paradoxo censura e propaganda, como o slogan ufanista e otimista: BRASIL AME-O DEIXE-O. O Governo MÉDICI também se destacou através do MILAGRE ECONOMICO (1969-1974), com DELFIM NETO, como ministro da economia, alcançamos um crescimento de 10% ao ano, com isso gerou facilidade de crédito, teve também o arrocho salarial, investimentos externos e grandes empréstimos. “Obras faraônicas” como: RODVIA TRANSAMAZONICA, RODOVIA RIO-SANTOS, PONTE RIO-NITEROI, PONTE COLOMBO-SALES (SC), HIDRELETRICA DE SALES (SP) E PASSO FUNDO (RS).
· Governo ERNESTO GEISEL do tipo SORBONNE (1974-1979), no governo GEISEL, se inicia o plano de reabertura política, DE FORMA LENTA, GRADUAL E SEGURA, a crise econômica continua, é criado o plano PROALCOOL, as obras continuam, bem como: USINA DE ITAIPU (PR), TUCURUI (PA), SOBRADINHO (BA), FERROVIAS, É ACORDO NUCLEAR COM A ALEMANHA. O plano de reabertura da democracia teve início com as eleições parlamentares (1974), vitória do MDB, fim da censura previa aos meios de comunicação (1975), para agradar ao que apoiavam e defendiam o regime militar, criou-se a LEI FALCÃO (1976) LIMITAÇÃO DE PROPAGANDA POLÍTICAS. Em outubro de 1978 temos o fim do AI-5, com isso, o início das greves dos sindicatos no ABC paulista (SP).
· Governo FIGUEIREDO (1979-1985) conclusão do processo de abertura política, crise econômica permanente( INFLAÇÃO), DESEMPREGO,EMPRESTIMOS COM ALTOS JUROS, resultando num desgaste do Governo, em 1979 temos a LEI DA ANISTIA aprovada pelo congresso, exceto para envolvidos com luta armada e ato terrorista, os exilados retornam ao Brasil: BRISOLA, PRESTE MIGUEL ARRARES, com o fim do AI-2 em 1979 é instituído o pluripartidarismo, em 1982 acontece eleições direta para governador, com isso o fim do AI-3, acontece o movimento DIRETAS JÁ, sem êxito, o cargo de presidente é escolhidoatravés do COLEGIO ELEITORAL em 1985, TANCREDO NEVES (OPOSIÇÃO), VENCE DE PAULO MALUF (GOVERNO), ELE MORRE E SARNEY, SEU VICE ASSUME , FIM DA DITARURA.
CONSTITUIÇÕES FEDERETATIVAS
CONSTITUIÇÃO DE 1824 (PRIMEIRO REINADO)
· Poder moderador 
· Voto censitário 
CONSTITUIÇÃO DE 1891(REPÚBLICA VELHA, 1890-1930)
· Presidente DEODORO DA FONSECA 
· Promulgada-votada
· Fim do poder moderador 
· República federativa
· Fim do voto censitário – voto atrelado a renda 
· Voto masculino, alfabetizado e aberto (voto de cabresto)
· Estado laico 
CONSTITUIÇÃO DE 1934 (ERA VARGAS) 
· Presidente GETULIO VARGAS
· Governo provisório Vargas (1930-1934)
· Justiça do trabalho
· Promulgada
· Direitos trabalhistas: SALÁRIO MNIMO, JORNADA DE TRABALHO, FÉRIAS REMUNERAÇÃO etc.
· Voto secreto e feminino 
 AMPLIA DIREITOS TRABALHISTAS 
CONSTITUIÇÃO DE 1937 POLACA (ESTADO NOVO 1937-1945)
· Presidente GETULO VARGAS 
· Outorgada
· Supremacia do poder executivo 
· Extinção dos partidos políticos 
 RESTRINGE DIREITOS 
CONSTITUIÇÃO DE 1946, INSPIRADA NA DE 1934 (FIM DO ESTADO NOVO)
· Presidente DUTRA
· Mandado de cinco anos para Presidente
· Separação dos três poderes 
· Igualdade de todos perante lei 
· A liberdade de manifestação de pensamento, sem censura, a não ser em espetáculos e diversões publicas 
· Extinção da pena de morte 
· Prisão só flagrante delito ou por ordem escrita pela autoridade competente, e a garantia da ampla defesa ao acusado.
CONSTITUIÇÃO DE 1967 (PERIODO DO REGIME MILITAR 1964-1985)
· Presidente CASTELO BRANCO
· Presidente era eleito de forma indireta 
· Mandato de cinco ano 
· Cassação e suspensão dos direitos políticos pelo poder executivo
· Criada com intuito de legalizar os atos institucionais
· Pena de morte para crimes contra segurança nacional 
· Restringia o direito as greves 
CONSTITUIÇÃO DE 1988 (ATUAL, COSNTITUIÇÃO CIDADÃ)
· Nova república (1985) 
· Promulgada
· Amplia liberdade religiosa
· Amplia direitos sociais 
· Amplia legislação trabalhista
· Crime de racismo 
· Voto para os não alfabetizados 
HISTÓRIA GERAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918)
· CAUSAS:
1. Insatisfação de alguns países como: ITÁLIA e ALEMANHA, com a partilha da África (ASIA), no final do século XI.
2. CHOQUE DE IMPERALISMO DE UM LADO OS FRANCESES E INGLESES QUE TOMARAM A DIANTEIRA, DE OUTRO OS ALEMÃOS E ITALIANOS.
3. PAZ ARMADA (1900-1914)
4. NACIONALISMO: PAN- GERMANICO E PAN- ESLAVISMO (estopins da desencadear a guerra)
5. O revanchismo da França contra os alemães, que haviam anexados territórios franceses após a guerra Franco – Prussiano 
· FATOR CONDICIONAL:O império Austro – Húngaro tinham domínios sobre os Bósnios (ESLAVO), os Bósnios lutavam para se libertarem do império Austro- Húngaro e se juntar a Servia, há uma teoria de que a guerra se deu início após o assassinato do herdeiro do império AUSTRO- HUNGARO, FRANCISCO FERDINANDO, em SARAVEJO (SERVIA), Pois após seu assassinato o império AUSTRO- HÚNGARO começou um pesado bombardeio a SERVIA, direcionado ao grupo terrorista ‘’MÃO NEGRA’’, culpabilizando os sérvios pela morte. A ALEMANHA em auxílio aos Húngaros ataca os sérvios também, a RÚSSIA entra no conflito em ajuda aos SERVIOS, estava iniciada a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, DE UM CONFLITO REGIONAL, PARA UM CONFLITO GLOBAL.
TRIPCE ALIANÇA (POTENCIAIS CENTRAIS): ALEMANHA, ÁUSTRIA- HUNGRIA, e antes do início ao conflito, receberam o apoio da ITÁLIA.
TRIPLICE ENTENTE: INGLATERRA (GRÃBETANIA), FRANÇA, a ITALIA passou a fazer parte da aliança no início do conflito, a RÚSSIA permaneceu até o último ano da guerra (1918), os EUA entraram decisivamente no último ano do conflito, após um ataque alemão de torpedo ao NAVIO chamado: LUSITANA, matando assim muitos americanos.
PRIMEIRA FASE (GUERRA DE MOVIMENT0)
· O exército alemão invadiu a BÉLGICA, e depois de suplanta -lá penetrou no território FRANCÊS, nas proximidades de PARIS, os franceses contra-atacaram e, na primeira BATALHA DO MARNE, conseguiram deter o avanço alemã 
SEGUNDA FASE DA GUERRA (MOMENTO MAIS IMPORTANTE)
· GUERRA DAS TRINCHEIRAS (1915-1916)
TERCEIRA FASE (1917-1918)
· A ENTRADA DO EUA, E A SAIDA DA RÚSSIA (Tratado de BREST-LITOVSKY)
· TURQUIA E BULGARIA JUNTAM-SE À TRIPLICE ALIANÇA
· JAPÃO, ROMENIA, GRÉCIA, BRASIL, CANADÁ E ARGENTINA, COLOCARAM-SE AO LADO DA ENTENTE. 
· 09/ novembro 1918 a ALEMANHA assina sua rendição, antes mesmo de um conflito direto com a ENTENTE, após uma rebelião interna.
· O novo governo alemão substituiu a monarquia pela república, (REPÚBLICA DE WEIMAR)
· TRATADO PÓS -GUERRA:
1. O novo governo alemão substituiu a monarquia pela república, (REPÚBLICA DE WEIMAR)
2. CRIAÇÃO DA LIGA DAS NAÇÕES 
3. ALEMANHA PERDEU PARTE DE SEUS TERRITÓRIOS, ZONA DE EXPLORAÇÃO MINERAL E SEUS DOMINIOS COLONIAIS 
4. A ECONOMIA ALEMÃ ENTROU EM FALÊNCIA 
5. LIMITE MAXIMO DE 100.000 MILIATRES, ARMAS DE PEQUENOS CALIBRES 
· CONSEQUÊNCIAS:
1. O tratado de Versalhes acentuou o nacionalismo e o descontentamento, principalmente da ALEMANHA 
2. Mesmo com a ITALIA estando ao lado dos vencedores não teve seus pedidos atendidos (pedidos de devolução de territórios)
3. A economia ALEMÃ entrou em colapso e compactuando para ideias e políticas extremista, como nazismos e fascismo, anos depois 
4. Afirmação dos ESTADOS UNIDOS como maior potência do mundo 
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939-1945)
· Causas:
1. TRATATO DE VERSALHES (PESADAS SANÇOES A ALEMANHA) que também contribuiu para o fortalecimento de ideologias antidemocráticas habilmente exploradas por partidos políticos nacionalistas
2. Ascensão do NAZIFACISMO (Ideias radicais)
3. Guerra civil espanhola (1936-1939) frente popular (esquerda) X falange (conservadores), vitória da falange, inauguração da ditadura franquista.
4. Rearmamento e expansionismo nazista, com a ocupação da ÁUSTRIA 
e CHECOSLOVÁQUIA.
 
· FATORES DA GUERRA:
1. EM AGOSTO DE 1939, o pacto NAZI-SOVIETICO de não agressão a ALEMANHA E UNIÃO SOVIÉTICA 
1. 011/SETEMBRO 1934, invasão da POLÔNIA por tropas NAZISTAS (BLITZKRIEG), guerra relâmpago.
2. 03/SETEMBRO 1939, FRANÇA e INGLATERRA, declaram guerra à ALEMANHA NAZISTA.
3. Invasão à FRANÇA
4. Em 1940, HITLER domina FRANÇA (PARIS), FRANÇA DIVIDIDA)
· PRINCIPAIS CONFLITOS: 
1. ‘’OPERAÇÃO LEÃO MARINHO’’, Bombardeios aéreos sobre a INGLATERRA (LONDRES), LUFTWAFFE X R.F.A
2. ‘’OPERAÇÃO BARBOROSSA’’, em junho de 1941, com a invasão da UNIAO SOVIÉTICA, vitória iniciais das tropas nazistas, tomada de grande parte do território soviético, ‘’terra arrasada’’, linha de frente (MOSCOU, LINIGRADO, STALINGRADO) 
3. DEZEMBRO DE 1941, ataque JAPONES a Pearl Harbour, entrada do EUA na guerra ao lado dos aliados.
BATALHA NO PACÍFICO (EUA X JAPÃO)
BATALHA NA AFRICA (ALIADOS X ITALIA, ALEMANHA)
4. INÍCIO DA DERROTA DOS ALEMÃES (1942/1943), EM STALINGRADO
5. 06/JUNHO DE 1944, dia ‘’D’’, desembarque das tropas aliadas na Normandia (NORTE DA FRANÇA)
· CONSEQUENCIAS:
1. MUSSOLINE preso e fuzilado por guerrilha comunista
2. CORRIDA A BERLIM 
URSS (FRENTE ORIENTAL)
EUA (INGLATERRA E FRANÇA, FRENTE OCIDENTAL)
3. EM 1945 HILTER COMENTE SUICÍDIO 
4. Em maio de 1945, a ALEMANHA ASSINA SUA RENDIÇÃO, BERLIM É TOMADA PELAS TROPAS ALIADAS. 
5. Insistência do JAPÃO em continuar a guerra, resulta no ataque americano as cidades de HIROSHIMA e NAGASAKI, com bombas atômicas (rendição dos JAPONESES)
6. CRIAÇÃO DA UNU (VISANDO ASSEGURAR A PAZ MUNDIAL)
7. URSS (POTÊNCIA MUNDIAL)
8. ROMPE SE A ALIANÇA ENTRES AS DUAS GRANDES POTÊNCIAS, INÍCIO
 DA GUERRA FRIA 
GUERRA FRIA (1940- 1950- 1945-1991) 
Com o final da segunda guerra mundial houve o enfraquecimento das grandes potências europeias, e a emergências de duas grandes potências, EUA e a URSS (capitalismo x comunismo), a ordem BIPOLAR. 
Comissão Econômica para América Latina CEPAL (1950), enfrentando muitas pressões os países da América Latina resolveram se organizar e criar uma política de mais independência daquela proposta pela Organização dos Estados Americanos (OEA), que estava sobre o controle e hegemonia dos interesses dos EUA, a CEPAL organizada por BRASIL, CHILIEe MEXICO, tinha por objetivo: traçar uma política comum de defesa dos interesses latino-americanos para o comercio e criar estímulo ao desenvolvimento pela industrialização 
 
	 COMUNISTA 
	 CAPITALISTA 
	 UNIÃO SOVIÉTICA 
	ESTADOS UNIDOS DA AMERICA 
	PACOTO DE VARSÓVIA: reunia os países sobre proteção militar da UNIAO SOVIÉTICA 
	PLANO MARSHALL: reconstrução da Europa e Japão, e barrar o avanço comunista.
	URSS, destruída com serias dificuldades internas + pressão das potências capitalista = fechamento da URSS ao capitalista (isolamento)
	DOUTRINA TRUMAN: EUA, como defensores do ‘’mundo livre’’ – OTAN 1949
	COMENCON / KGB
	OTAN /CIA 
 MACARTHYSMO NO EUA (1950), ‘’ CAÇA AS BRUXAS’’, PERSEGUIÇÃO AOS SEUS OPOSITORES
Joseph McCartney em 1950, revelou que tinha em suas mãos uma lista de comunista que trabalhavam no estado, cada vez que ele repetia a acusação, nos dias seguinte, mencionava um diferente número de comunista em tal lista. Mas a acusação pareceu plausível a muitos americanos porque foi feita no auge da ameaça vermelha no Pós – Guerra, podendo ser relacionado ao contexto de vitória do partido comunista chinês, que chegava ao poder, e ao início da Guerra da Coreia.	
 
 CORRIDA ARMAMENTISTA:
· 1949 – URSS, BOMBA ATÔMICA 
· 1952 – EUA, BOMBA DE HIDROGÊNIO 
· 1953 – URSS BOMBA DE HIDROGÊNIO, BOMBAS NUCLEARES, AK-47
 CORRIDA ESPACIAL:
· 1975 – URSS, PRIMEIRO SATÉLITE ARTIFICIAL NO ESPAÇO, PRIMEIRO SER VIVO ‘’CADELA LAICA’’ (SPUTINIK) 
· 1958 – EUA, EXPLORE I
· 1961 – URSS, PRIMEIRO HOMEN NO ESPAÇO
· 1969 – EUA, CHEGADA DO HOMEN À LUA (APOLO XI)
CONFLITOS E MOMENTOS CRITICOS: 
· GUERRA DA COREIA (1950-1953)
1. Dividida após 2ª guerra mundial, entre NORTE (COMUNISTA) e SUL (CAPITALISTA), segue dividida até hoje
2. Revolução chinesa
· ‘’DESESTALINIZAÇÃO’’, em 1953 com a morte de STALIN, NIKITA KRUSCHEV, tenta levar a URSS a um processo de aproximação diplomática ao EUA.
· REVOLUÇÃO CUBANA (1959)
1. BASES DE MISSEIS DOS EUA, NA TURQUIA E GRECIA 
2. TENTATIVA DA URSS DE IMPLANTAR BASE EM CUBA, DIPLOMACIA DE NEGOCIAÇÃO 
· ‘’ COESISTENCIA PACÍFICA ‘’ 1960-1970
1. POSSIBILIDADE DE AUTO- ANIQUILAÇÃO 
2. EM 1961 CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM (URSS, BERLIM ORIENTAL, EUA, BERLIM OCIDENTAL)
3. EM 1962, CRISE DOS MISSEIS 
4. EM 1963, MORTE DE KENNEDY, nova história, maior vigilância na América latinha 
· GUERRA DO VIETNÃ (1955-1975
1. ANTIGA INDOCHINA (FRANÇA)
2. DIVISÃO NORTE E SUL
3. GUERRA TELEVISIONADA
4. PROTESTO CONTRA A GUERRA, CONTRA-CULTURA (EUA)
5. PROTESTO NA URSS, REPRIMIDOS COM EXTREMA VIOLENCIAS 
6. QUESTÃO RACIAL (EUA)
· CRISE DOS BLOCOS SOVIÉTICOS – REFORMAS (1980)
1. 1985 – CHEGA AO PODER MIKHAIL GORBACHEV 
2. ABERTURA ECONÔMICA
3. ‘’TRANSPARENCIA DE ATITUDE’’, REFORMAS POLÍTICAS 
4. EM 1989 QUEDA DO MURO DE BERLIM 
5. EM 1999/91 REGIMES PLURIPARTIDARIOS, ELEIÇÕES LIVRES, DESMEBRAMENTO, FIM DA URSS
 
 
 
GEOGRAFIA GERAL