Buscar

QUESTÕES DE BROMATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

QUESTÕES DE BROMATOLOGIA
1.Quais os erros que podem ser cometidos por analistas em análise de laboratório? Descreva.
Erros sistemáticos esse tipo de erro acontece em todas as repetições de forma igual. Eles podem ser causados por: Problemas instrumentais – devido ao uso de vidrarias e balanças descalibradas, calibração imprópria ou variação de voltagem em equipamentos eletrônicos de medida, presença de contaminantes (água contaminada). Erros de método – quando ocorre falta de especificidade dos reagentes, reações químicas que ocorrem lentamente ou de forma incompleta. Erros pessoais – são aqueles erros que ocorrem devido ao julgamento subjetivo do analista. Esses erros podem ocorrer em várias situações, como na hora de estimar a posição de um ponteiro ou a altura de uma coluna líquida, diferenças na observação de uma cor, prejulgamento dos resultados.
Erros aleatórios este tipo de erro não está presente em todas as medidas, resultando das diferenças de procedimento ocorridas entre as várias repetições da análise para a mesma amostra. Este tipo de erro faz com que os valores dos resultados das diferentes repetições para a mesma amostra flutuem em torno da média, desta forma aumentando o desvio padrão.
2.Um analista precisa preparar a amostra de laboratório para a análise de carboidratos em uvas cultivadas na região do vale do São Francisco, verificou que o lote total deste produto contém 320 kg. Qual a quantidade que o analista deve recolher para a amostra de laboratório ser representativa?
Uma amostra representativa corresponde de 5 a 10% do peso total da amostra. O analista deve recolher entre 16 a 35g.
3.Com suas palavras descreva sobre a Bromatologia e sua importância na indústria de alimentos e nas universidades
É a ciência que estuda os alimentos, seus componentes, valor calórico, nutrientes e analise se existe contaminação ou fraude nesses alimentos.
Órgãos governamentais qualidade de fiscalização.
Universalidade pesquisa do produto.
Classificação da análise de alimentos: controle de qualidade, fiscalização e pesquisas.
4.Qual a massa do soluto necessária para preparar 250 ml de uma solução aquosa de Carbonato de Cálcio a 0,4 M. (MM CaCO3 = 100,03)
Massa molar do CaCO3= 100,03 g/mol
Volume = 250ml
1l ---------------------------1000ml
Xl -------------------------- 250 ml
X= 0,25l
Massa soluto= ?
Molaridade = 0,4mol/l
M = m
 Mm x V
0,5= m
 100,03x0,25
0,5= m
 25,007
M= 12,5g
5.Defina Amostra e Amostragem.
Amostra: é uma parte do todo que pode ser representativa.
Amostragem: é uma serie de etapas operacionais para assegurar que a amostra seja obtida com a de representativa.
6.Descreva e dê exemplos de alimentos não aptos para o consumo humano.
São aqueles que por diferentes causas não estão dentro das especificações da lei.
ALIMENTOS CONTAMINADOS: são aqueles alimentos que contém agentes vivos (vírus, bactérias, parasitas, etc.) ou substâncias químicas minerais ou orgânicas (defensivos, metais pesados, etc.) estranhas à sua composição normal, que pode ser ou não tóxica, e ainda, componentes naturais tóxicos (sais como nitratos, etc.), sempre que se encontrem em proporções maiores que as permitidas.
ALIMENTOS ALTERADOS: são os alimentos que por causas naturais, de natureza física, química ou biológica, derivada do tratamento tecnológico não adequado, sofrem deteriorações em suas características organolépticas, em sua composição intrínseca ou em seu valor nutritivo. Como exemplo de alimentos alterados temos o odor característico da carne início do estágio de decomposição, o borbulhar do mel (fermentação), ou latas de conservas estufadas (enchimento excessivo ou desenvolvimento de microrganismos).
ALIMENTOS FALSIFICADOS: São aqueles alimentos que tem aparência e as características gerais de um produto legítimo e se denominam como este, sem sê-lo ou que não procedem de seus verdadeiros fabricantes, ou seja, são alimentos fabricados clandestinamente e comercializados como genuínos (legítimos). Pode acontecer que o alimento falsificado esteja em melhores condições de qualidade que o legítimo, mas por ser fabricado em locais não autorizados ou por não proceder de seus verdadeiros fabricantes, é considerado falsificado e, portanto, não apto ao consumo.
ALIMENTOS ADULTERADOS: São aqueles que tem sido privado, parcial ou totalmente, de seus elementos úteis ou característicos, porque foram ou não substituídos por outros inertes ou estranhos. Também a adição de qualquer natureza, que tenha por objetivo dissimular ou ocultar alterações, deficiências de qualidade da matéria-prima ou defeitos na elaboração, que venham a constituir adulteração do alimento. A adulteração pode ser por acréscimo de substâncias estranhas ao alimento (por exemplo água no leite ou vísceras em conservas de carnes, amido no doce de leite, melado no mel), por retirada de princípios ativos ou partes do alimento (retirada da nata do leite ou cafeína do café) ou por ambas as simultaneamente.
7.Um analista precisa preparar a amostra de laboratório para a análise de umidade em café torrado e moído, verificou que o lote total deste produto contém 548 latas. Qual a quantidade que o analista deve recolher para a amostra de laboratório ser representativa?
Uma amostra representativa corresponde a 10 a 20% do numero total de latas. Logo, o analista devera recolher entre 55 e 110 latas.
8.Quais os fatores o analista deve levar em consideração na escolha do método analítico a ser realizado na determinação de algum componente do alimento?
A escolha do método vai depender do produto a ser analisado dependera de uma série de fatores. Quantidade relativa do componente. Recursos disponíveis. Exatidão. Composição química do componente. 
9.Um analista precisa preparar a amostra de laboratório para a análise de umidade em leite em pó, verificou que o lote total deste produto contém 280 latas. Qual a quantidade que o analista deve recolher para a amostra de laboratório ser representativa?
Umidade 4% nos leites em pó em cada unidade.
10.Indique os fatores importantes para a realização da amostragem.
Finalidade da inspeção, natureza do material em teste, natureza do lote, natureza dos procedimentos de teste.
11.De acordo com as normas de segurança, quais as ações levadas em consideração antes de utilizar o laboratório?
Boas práticas de laboratório com o uso adequado de proteção individual para que não ocorra acidentes. Manutenção da ordem e limpeza do local de trabalho.
Nunca trabalhar sozinho no laboratório ou fora do horário de expediente, fins de semana e feriados em atividades de elevados riscos. Verificação do estado de conservação dos equipamentos e materiais de trabalho, antes de iniciar suas atividades. Nunca pipetar com a boca, usar peras de sucção (pipetadores por três vias) ou outro dispositivo. Manter postura profissional, evitando brincadeiras e distrações durante o trabalho. Nunca ingerir alimentos, beber ou fumar dentro do ambiente do laboratório. Transporte de produtos químicos em recipientes fechados e com alça de transporte manual, e carrinhos de transporte adequados.
Armazenar os produtos químicos de acordo com a classe de risco e normas de segurança. Manutenção preventiva e periódica dos equipamentos. Desligar equipamentos elétricos, tomadas e torneiras ao final do trabalho. Operar equipamentos elétricos somente em perfeitas condições de uso.
12.A precisão das metodologias de laboratório é determinada pela variação entre vários resultados obtidos, podendo ser definida de três maneiras, dependendo das fontes de variabilidade. Indique que maneiras são essas e descreva cada uma delas.
Replicabilidade: mais de uma analise para saber se é correto.
Repetibilidade: repetir em outro momento.
Reprodutibilidade: realizado em outro momento em outras condições, teste de precisão e confiabilidade. 
13.Qual a massa do soluto necessária para preparar 250 ml de uma solução aquosa de Citrato de potássio a 1,4 %?
250ml: 0,25L 0,25L ------------100
 X 1,4= 0,0035
14.Diferencie os métodos convencionais de análises dos métodos instrumentais de análises.
Convencionais: utiliza-se vidrarias e reagentes para detectar os compostos.
Instrumentais: utiliza instrumentos. 
15.Qual o procedimento para diluir uma solução estoque de 0,4M de Carbonato de Cálcio, para uma concentração de 0,1M contendo 100ml?
C1 x V1: C2 x V2 
0,4 x V1: 0,1 x 100
0,4 x V1: 10/0,4 = 25ml 
16.Quais são as etapas de preparação de amostra de laboratório para os seguintes tipos de alimentos:
Alimentos líquidos: misturar bem o liquido no recipiente por agitação, por inversão e por repetida troca de recipientes. Retirar porções de liquido de diferentes partes do recipiente, do fundo, do meio, misturando as porções no final.
Alimentos semissólidos: as amostras devem ser raladas e depois pode ser utilizado o quarteamento, como no caso de amostra em pó ou granuladas. 
Frutas: As frutas grandes devem ser cortadas ao meio, no sentido longitudinal e transversal, de modo a repartir em quatro partes. Duas partes opostas devem ser descartadas e as outras duas devem ser juntadas e homogeneizadas em liquidificador. As frutas pequenas podem ser simplesmente homogeneizadas inteiras no liquidificador.