Buscar

ATIVIDADE BNCC 1 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Stephanie Santos Gavião Coutinho
	RGM: 22660119
	Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
	Data:24/03/2021
	Curso: Pedagogia 
	Disciplina: Estágio curricular supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental
ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 45 linhas).
Digite aqui o seu texto:
A utilização de Libras e de outras línguas, como inglês, também pode ser bastante estimulado pela escola, uma vez que na sociedade atual, não só a Língua Portuguesa é necessária para a Comunicação.  O estímulo a apresentação de outras linguagens e cultura auxiliará os alunos a entenderem como vivemos em um mundo globalizado, nas quais as fronteiras físicas podem ser ultrapassadas pelas diferentes formas de interação da sociedade atual. 
A competência da comunicação engloba a utilização das linguagens, mas ela pode ser explorada em outros contextos. O aluno deve se sentir confortável em se comunicar, estabelecendo seus sentimentos e opiniões, considerando a sala de aula um ambiente seguro para tal. Além disso, a escola deve promover o debate, de modo saudável e construtivo, para que os alunos aprendam a argumentar de maneira fundamentada, informada, sem uso de violência. A Comunicação pode e deve ser estimulada pela escola, por meio de diferentes linguagens e foco no desenvolvimento do aluno, promovendo um ambiente seguro para que esse se expresse. 
A competência abrange a capacidade de escuta e diálogo para promover entendimento mútuo. Por isso necessita estar em Ciências Humanas também. Ao abordar os grandes conflitos históricos, por exemplo, o professor pode debater com os estudantes o quanto esses fatos estão relacionados com problemas de comunicação, da incapacidade de interagir e compreender o outro. Mas, para além das discussões em aula, crianças e jovens necessitam exercer essa capacidade no cotidiano. Por isso, a promoção da escuta e do diálogo deve estar entre os princípios que regem a prática da escola. 
Ao longo das últimas décadas, as tecnologias digitais da informação e comunicação, também conhecidas por TDICs, têm alterado nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e de aprender. Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes como meio para promover aprendizagens mais significativas, com o objetivo de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. 
As razões pelas quais as tecnologias e recursos digitais devem, cada vez mais, estar presentes no cotidiano das escolas, no entanto, não se esgotam aí. É necessário promover a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital.  
É necessário incorporar as TDICs nas práticas pedagógicas e no currículo como objeto de aprendizagem requer atenção especial e não pode mais ser um fator negligenciado pelas escolas. É preciso repensar os projetos pedagógicos com o olhar de utilização das tecnologias e recursos digitais tanto como meio, ou seja, como apoio e suporte à implementação de metodologias ativas e à promoção de aprendizagens significativas, quanto como um fim, promovendo a democratização ao acesso e incluindo os estudantes no mundo digital. Para isso, é preciso fundamentalmente revisitar a proposta pedagógica da escola e investir na formação continuada de professores. 
Além do uso das tecnologias para apoio à prática do ensino, como apresentações digitais, mostras de vídeos etc., e para o desenvolvimento de pesquisas, alguns relatos propõem o uso das TDICs para promover a criação de conteúdos digitais. Uma possibilidade para isso é o uso de softwares para a elaboração de histórias em quadrinhos (HQs). Outra possibilidade está na criação de conteúdos midiáticos ou multimidiáticos. Com o uso de ferramentas simples e acessíveis, os alunos podem criar áudios e vídeos para compartilhar as aprendizagens de uma aula ou sequência didática.

Outros materiais