Buscar

Template - ATIVIDADE BNCC 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome Completo: Vanessa do Carmo santos
	RGM:21422281
	Instituição: Unifram
	Data:29/03/2021
	Curso: Ciências Biológicas
	Disciplina: Estagio Curricular Sup em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4
Atenção: Consulte o arquivo de orientações para ler a proposta desta atividade (mínimo 45 linhas).
A utilização de diferentes línguas oral, visual motora, libra, escrita, corporal e digital, para se expressar e partilhar informação devem ser estimulado pelas escolas, pois na sociedade atual e moderna, sabe-se que não só a língua portuguesa que é necessária para a comunicação. A apresentação de outras linguagens e cultura auxiliará os alunos a entenderem como vivemos em um mundo globalizado, nas quais as fronteiras físicas podem ser ultrapassadas pela interação tecnológica. A comunicação faz parte da natureza humana. Em todos os aspectos da vida a utilizamos em suas mais variadas formas. Falar, escrever, dançar, desenhar, pintar, gesticular, cantar… tudo isso é comunicação. Com as ferramentas certas, ela pode ser uma poderosa forma de desenvolvimento pessoal. 
A competência abrange a importância do diálogo para promover entendimento mútuo. Ao abordar um tema, por exemplo, o professor pode debater com os alunos o quanto esses fatos estão relacionados com problemas de comunicação, da incapacidade de interagir e compreender o outro. Por isso, a promoção da escuta e do diálogo deve estar entre os princípios que regem a prática da escola.
Com o passar do tempo às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs), têm alterado e melhorado as formas de trabalhar, de comunicar, relacionar e aprender. Na educação, as TDICs têm sido incorporadas às práticas docentes promovendo a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais e oportunizando a inclusão digital. É necessário incorporar as TDICs nas práticas pedagógicas e no currículo como objeto de aprendizagem, assim os professores podem e devem usa-lo como apoio e suporte na implementação de metodologias de ensino, como apresentações digitais, mostras de vídeos, e para o desenvolvimento de pesquisas. E com o uso de ferramentas simples e acessíveis, os alunos podem criar áudios e vídeos para compartilhar as aprendizagens de uma aula ou sequência didática aprimorando o processo de ensino-aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. 
O professor não precisa saber tudo sobre tecnologia, mas ele precisa se adaptar a realidade em que os alunos se encontram para obter os resultados desejados em sala de aula. A tecnologia facilita a transmissão da informação, mas o papel do professor continua sendo fundamental na escolha e na utilização do meio. Por isso, é importante buscar uma transformação cultural que envolva o treinamento de professores e o engajamento de alunos. O professor deve fazer uso de ferramentas que tornarão suas aulas mais atraentes e dinâmicas, o que resultará em maior interesse nos conteúdos curriculares e extracurriculares por parte dos estudantes, mas sabemos que a realidades de muitos educadores é outra, com a pandemia pode-se perceber esse fato, com as aulas oline muitos educadores estão ficando fora do mercado de trabalho, pois não conseguiram adaptar com essa nova realidade, nem todos tem habilidades com tecnologia, o que reforça a necessidade de investimento tecnológico na formação de professores.

Outros materiais