Buscar

Evolução dos Direitos da Infância no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No Brasil a concepção de infância tomou novos rumos a partir do século XX, onde se percebeu as necessidades específicas e peculiares para a sobrevivência da infância e juventude. Dando início às discussões em prol dos direitos das crianças, nos quais sindicalistas e a sociedade civil buscam efetivar ações de assistência e proteção à infância, como leis trabalhistas, pediatras e higienistas que desenvolviam trabalhos voltados para a saúde e bem-estar das crianças. Dois marcos importantes do século XX foram : ECA - Estatuto Da Criança E Do Adolescente – 1990 : Garantia os direitos das crianças e adolescentes. Constituição de 1988 : Inserir os Direitos Internacionais da Criança.
Com a implementação dessas e outras Leis, é que o Estado assume suas responsabilidades sobre a assistência de crianças e adolescentes, tornando-se sujeitos de Direitos.
A preocupação com a educação pedagógica e a inserção das crianças na sociedade são ideias e inquietações do fim do século XIX e início do século XX. Antes deste período, a única diferença entre o adulto e a criança era o tamanho, a estatura, pois assim que apresentavam certa independência física, já eram inseridas no trabalho, juntamente com os adultos.

Continue navegando