Buscar

Recomendação de leitura e reflexões: Quem mexeu no meu queijo?

Prévia do material em texto

Recomendação de leitura e reflexões: “Quem mexeu no meu queijo?”
La estava eu, em meados de dezembro de 2019 após longos 5 anos, concluindo meu curso de Psicologia. Ansiosa para a chegada de 2020, onde finalmente eu iria conseguir um trabalho e da continuidade a minha carreira. Agora, 1ano e 4 meses depois, e uma pandemia, continuo esperando o meu tão sonhado emprego, que infelizmente (ainda) não veio. Isso me deixou mal por diversas vezes, mas, eu tinha que continua me preparando, e, ao longo desses meses tenho estudado bastante. Hoje decidindo qual livro leria, me deparei com o título, “Quem mexeu no meu queijo?”, decidi ler. 
“O que você faria se não tivesse medo?”, sem dúvidas a frase que mais mexeu comigo o livro todo, a leitura é leve e extremamente reflexiva, você pode adapta-la para qualquer área de sua vida, desde amorosa, espiritual, trabalho, autoconhecimento. Eu refleti sobre tudo confesso (muito tempo livre rsrs) mas, me ative a tão inquietadora zona de conforto. 
 Mesmo quando nossa zona de conforto é ruim, tendemos a permanecer nela por ser um lugar familiar. Preferimos por muitas vezes o falso “conforto” que nosso desconforto conhecido nos proporciona, do que nos movermos em um desconforto novo, porém, que nos trará de fato um conforto. E assim, permaneci a maioria desses dias, imersa na minha zona de conforto, agarrada aos meus medos, e crenças limitantes, me lamentando por tudo que deu errado, focando apenas no que poderia continuar dando errado, e deixando de lado tudo o que poderia dá certo. 
Ao fim da leitura vários insights sugiram, e como diz no livro “antes tarde do que nunca”. Ao me deparar de forma consciente que, mudanças acontecem você esperando ou não, e diante disso planos precisam ser mudados, optei por mudar minhas crenças e questionar meus medos de forma consciente. 
Eu compreendo que tal feito não é fácil, cada um tem enfrentado a situação atual com suas próprias dificuldades e crenças diferentes. Não é um período fácil, eu não conseguir (ainda) meu trabalho, talvez você, tenha sido demitido, esteja com muitas dividas, ainda não passou na faculdade dos sonhos, problemas familiares, e tudo isso leve você, à está imerso em seus próprios medos, e cada vez mais, se escondendo em seu falso conforto desconfortável, por medo. Não que o medo seja algo completamente ruim, ele tem sim sua importância, é um mecanismo de defesa necessário que te ajuda a evita riscos reais, porém, você não pode deixar que ele te paralise e te impossibilite de realizar mudanças, quando estas se mostrarem necessárias. 
Está consciente de suas verdadeiras escolhas é mais seguro que se isolar em sua zona de conforto. Aqui estou eu, saindo da minha zona de conforto, abrindo mão do meu antigo queijo, exercitando a escrita e descobrindo o conforto no desconforto. Buscando o meu novo queijo, e você, o que tem feito para achar o seu novo queijo?
REFERENCIAS 
SPENCER, Johnson, Quem Mexeu No Meu Queijo? 1ª ed. Tradução de Maria Clara de Biase. 4ª tiragem, Rio de Janeiro: Record, 2000.

Continue navegando

Outros materiais