Buscar

PROVA TEC RECURSOS EDUCA DIG NO ENS

Prévia do material em texto

1.
	Ref.: 620812
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Qual o grande desafio do professor do século XXI, se levarmos em conta que sempre houve tecnologia na sala de aula?
		
	
	Utilizar o mesmo modelo de tecnologia adotado por anos na realidade atual dos alunos.
	
	Manter a harmonia e a ordem do ambiente de sala de aula, sem utilizar tantos aparelhos eletrônicos ¿ mesmo que didaticamente.
	
	Adaptar as novas tecnologias ao modelo de ensino tradicional, utilizando os recursos tecnológicos atuais ¿ desde que não alterem aqueles usados por anos.
	
	Unir o modelo tradicional de tecnologia, as novas tecnologias.
	 
	Adaptar a educação às novas tecnologias da informação, reformulando o modelo de ensino estabelecido e priorizado por anos.
	Respondido em 08/11/2020 14:04:53
	
	
	 2.
	Ref.: 621001
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Sobre a comunicação massiva e as técnicas de comunicação convergentes, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Tanto a comunicação massiva quanto as técnicas de comunicação convergentes atingem, de uma só vez, diversas pessoas com o mesmo conteúdo.
	
	A comunicação massiva é aquela que, de maneira eletrônica, atinge diversos grupos de uma só vez.
	
	As técnicas de comunicação convergentes são aquelas que, de maneira analógica, oferecem conteúdo personalizado.
	 
	A comunicação massiva é aquela que, de maneira analógica, atinge diversos grupos de uma só vez.
	
	As técnicas de comunicação convergentes atingem um público específico, oferecendo-lhes o mesmo conteúdo.
	Respondido em 08/11/2020 17:26:52
	
	
	 3.
	Ref.: 662282
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Quando os recursos tecnológicos das instituições de ensino não atenderem as exigências das novas gerações envolvendo a cibercultura, a educação estará caminhando para fora da história e assim, produzindo:
		
	
	Mudanças para o campo educacional.
	 
	A exclusão social e digital.
	
	Nova lógica comunicacional.
	
	Lógica comunicacional de cibercultura.
	
	A utilização de uma nova mídia.
	Respondido em 08/11/2020 14:10:00
	
	
	 4.
	Ref.: 620864
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Hoje, o uso das TICs dita regras às relações do mercado econômico global através de seu ritmo ágil de funcionamento, impondo produtividade, qualidade e competitividade, o que redefine o perfil de competências dos indivíduos e os modos como as organizações e a sociedade atingirão suas metas¿. Indique se é natural que o perfil do profissional exigido pelas empresas seja alterado:
		
	 
	Sim, com certa periodicidade, sem o exagero apresentado na charge, tendo em vista que as TICs fazem com que o padrão de competências se modifique constantemente, visando à competitividade no mercado.
	
	Sim, diariamente, pois, para manter uma empresa competitiva no mercado, modificações constantes são necessárias ¿ sejam elas quais forem.
	
	Não, pois essa deve ser uma orientação fixa, jamais modificada.
	
	Não com tanta frequência, pois os funcionários que ali já trabalham podem não saber mais qual é sua função dentro do ambiente empresarial e deixar de se enquadrar no padrão requerido.
	
	Sim, pois essa é uma determinação dos sindicatos trabalhistas.
	Respondido em 08/11/2020 14:21:26
	
	
	 5.
	Ref.: 662262
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Os softwares educativos podem ser vistos como instrumentos de apoio à educação, mas seu emprego no ambiente escolar deve ser cuidadoso como nos alerta Oliveira, Menezes e Moreira (1986):
		
	
	Seu uso só pode se efetivar após a efetivação da qualidade do produto.
	
	Não existem normas que regulamentem a qualidade de um software.
	 
	Todo software educativo reflete, necessariamente, uma concepção de ensino e aprendizagem resultante de uma visão filosófica da relação sujeito-objeto.
	
	Muitas de suas características não dão ao produto a capacidade de satisfazer necessidades explícitas e implícitas.
	
	Encontramos muitos softwares que não guardam coerência com o projeto político-pedagógico da instituição de ensino.
	Respondido em 08/11/2020 17:37:33
	
	
	 6.
	Ref.: 1001542
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Os softwares educacionais podem colaborar com as práticas de ensino e de aprendizagem favorecendo entre outros aspectos:
		
	
	a exclusão dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
	
	a manutenção dos computadores.
	
	o controle do comportamento dos alunos.
	 
	o bom relacionamento entre alunos e professores.
	
	a manutenção de paradigmas culturais.
	Respondido em 08/11/2020 14:10:26
	
	
	 7.
	Ref.: 620867
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	"O Parecer CNE/CEB nº 16/99, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, complementa o que a Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - rege a respeito do ensino profissionalizante. Infelizmente, o Parecer aponta que a educação para o trabalho não tem sido colocada na pauta das conversas tanto da sociedade brasileira quanto do mundo inteiro. O entendimento da educação profissional no que diz respeito ao direito à educação e ao trabalho foca, especificamente, na formação de mão de obra, reproduzindo a educação bancária tão condenada por Paulo Freire. Trata-se de um modelo que reproduz opressores e oprimidos ¿ a maioria da população ¿, e que acredita que a Educação Superior está desvinculada da profissional". Diante deste trecho, é CORRETO afirmar que:
		
	
	A abordagem apresentada no Parecer CNE/CEB nº 16/99 é adequada, pois cabe à educação somente formar mão de obra.
	
	A formação profissional voltada para a mão de obra é uma das vertentes educacionais oferecidas, exclusivamente, para as classes menos favorecidas, que somente podem ocupar cargos operacionais.
	
	A educação bancária ¿ voltada apenas para a mão de obra ¿ não é mais o suficiente para o mercado de trabalho. No entanto, não é papel da escola resolver tal situação.
	 
	A formação profissional voltada apenas para a execução de determinado conjunto de tarefas já não é mais aceitável. Agora, a educação profissionalizante necessita promover a valorização da cultura e do trabalho, bem como a tomada de decisões, a autonomia e a disciplina.
	
	A formação voltada para a educação profissional limita o papel da universidade, concebendo-a apenas como uma agência de adestramento, em que o domínio de técnicas ganharia primazia sobre as atividades direcionadas para a instrução integral do aluno.
	Respondido em 08/11/2020 14:10:27
	
	
	 8.
	Ref.: 611877
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Atualmente, mesmo com todo o desenvolvimento da tecnologia, muitas instituições e docentes ainda se mostram resistentes ao uso das ferramentas tecnológicas em sala de aula. Apesar dessa resistência, as tecnologias estão invadindo os espaços escolares e universitários. Podemos identificar essa invasão através:
		
	
	Tecnologia que não sofre alteração, se desenvolvendo de acordo a sociedade e seu ritmo.
	
	Alunos sentados em fileiras, seguindo uma hierarquia rígida e tendo o professor como uma fonte única de saber.
	
	Uso do mecanismo da escrita cifrada como a tecnologia mais avançada da educação.
	
	Organização da estrutura de sala de aula voltada para os parâmetros da era industrial.
	 
	Uso dos smartphones que registram em segundos, através de fotografias, o conteúdo do quadro que tomava longo tempo da aula para ser copiado.
	Respondido em 08/11/2020 14:25:03
	
	
	 9.
	Ref.: 611885
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Já sabemos que a cibercultura representa modos de vida marcados pelas tecnologias informatizadas, que tratam da comunicação e da informação via internet. Ela possui uma lógica comunicacional e pressupõe, marque a resposta certa:
		
	 
	Interatividade, virtualidade, tempo real e multidirecionalidade.
	
	Trabalho pedagógico, corpo docente e comunidades interna e externa.
	
	Autoconfiança, comunicação, autoestima e trabalho coletivo.
	
	Novas possibilidades de interação e controle.
	
	Diversidade, abrangência e a rapidez de acesso às informações.
	Respondido em 08/11/2020 14:26:46
	
	
	 10.
	Ref.: 662314
	Pontos: 0,60/ 0,60
	
	Além do saber técnico específico e da mediação da construção dos conhecimentos em sala de aula, o professor precisa cumprir algumas características, dentre elas podemos citar a de ser Vanguardista, essa característica significa:
		
	
	O professor precisa criar estratégias de autoavaliação e avaliação dos alunos, sistemáticas e coerentes com os objetivos de aprendizagem, tendo como meta observar e reorientar o trabalho, sempre que necessário.
	
	O professor precisa dominar os conteúdos, as diretrizes curriculares das disciplinas e conhecer as didáticas de cada uma delas, bem como o sistema educacional e as políticas vigentes.
	 
	O professor não deve temer as novas tecnologias. Ao contrário, ele precisa querer conhecê-las e adequá-las a seu trabalho, sempre que possível, e com planejamento.
	
	O professor tem de ampliar seu conhecimento teórico e das práticas pedagógicas, frequentando os bancos das universidades, cursos de extensão, Pós-graduação e Mestrado.
	
	O professor deve estabelecer uma relação de cumplicidade com os colegas docentes, trabalhando em equipe para trocar experiências, compartilhar limites e ampliar o conhecimento.
	Respondido em 08/11/2020 14:12:17

Continue navegando