Buscar

4 -ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	SDE0638_A4_201902152077_V1
	
	
	
	
		Aluno: KÁLINKA CAROLINE GODOY GRISANG
	Matr.: 201902152077
	Disc.: ACUM. CAP. QUEST.SOC 
	2021.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Nos primeiros grupos humanos o trabalho e as relações sociais eram condicionadas pelo parentesco e costumes comuns, toda produção material e o lugar da aldeia eram de pertencimento comum, ou seja, havia a posse coletiva. Qual elemento foi fundamental para o aparecimento das primeiras cidades e para o desenvolvimento da complexa divisão social do trabalho (divisão de classes).
	
	
	
	O trabalho livre;
	
	
	A propriedade coletiva dos meios de produção
	
	
	O surgimento da manufatura;
	
	
	A distribuição coletivas dos bens produzidos;
	
	
	A propriedade privada dos excedentes econômicos;
	
Explicação:
Pode ser afirmado que o segredo da produção capitalista encontra-se no fato do capitalista pagar ao trabalhador o equivalente ao valor de troca da sua força de trabalho e não o valor criado por ela na sua utilização e este último é maior que o primeiro.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Leia as afirmativas abaixo e verifique as que estão corretas: 1. O trabalho, enquanto criador de riqueza, pertence ao trabalhador e apenas como esforço individual pertence ao capital, ou capitalista. 2. A transformação do dinheiro em capital se decompõem em três processos, são eles: compra e venda dos meios de produção e da força de trabalho; consumo produtivo da capacidade de trabalho e organização financeira por parte do capitalista 3. Pelo capital o homem se comunica com a sociedade na qual está inserido. Marque a alternativa correta:
	
	
	
	Todas estão erradas
	
	
	Está correta a afirmativa 1
	
	
	Está correta a afirmativa 2
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Está correta a afirmativa 3
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O trabalho tem como resultado a produção de bens e serviços e circulação dos mesmos. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	
	A evolução no processo de produção e o restabelecimento do comércio levaram o sistema feudal à decadência.
	
	
	As atividades relacionadas às artes e à atividade intelectual podem ser consideradas trabalho, pois produzem riqueza material.
	
	
	O resultado de uma sociedade de consumo e produtiva.
	
	
	No modo de produção asiático, os camponeses, servos, trabalhadores e escravos entregavam a sua produção ao Estado, porém o excedente da produção era dividido desigualmente por toda a população.
	
	
	Karl Marx entende que, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não exercer controle sobre a produção e não conseguir se apropriar do resultado de seu trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Marx destaca que ao comprar a mercadoria ¿força de trabalho¿ o capitalista passa a utiliza por mais tempo do que precisa para a manutenção do trabalhador. Este excedente é denominado como:
	
	
	
	Mais-valia relativa.
	
	
	Capital.
	
	
	Forças produtivas.
	
	
	Mais-valia absoluta.
	
	
	Meio de produção.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		No que tange a lógica do modo de produção capitalista na contemporaneidade, numere a coluna da direita com base na informação da coluna da esquerda. 1. O capital é incapaz de realizar sua autovalorização 2. O capital pode diminuir o trabalho vivo 3. O capital utiliza a força humana de trabalho 4. O capital não permite que o produto do trabalho concreto sirva para a satisfação das necessidades de todos os trabalhadores 5. O capital valoriza o trabalhador flexível ( ) porque isto não arrisca sua produtividade. ( ) porque precisa utilizar-se do trabalho humano. ( ) porque sua essência consiste na exploração da mais valia. ( ) porque é parcela imprescindível para a reprodução desse mesmo capital. ( ) porque responde melhor às características de produção da atualidade. Assinale a alternativa que numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
	
	
	
	2 ¿ 5 ¿ 1 ¿ 4 ¿ 3.
	
	
	5 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 2 ¿ 1.
	
	
	1 ¿ 2 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 5.
	
	
	3 ¿ 1 ¿ 2 ¿ 4 ¿ 5.
	
	
	2 ¿ 1 ¿ 4 ¿ 3 ¿ 5.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. ¿A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos¿ (MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, 10ª Edição, p.09 e 11 ¿ Coleção Leitura). I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos. IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. Estão corretas:
	
	
	
	III, IV, V
	
	
	I, II, V
	
	
	I, II, III
	
	
	II, IV, V
	
	
	I, IV, V
	
	
	
	 
		
	
		7.
		"No sistema capitalista... todos os meios para desenvolver a produção se convertem em meios para dominar e explorar o produtor, mutilam o operário reduzindo-o a um homem parcial, degradam-no a uma insignificante peça de máquina; aniquilam, com o tormento do seu trabalho, o conteúdo do próprio trabalho; deformam as condições nas quais ele trabalha... transformam o período de sua vida em tempo de trabalho... sob o rolo compressor do capital" (Marx, Il Capital Vol I, p. 706). Com base nesta citação assinale o que for correto:
	
	
	
	No modo de produção asiático, os escravos e os camponeses entregavam a sua produção ao Estado, porém o excedente da produção era dividido igualmente por toda a população.
	
	
	Na produção capitalista contemporânea, a ciência e a tecnologia tornaram-se forças produtivas e agentes de acumulação do capital.
	
	
	A partir das mudanças ocorridas em seu processo de produção, o sistema feudal entrou em declínio, assim, os países europeus predominantemente agrários lentamente se transformaram em urbano-industriais.
	
	
	As atividades relacionadas às artes e à atividade intelectual não podem ser consideradas trabalho,pois não produzem riqueza material.
	
	
	Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não se apropriarem dos resultados do seu trabalho nem controlarem o processo produtivo.8.
		O crescimento social da burguesia levou a lógica econômica substituir o valor de troca das mercadorias, passando a pensar em sua atividade como geradora de lucros e acúmulo de capitais iniciando uma nova forma de relações sociais, econômica e política. Essa é a marca da acumulação de capitais. Para tanto foi criado um processo circular, no qual o capital é acumulado e gera um volume de lucros, que são reinvestidos para aumentar a acumulação e na forma como a sociedade se organiza para produzir os bens necessários à vida humana. No entanto, para que esse processo ocorra é necessário que se desenvolva o trabalho:
	
	
	
	livre
	
	
	escravo
	
	
	cooperado
	
	
	explorado
	
	
	associado

Mais conteúdos dessa disciplina