Buscar

PIM II - 2 SEMESTRE_2019_11_19 (1)

Prévia do material em texto

14
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
CAMPUS JUNDIAÍ - SP
PIM II
Projeto Integrado Multidisciplinar II
 NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO: RA: 
 Amanda Naiara dos Santos F0168A-7
 Arieli Ap. Pedroso de Souza F03IHI-0
 Itanielly Naizza Macedo dos Santos F05FEE-7
 Samantha Gonçalves Moreira de Jesus N483AJ-2
 Sara Heloisa Avelino Oliveira F056DE-2
RECURSOS ESTÉTICOS – MASSAGEM RELAXANTE
	
Jundiaí-SP
DEZEMBRO/2019
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
CAMPUS JUNDIAÍ - SP
 NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO RA:
 Amanda Naiara dos Santos F0168A-7
 Arieli Ap. Pedroso de Souza F03IHI-0
 Itanielly Naizza Macedo dos Santos F05FEE-7
 Samantha Gonçalves Moreira de Jesus N483AJ-2
 Sara Heloisa Avelino Oliveira F056DE-2
RECURSOS ESTÉTICOS – MASSAGEM RELAXANTE
	
Trabalho apresentado como requisito para o Curso de Tecnologia em Estética e Cosmética. Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM II). 
Orientadora: Profa. Dra. Sabrina A. Marques
Co-orientadora: Profa. Dra. Veronica C G Soares 
Jundiaí-SP
DEZEMBRO/2019
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	3
1.1	Técnicas em Estética Manual – Complementares e Holísticas	4
1.2	Descrição da técnica	4
1.3	Indicação terapêutica/estética do recurso	5
1.4	Importância do recurso e seus benefícios	6
1.5	Contra Indicações	6
1.6	Custo médio do tratamento na cidade	6
2.	OBJETIVO	6
3.	MATERIAIS E MÉTODOS	6
4.	RESULTADOS E DISCUSSÃO	7
6.	CONCLUSÃO	11
REFERÊNCIAS	12
ANEXO A – RESUMO	13
	
	
1. INTRODUÇÃO
 A prática da massagem originou-se na China antiga desde 1800 a.C. Os egípcios antigos, budistas, persas e japoneses a utilizavam no tratamento de várias lesões e doenças. Tem sido mencionada na literatura desde tempos remotos, sendo a referência mais antiga a que aparece no Nei Chang, um texto médico chinês escrito num período anterior a 1500 a.C. (FRITZ, 2002; CASSAR, 2001).
 Segundo Wood e Becker (1984) A massagem é uma das formas mais antigas de tratamento de doenças humanas. Produzindo efeitos terapêuticos extremamente positivos em vários sistemas do corpo, bem como nos tecidos nervosos e musculares. Tendo diversos benefícios comprovados, principalmente na geração atual com o avanço das tecnologias e o acesso direto à muitas coisas, tudo tem se tornado mais prático e na maioria das vezes mais confortável, porém a vida agitada também vem gerando mais estresse, que afeta diretamente algumas áreas da saúde do indivíduo quando não devidamente tratado.
De acordo com Wood e Domenico (1998) A massagem é mencionada como uma forma de tratamento nos registros médicos mais antigos e seu uso persistiu durante toda a história escrita. Textos de médicos, filósofos, poetas e historiadores mostram que alguma forma de fricção ou de unção era utilizada desde a mais remota antiguidade nas culturas em todo mundo. A história da massagem é extensa e complexa. Apesar de existir pouca evidência de que a massagem era praticada como uma arte curativa nos tempos pré-históricos, parece muito provável que isto ocorresse. Existe certa qualidade instintiva para o uso das mãos num movimento de fricção e compressão, que é tanto calmante como confortante.
 Por sua eficácia, a massagem garantiu uma firme posição entre outras terapias complementares, sendo tanto uma arte quanto uma ciência, sua evolução continuará enquanto continuar sendo explorada e pesquisada por estudantes e profissionais. (FACHINI, 2006). 
Ainda segundo Wood e Domenico (1998) embora a massagem como tratamento específico não seja muito utilizada na moderna prática de reabilitação, muitas de suas técnicas são extremamente úteis como parte de um plano terapêutico geral para muitos distúrbios. A experiência ao longo de muitos anos sugere enfaticamente que um estudo significativo da massagem em tecido mole é um dos melhores meios de desenvolvimento da sensibilidade e competência no uso das mãos. Sendo assim, a prática significativa na massagem nos tecidos moles deve ser considerada como uma parte fundamental na preparação de diversas modalidades de profissionais da saúde. 
 
1.1 Técnicas em Estética Manual – Complementares e Holísticas
 A massagem relaxante é uma técnica terapêutica para tratar o estresse, provendo o relaxamento físico, emocional e mental, aliviando tensões e dores musculares. (MILLER, 2017; HESS, 2017).
Tesser (2010) afirma que nos últimos anos, muito se tem falado em terapias complementares, havendo um movimento crescente de procura e revalorização dessas práticas, saberes e técnicas nos ambientes acadêmicos e área de pesquisa científica.
 De acordo com Gimenez e Reiners (2007), sob um ponto de vista holístico, tais terapias visam e respeitam a saúde considerando-a nas suas diferentes dimensões de mente, corpo e espírito, mantendo a atenção na prevenção, tratamento ou cura. Cresce a cada dia o número de pessoas insatisfeitas com sua imagem, e a busca por tratamentos estéticos tornou-se fator condicionante para manutenção da saúde e bem- estar social.
O efeito relaxante da massagem é muito significativo, já que ajuda a diminuir a intensidade da tensão, irritabilidade, depressão e crises de choro. Entretanto, em alguns casos de TPM, todo o corpo pode estar tão tenso e sensível que o contato físico torna-se muito difícil. Exceto, por isso, o tratamento pode ser feito, desde que seja confortável para a paciente. (CASSAR, 2001).
 
1.2 Descrição da técnica
A massagem terapêutica pode ser definida como o uso de diversas técnicas manuais que objetivam promover o alivio do estresse ocasionando relaxamento, mobilizar estruturas variadas, aliviar a dor e diminuir o edema, prevenir deformidades e promover a independência funcional em um indivíduo que tenha problema de saúde especifico. (GUIRRO, E.; GUIRRO, G., 2007).
Técnica aplicada na a massagem relaxante por meio de movimentos suaves e firmes como, Deslizamento Superficial, Deslizamento Profundo, Amassamento, Fricção e Vibração por todo o corpo, proporcionando relaxamento da musculatura e aliviando as tensões e stress. A massagem relaxante é aplicada com óleos ou cremes associados à aromaterapia, trazendo um efetivo bem-estar e sensação de conforto e tranquilidade. (GUIRRO, E.; GUIRRO, G., 2007).
1.3 Indicação terapêutica/estética do recurso
Segundo Wood e Domenico (1998) A massagem é indicada para o relaxamento físico, o alívio da ansiedade e da tensão, a estimulação da atividade física, alívio da dor, sensação geral de bem-estar (conforto). Grande parte das pessoas pensam que os tratamentos por massagem são extremamente relaxantes, de fato alguns movimentos promovem relaxamento físico, porém esse não é o principal benefício. Na verdade, existem muitos benefícios da massagem relaxante, mas os principais são tanto os psicológicos como os fisiológicos. 
Segundo Wood e Domenico (1998) O motivo pelo qual algumas pessoas sentem dificuldade em relaxar seus membros pode ser um bloqueio de se soltar psicologicamente. A massagem relaxante aplicada de maneira correta pode contribuir nesse processo, permitindo que o paciente relaxe seus músculos e membros.
Segundo Wood e Domenico (1998) O alívio da ansiedade e da tensão por meio da massagem está ligado ao fato de promover relaxamento, que foi dito anteriormente. Uma pessoa com problemas de ansiedade dificilmente conseguirá relaxar, a medida em que a massagem for sendo executada de forma correta, reduz a tensão do paciente, ajudando a reduzir também ansiedade. Por isso a massagem relaxante é popularmente indicada também para a reduçãodo estresse do dia a dia. 
Segundo Wood e Domenico (1998) Indicada também para o alívio da dor com movimentos de compressão em pontos conhecidos como “ pontos gatilhos”. O alívio da dor obtido pela massagem é tanto psicológico como fisiológico, já dito anteriormente. Em geral a promoção de alívio do estresse, redução de dor, entre outros benefícios, causam o bem-estar, por isso é bastante estimulante ao paciente, causando uma sensação de revigoramento, tornando-se assim também muito útil no universo esportivo, ajudando em um melhor desempenho do atleta. 
Segundo Wood e Domenico (1998) A massagem relaxante por ser um meio tão significativo de bem-estar reflete o motivo de tantas buscas por esse tipo de terapia.
1.4 Importância do recurso e seus benefícios 
A massagem relaxante tem efeitos mecânicos previsíveis nos locais manipulados. A pessoa que está sendo massageada sofre alterações terapêuticos, fisiológicos e psicológicos. Esse recurso estético traz diversos benefícios ao paciente como a melhora da circulação sanguínea e linfática, metabolismo, tecido muscular, ossos, articulações, sistema nervoso, secreções pulmonares, pele e tecido adiposo. Ela também proporciona relaxamento, diminuí o estresse, alívio da dor, sensação de bem-estar, entre outros benefícios. (DOMENICO, 1998; WOOD, 1998).
1.5 Contra Indicações
Existem patologias que a massagem é contra-indicada devido ao perigo de acentuá-las ou mesmo propagá-las a outros tecidos. As contra-indicações mais comuns desse recurso estético são: tumores malignos e benignos; distúrbios circulatórios; doenças de pele; hiperestesia da pele; gravidez; processos infecciosos; febre e fratura óssea. (GUIRRO, E.; GUIRRO, G., 2007).
1.6 Custo médio do tratamento na cidade
O valor do recurso estético massagem relaxante varia de R$ 70,00 á R$ 120,00, quando perguntado a 10 estabelecimentos estético na região de Jundiaí-
2. OBJETIVO
Realizar um levantamento bibliográfico, nas principais bases científicas, dos últimos 5 anos, sobre a fisiopatologia do recurso estético massagem relaxante e apresentar um manual, fotográfico, descrevendo como o recurso manual deve ser realizado.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Este estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, dos últimos 5 anos, no qual realizou-se consulta a livros e periódicos presentes na Biblioteca da Universidade Paulista (UNIP) - campus de Jundiaí-SP e por artigos científicos selecionados através de busca no banco de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual de Saúde (Bireme), National Library of Medicine National Institutes of Health (Pubmed), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medline) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Foram usados os seguintes descritores: massagem, massagem relaxante... em português e inglês. Foi realizado o aprendizado das técnicas de massagem relaxante, durante as aulas de laboratório de estética. Após treinamento o procedimento foi efetuado em voluntários, com registros fotográficos, para produzir um manual de como realizar a técnica corretamente.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Imagem 1 – Deslizamento sobre Imagem 2- Deslizamento superficial na 
 o dorso sola dos pés com os nós
 dos dedos 
 
Fonte: das autoras. Fonte: das autoras.
 
Imagem 3 - Deslizamento suave do Imagem 4 - Amassamento transverso
tornozelo até o joelho da coxa
 
Fonte: das autoras. Fonte: das autoras
Imagem 5 – Deslizamento superficial Imagem 6 – Amassamento leve 
 Circular, no sentido horário 
 
 Fonte: das autoras Fonte: das autoras 
Imagem 7- Deslizamento suave em “S 
Os dedos indicadores e polegares,
 Colocados sobre o corpo do Imagem 8 - discreta tração suave no 
 esterno Formando um triangulo Pescoço
 
 Fonte: das autoras Fonte: das autoras 
 
Imagem 9 - Deslizamento com Imagem 10 – pinçamento dos dedos
 polegar entre os carpos 
 
 Fonte: das autoras Fonte: das autoras 
Imagem 11 – Deslizamento superficial Imagem 12 – amassamento transverso
 no braço 
 
 Fonte: das autoras Fonte: das autoras 
 
Imagem 13 - Torção em “C” Imagem 14 - Amassamento leve e
 superficial 
 	 
 Fonte: das autoras. Fonte: das autoras.
 
Imagem 15 - deslizamento superficial Imagem 16 – Deslizamento cruzado
 iniciando com triangulo feito com os na região inferior, média alta, com ênfase 
polegares e indicadores Dos polegares no trapézio 
 
Fonte: das autoras. Fonte: das autoras.
 
 Imagem 17 – Fricção na coluna vertebral Imagem 18 – Deslizamento superficial 
 Para finalizar 
 
Fonte: das autoras. Fonte: das autoras.
5. DISCUSSÃO
 
Por meio da revisão da pesquisa bibliográfica notou-se que a massagem relaxante é uma das formas mais antigas de tratamento de doenças humanas, usada tanto para fins psicológicos, como bem-estar físico. 
Não foram apresentadas dificuldades na realização das fotografias com o passo a passo das manobras, fizemos as fotos em um ambiente iluminado, que nos possibilitou mostrar exatamente cada parte do corpo em que esse recurso estético é aplicado. 
As regiões íntimas e o rosto da modelo foram cobertos com toalhas para que ela fosse preservada. Foram utilizados EPI’s (Equipamentos Individuais de Segurança), como o uso do jaleco e vestimentas adequadas. 
6. CONCLUSÃO
Conclui-se com base no que foi abordado neste trabalho, os benefícios da massagem vão muito além do relaxamento e esta é uma prática já comprovada cientificamente para prevenção de doenças, promoção da saúde e uma melhor qualidade de vida.
REFERÊNCIAS
CASSAR, M. P. Manual de massagem terapêutica. São Paulo: Manole, 2001.
FACHINI, J. Efeitos Neurofisiológicos da Massagem Terapêutica. 2009. 
Disponível em: http://www.artigonal.com/medicinaartigos. Acesso em: 8 nov. 2019
FRITZ, S. Fundamentos da massagem terapêutica. São Paulo: Manole, 2002.
 
GIMENEZ, C. S.; REINERS A. A. O. Terapias alternativas. São Paulo: Editora São Paulo, 2007.
GUIRRO, E.; GUIRRO, G. Fisioterapia dermato-funcional. 3. ed. São Paulo: Manole, 2007. 
TESSER, C. D. Medicinas complementares. São Paulo: Unesp, 2010. 
WOOD, E. C.; BECKER, P. D. Massagem de Beard. São Paulo: Manole, 1984.
WOOD, E. C.; DOMENICO, G. Técnicas de massagem de Beard. 4. ed. São Paulo: Manole, 1998. 
ANEXOA – RESUMO 
CAMPUS JUNDIAÍ - SP 
“Recursos Estéticos - Massagem Relaxante” 
AUTORES: Amanda N. dos Santos,1; Arieli Ap.Pedroso De Souza 1; 
Itanielly Naizza M. Dos Santos 1; Samantha Goncalves Moreira De 
Jesus, 1; Sara Heloisa Avelino Oliveira 1; Veronica C. G. Soares 2; 
Sabrina de A. Marques 3 
(1) = ALUNOS DO CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA 
(2) = COLABORADORA DO PROJETO (co-ordenadora) 
(3) = ORIENTADORA DO PROJETO 
Introdução: Segundo Wood e Becker (1984) A massagem é uma das formas mais antigas de tratamento de doenças humanas. Produzindo efeitos terapêuticos extremamente positivos em vários sistemas do corpo, bem como nos tecidos nervosos e musculares. Tendo diversos benefícios comprovados, principalmente na geração atual com o avanço das tecnologias e o acesso direto à muitas coisas, tudo tem se tornado mais prático e na maioria das vezes mais confortável, porém a vida agitada também vem gerando mais estresse, que afeta diretamente algumas áreas da saúde do indivíduo quando não devidamente tratado. 
Objetivos: O objetivo desta pesquisa é apresentar um levantamento bibliográfico, nas principais bases científicas, dos últimos 5 anos, sobre a fisiopatologia do recurso estético massagem relaxante e apresentar um manual, fotográfico, descrevendo como o recurso manual deve ser realizado. Materiais e Métodos: Este estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, dos últimos 5 anos, no qual realizou-se consulta a livros e periódicos, por artigos científicos como Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual de Saúde (Bireme), National Library of Medicine National Institutes of Health (Pubmed), Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (Medline) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs). Foi realizado o aprendizado das técnicas de massagem relaxante, durante as aulas de laboratório de estética. Após treinamento o procedimento foi efetuado em voluntários, com registros fotográficos, para produzir um manual de como realizar a técnica corretamente. 
Resultados: Os resultados mostram o passo a passo do recurso estético massagem relaxante, com 18 fotos fotografadas pelas autoras desse trabalho. 
Conclusões: Conclui-se com base no que foi abordado neste trabalho, os benefícios da massagem vão muito além do relaxamento e esta é uma prática já comprovada cientificamente para prevenção de doenças, promoção da saúde e uma melhor qualidade de vida. 
Palavras- chave: Estética, Massagem relaxante, Massagem. 
Referências Bibliográficas: 
CASSAR, M. P. Manual de massagem terapêutica. São Paulo: Manole, 2001. 
 
FACHINI, J. Efeitos Neurofisiológicos da Massagem Terapêutica. 2009. 
Disponível em: http://www.artigonal.com/medicinaartigos. 
Acesso em: 8 nov. 2019 
 
FRITZ, S. Fundamentos da massagem terapêutica. São Paulo: Manole, 2002. 
 
GIMENEZ, C. S.; REINERS A. A. O. Terapias alternativas. São Paulo: Editora São Paulo, 2007.
GUIRRO, E.; GUIRRO, G. Fisioterapia dermatofuncional. 3. ed. São Paulo: Manole, 2007. 
TESSER, C. D. Medicinas complementares. São Paulo: Unesp, 2010. 
 
WOOD, E. C.; BECKER, P. D. Massagem de Beard. São Paulo: Manole, 1984. 
 
WOOD, E. C.; DOMENICO, G. Técnicas de massagem de Beard. 4. ed. São Paulo: Manole, 1998.

Continue navegando